Connect with us

Maranhão

PPPs vão facilitar resolução de demandas de Imperatriz-MA

Publicado

em

Na noite de segunda-feira, 18, foi instalado o Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas, em que o prefeito Assis Ramos é o presidente. A comissão é composta pelos secretários municipais de Planejamento Urbano; Fazenda e Gestão Orçamentária; Administração; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura e o procurador geral, além do presidente da Associação Comercial, presidentes dos Sindicatos de Atacadistas e Auto Peças de Imperatriz.
Segundo o prefeito, as PPPs são muito importantes, pois Imperatriz “é uma cidade que oportuniza grandes negócios, sendo os mais diversos possíveis, e o poder público agindo sozinho dificulta a resolução das demandas municipais. As Parcerias propiciam várias modalidades de parcerias, podendo ser instaladas principalmente na saúde, educação, construção, modernização e conservação de praças, bosques, parques e demais espaços públicos”.

Para Assis, a instalação das PPPs é uma via de mão dupla, já que necessidades comunitárias podem ser supridas pelo capital de um investidor ou de grupos. “Com as parcerias, os investidores podem remunerar seu capital através de diversas formas de retorno” – ressaltou. O gestor citou o estado de Minas Gerais, que há cinco anos inaugurou a modalidade no país, e completou: “Nós, aqui em Imperatriz, ousamos em querer ser uma das primeiras cidades do Nordeste a entrar firmemente no cenário” – conclui.

Vale ressaltar, que Imperatriz é conhecida com uma das dez cidades do Brasil de menor custo de vida, e ainda necessita de infraestrutura e melhorias em vários setores para elevar a qualidade de vida da população. Com o capital privado, a cidade terá um alívio enorme referente às despesas. (Mariana Campos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Guarda Municipal participa de capacitação para maior integração para o enfrentamento do crime

Publicado

em

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) vai participar de curso de capacitação. Objetivo é maior integração com as forças de segurança para o enfrentamento do crime.

Curso com duração de dois dias, será realizado na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada na Praça União em Imperatriz. Foram definidos os dias 28 e 29 de junho para a realização do curso, de 9 às 12h e de 15 às 18h, os agentes foram divididos em dois grupos para participação. 

Esta é uma oportunidade para a GMI aprimorar os conhecimentos e assim levar mais segurança e um bom atendimento à população, através da parceria com o Instituto de Criminalística (ICRIM), núcleo de Imperatriz, que colabora nesta formação. 

O curso que é obrigatório e abordará os seguintes eixos: Isolamento e preservação de local de crime; Perícia criminal – Instituto de Criminalística; Crimes contra a pessoa; Noções básicas do Código de Processo penal; Locais de crimes; Vestígios, índice, evidência e prova; Preservação de local de crimes e Procedimento em locais de crimes. 

O comandante da corporação, delegado Josenildo José Ferreira, destacou o compromisso da gestão Assis Ramos, em capacitar ainda mais a GMI. “Essa ação demonstra o compromisso da administração municipal em capacitar ainda mais a nossa guarda, para que desenvolva um trabalho de excelência junto à população. Sempre em harmonia com os outros órgãos de segurança e cooperando para que alcance o seu objetivo que é o de trazer mais tranquilidade à sociedade”, destacou. 

Continue lendo

Maranhão

ALCÂNTARA: Município atinge 100% da população adulta imunizada contra a Covid-19

Publicado

em

Alcântara é a primeira cidade do país a atingir a totalidade da vacinação de sua população adulta contra a Covid-19. Para comemorar o alcance, evento foi realizado no município, nesta quarta-feira (16), na Praça da Matriz. Na ocasião, o governador Flávio Dino parabenizou os esforços dos profissionais da saúde e da população. O Maranhão já se destacava entre os estados com melhor desempenho no combate à Covid-19, e agora, Alcântara possui o melhor índice de vacinação do país. Foram cerca de 15 mil pessoas imunizadas com a primeira dose no município.

A marca histórica de 100% de vacinação dos adultos na cidade foi possível com reforço da iniciativa do Arraial da Vacinação, criado pelo Governo do Estado, para acelerar a imunização contra a doença. O arraial, que iniciou em Paço do Lumiar, se estende a outras cidades do Maranhão, tornando mais ágil e acessível a vacina contra a Covid-19 aos públicos prioritários. 

