Connect with us

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Dinheiro mal aplicado leva Estado para lista de inadimplência

Publicado

em

Por uma dívida de convênio referente ao ano de 1994, o governo do Estado foi registra no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). O dinheiro se refere a recursos que deveriam ser aplicados pelo Fundo Nacional da Saúde repassado diretamente ao Hospital Estadual de Praia Norte. Na época, o Tocantins era comandado pelo ex-governador Moisés Avelino (PMDB). A atual administração estadual informou que já tomou as providências para quitar a dívida e assim tirar o Tocantins do Cadin.

Caso o Estado não pague, ele pode ficar impedido de receber recursos federais. Até dezembro o Tocantins tem repasses para receber que giram em torno de R$ 30 milhões.O dinheiro do convênio de 1994 foi encaminhado ao hospital, mas não foi utilizado aplicado corretamente. Segundo o secretário estadual de Planejamento e Modernização da Gestão, Eduardo Siqueira Campos, o valor atualizado hoje é de R$ 161 mil.

O processo que resultou na inserção do Tocantins no Cadin foi aberto pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no ano passado. O Estado, comandado pelo então governador Carlos Gaguim (PMDB), recorreu da condenação do órgão. Porém o TCU considerou que os argumentos usados pelo Estado não eram suficientes para retirar a multa.

A decisão do TCU, então, foi encaminhada ao Fundo nacional de Saúde (FNS) que só na semana passada registrou o Tocantins no Cadin.

No CNPJ geral do Tocantins estão incluídos 59 órgãos, entre secretarias e autarquias.

Governo

Eduardo Siqueira assegurou que o governo não será prejudicado com a dívida. Segundo Campos, ela o débito deve ser quitado. “O problema foi a burocracia. A gente não quer imputar culpa a ninguém. O órgão que repassou o recurso demorou muito para inserir o Tocantins no Cadin e o processo ficou muitos anos tramitando no TCU”, frisou o secretário, ao dizer que, assim que o débito for quitado, a certidão será levada pessoalmente ao Fundo Nacional de Saúde para que o Estado saia dessa lista negativa. (Jornal do Tocantins, com informações do Cadin)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
7 Comments

Bico do Papagaio

Kátia entrega perfuratrizes para municípios do Bico. Wanderlei participa

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 25, a senadora Kátia Abreu (PP), entregou aos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Bico do Papagaio (COINBIPA), duas perfuratrizes.

A solenidade teve a participação do governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem Partido).

O evento foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). (Fotos: Whashigton Luís)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Caminhão roubado no Maranhão é localizado em pátio de posto

Publicado

em

Na manhã de sexta-feira, 22, por volta das 08h30, a Polícia Militar localizou um caminhão com sinais de identificação adulterados, estacionado no Pátio de um posto de combustível em Aguiarnópolis, no Bico do Papagaio.

A guarnição da Polícia Militar estava em patrulhamento, quando recebeu  informação, via telepatrulha, que poderia haver um veículo com restrição de furto/roubo nas proximidades.


Após diligências, a guarnição suspeitou de um caminhão estacionado em um posto de combustível do município e, após o emprego de técnicas de identificação veicular, confirmou que o veículo, caminhão M.BENZ/ATRON 2324, estava com as placas clonadas, já que o chassi apontava para um outro veículo com restrição de roubo ocorrido no Estado do Maranhão.

Diante da situação,  o caminhão foi conduzido até a Delegacia de Plantão, em Tocantinópolis, para as demais providências, tendo a equipe contactado o proprietário para informá-lo da localização do bem e demais procedimentos necessários para a sua restituição

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta segunda, dia 25

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze