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sexta-feira, 29 / março / 2024

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PRAIA NORTE: Andamento de implantação do porto é tema de reunião

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Na manhã desta quarta-feira, 16, na sala de reuniões da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo – Sictur, o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Ernani Siqueira, o presidente do grupo Eurolatina, Klauss Weyand, juntamente com demais autoridades e empresários, reuniram-se para apresentar as condições em que se encontram o projeto de construção do Eco Porto Fluvial no município de Praia Norte.

Segundo o presidente da Eurolatina, Klauss Weyand, atualmente o projeto de construção do porto encontra-se em fase de licenciamento ambiental. A expectativa é que tão logo o Ibama apresente parecer favorável ao licenciamento – o que deve ocorrer até o início do segundo semestre deste ano – as obras sejam iniciadas. Weyand salienta que os recursos já estão liberados.

Ainda conforme o presidente da Eurolatina, a obra será divida em duas grandes etapas, sendo que a primeira tem um investimento previsto de cerca de R$ 15 milhões para realização de terraplenagem, abertura de ruas e afins. Posteriormente, na segunda fase da construção serão erguidos os galpões, cercas e demais benfeitorias.

O Secretário Ernani Siqueira pontuou que esta é a primeira reunião do ano, cujo objetivo é o “alinhamento de informações entre a Eurolatina e a nova gestão estadual. Estamos aqui para acerta os detalhes quanto ao andamento do processo de licenciamento dessa grande obra que trará muitos incentivos e desenvolvimento ao Tocantins”, destacou Siqueira.

Projeto

O empreendimento, que será instalado às margens do rio Tocantins, colocará o Estado na rota de dois dos principais portos do Brasil: o de Manaus (AM) e o de Belém (PA). O município de Praia Norte está localizado na região do Bico do Papagaio, a 619 quilômetros de Palmas. O local foi escolhido para abrigar o porto depois que estudos indicaram a viabilidade técnica do empreendimento. Esta será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico.

No local serão instalados estaleiros, balanças para caminhões, centro frigorífico, guindaste e uma linha férrea ligando o empreendimento à Ferrovia Norte Sul.

O Porto

Instalado às margens do Rio Tocantins, o Porto de Praia Norte será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico. Trata-se de um empreendimento de grande porte, que contará com investimento da Eurolatina de R$ 372 milhões e vai gerar cerca de mil vagas de empregos diretos para os moradores do Bico do Papagaio. O Governo do Estado entrou com a atração do investimento e realizará a pavimentação asfáltica do acesso ao Porto e de sua área interna.

No local serão instalados estaleiros, balanças para caminhões, centro frigorífico, guindaste e outros empreendimentos. De acordo com a Eurolatina, o Porto de Praia Norte será construído em oito fases e terá uma área de 75 hectares.

Interligado e estratégico, o Porto de Praia Norte colocará o Bico do Papagaio e o Tocantins na rota de três dos principais portos do Brasil: o de Manaus, no Amazonas, de Belém, no Pará, e o de Itaqui, no Maranhão. Com a finalização da obra da eclusa de Tucuruí, no Pará, entregue no fim de 2010, será possível navegar de Manaus até Praia Norte.

Isso significa, na prática, que as indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM) não precisarão passar necessariamente por Belém para escoar sua produção para o restante do Brasil. As barcaças poderão navegar de Manaus direto para Praia Norte, desembarcar as mercadorias no porto do município e seguir o restante do trajeto pelo modal rodoviário, através da BR-153, ou pelo modal ferroviário, com a conclusão da Ferrovia Norte Sul.

Perspectivas Econômicas para a região do Bico do Papagaio e o Tocantins

O Porto de Praia Norte será destinado ao embarque, desembarque e transbordo de mercadorias, e aliado à consolidação do sistema multimodal de transportes em nosso Estado, a exemplo do Centro Logístico da Plataforma Multimodal de Aguiarnópolis, dispondo de armazéns, permitirá a integração das ações do futuro porto fluvial à Ferrovia Norte-Sul, interconectando-os. Dessa forma, ampliar-se-ão os atrativos do Estado, reforçando a importância da navegabilidade do rio Tocantins como alternativa para o escoamento de cargas a nível regional e nacional. O Porto será um dos principais responsáveis pela logística da produção industrial de Manaus, uma vez que o grande problema das mais de 420 indústrias que estão localizadas na Zona Franca é com a distribuição da produção. Atualmente, cerca de 80% da produção industrial do Amazonas passam pelo Tocantins. (Com informações da Ascom da Sictur)

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