“A primeira dose alcançando toda a população de Alcântara. A segunda dose, tenho certeza que terá o mesmo êxito. Teremos ainda uma premiação, que será um sorteio, no Estado inteiro, para todas as pessoas se animarem a cumprir o itinerário completo da vacinação. Alcântara hoje entra para a história do combate à pandemia no Maranhão e no Brasil. É a primeira cidade brasileira que completa a primeira dose em toda a população adulta. Vamos avançar na segunda dose e também, em outras cidades do Maranhão”, frisou o governador Flávio Dino. 

O governador destacou que o Arraial da Vacinação prossegue até dia 30 de junho, para que outros municípios tenham o êxito de Alcântara. “Tivemos oferta para toda a população vacinável adulta, segundo o Plano Nacional de Imunização. E o Arraial prossegue, sempre com esse espírito de mutirão e união. O Governo do Estado apoiando a prefeitura de Alcântara, e outras prefeituras, para que alcancem idêntica conquista”, enfatizou Flávio Dino.

O secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula ressaltou que “fomos atrás de toda a população, em povoado, quilombo, para vacinar toda a população adulta e não deixar ninguém sem imunizar”. Para garantir o alcance da imunização no município, a SES destacou equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). São enfermeiros, aplicadores e digitadores que, em conjunto com os profissionais municipais, colaboraram para o avanço do processo de vacinação.

O prefeito de Alcântara, Willian Guimarães da Silva, enfatizou a sorte do município com o êxito. “Estamos em um dia de sorte. Alcântara vive um momento privilegiado, de agradecimento à Deus, à população e, principalmente, às equipes de saúde. Assim, dizemos ao Maranhão e ao Brasil que Alcântara é a primeira cidade a vencer a primeira etapa no combate à Covid-19, com 100% de vacinação”, frisou o prefeito. 

“É um orgulho e agora uma emoção, uma conquista muito grande para nós alcanterenses, que estávamos lutando todo o tempo. Eu, que sou coreira e vim de um quilombo, agradeço muito por essa vacina ter chegado e sermos o primeiro município a ter toda a população vacinada. Para aquelas pessoas que estão com medo de se vacinar, que venham, não tenham medo, pois essa é a única forma de combater este vírus”, disse a coreira do quilombo Só Assim, Élida Raquel Diniz. 

A aposentada Maria da Natividade alerta que “a vacina é necessária, pois essa doença não é brincadeira, é um perigo e precisamos vacinar, sem medo, pois é para nossa saúde, para nossa família e para que todos que amamos ao nosso redor”. 

Alcântara possui 22.112 habitantes. O município é caracterizado pela grande presença de quilombolas, um dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19. O município possui a média de 204 comunidades quilombolas, onde vivem mais de 3,3 mil famílias. 

Presentes ao evento, os secretários de Estado de Comunicação Social (Secom), Ricardo Capelli; de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry; do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Othelino Neto; do deputado estadual, Roberto Costa; e autoridades locais.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Carreata abre programação de combate ao trabalho infantil

Publicado

em

O Dia Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil em Imperatriz foi marcado por carreata realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na manhã de sábado,12. As avenidas Getúlio Vargas, Dorgival Pinheiro, Santa Tereza, entre outras ruas do centro da cidade, compuseram o percurso. Participaram do momento todos os órgãos da Rede de proteção à criança e ao adolescente como Conselho Tutelar, programas da Sedes, CMDCA e outros. Ao final, foi entregue café individual aos participantes. As atividades não se limitam apenas ao dia 12, mas seguem até o próximo dia 30 e alcançam também a zona rural da cidade.

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho no ano de 2002, para conscientizar sociedade em geral, trabalhadores, empregadores e governos de todo o mundo contra o trabalho infantil. Janaína Ramos, secretária da Sedes, faz o alerta: “Os dados de trabalho infantil são alarmantes, sabemos que a própria pandemia tem contribuído para isso. Precisamos unir forças para combater esta prática!”.

De fato, o que apontam as manchetes de vários jornais brasileiros e órgãos de apoio à infância e adolescência, é que esta exploração voltou a crescer no mundo. Informações do site da Unicef mostram que 160 milhões de crianças e adolescentes são vitimas da prática mundialmente. O mesmo site informa que, no Brasil, antes da pandemia, já havia mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes nessa situação, e até 2022 o quadro tende a piorar, potencializado com a pandemia da Covid-19.

A articuladora do Selo Unicef na Sedes, Milaelly Santos, explica que “serão realizadas neste mês, ações especiais voltadas ao combate desta prática, cujo tema deste ano é “Dignidade é dignidade, não se negocia”. Moradores da zona rural também estão incluídos no público das atividades, para que o máximo de pessoas tomem conhecimento e apoiem a causa”, disse.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze