- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PRAIA NORTE: Governo assina protocolo de intenções para construção de Porto

Mais Lidas

O Governo do Tocantins, a Prefeitura de Praia Norte e a empresa Autologística Eurolatina Serviços Ltda assinam nesta terça-feira, 12, o Protocolo de Intenções visando a construção do Porto de Praia Norte, no Rio Tocantins. A solenidade será realizada às 9, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia. Na mesma ocasião será apresentado o anteprojeto do Porto e Centro Logístico de Aguiarnópolis, que dará sustentação logística ao porto fluvial.

O projeto é privado, a cargo da empresa brasileira Autologística Eurolatina Serviços Ltda, mas conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Praia Norte, que cederá o terreno para sua implantação. O empresário alemão Klaus Weyand já esteve no Tocantins para apresentar resultados de estudos realizados pela Eurolatina sobre as condições de navegabilidade do Rio Tocantins – viabilidade técnica – e de construção porto.

Pelo projeto ainda em andamento, o Porto de Praia Norte será destinado ao embarque, desembarque e transbordo de mercadorias, enquanto o Centro Logístico de Aguiarnópolis deverá funcionar na Plataforma Multimodal desse município para conexão futura do porto fluvial à Ferrovia Norte-Sul. Esse centro vai dispor de estrutura de armazéns e distribuição de mercadorias.

Klaus Weyand e técnicos da Eurolatina vão cumprir agenda no Estado até o dia 15 de janeiro, acompanhados do diretor de Atração de Fomento da SIC – Secretaria de Indústria e Comércio, Iapurê Olsen e do diretor do Departamento de Fruticultura e Silvicultura da Secretaria da Agricultura, José Américo. Acompanha o grupo uma equipe de TV alemã, que dará cobertura especial ao projeto. Os contatos visam a coleta de subsídios sobre investimentos potenciais e possibilidades de cargas.

Nesta segunda-feira, 11, eles terão reunião com representantes da Bunge, em Palmas, e à tarde participam de reunião na cidade de Miracema com a Steio, empresa que fomenta o plantio de eucalipto para reflorestamento visando a produção de biomassa para embarque.

Já na terça-feira, 12, após a assinatura do Protocolo de Intenções, a equipe viaja para Carolina/MA, onde terá reunião na próxima quarta,13, às 14 h, com o empresário Pedro Irã, proprietário da Pipes (Pedro Irã Pereira do Espírito Santo), que atua no ramo de navegação, entre outras atividades. Em seguida, o grupo se desloca para Estreito/MA, para nova reunião, desta vez com representantes do Ceste – Consórcio Estreito Energia, responsável pela construção da usina hidroelétrica de Estreito.

Na quinta-feira, 14, Klaus Weyand e sua equipe participam de reunião na empresa Tobasa, em Tocantinópolis, região Norte do Estado. E para finalizar, no dia 15, sexta-feira, o grupo visita Praia Norte, local de construção do porto fluvial, com sobrevôo nessa região e sobre Marabá e Tucuruí (eclusas). O retorno para São Paulo será no dia 15, via Imperatiz/MA. (Luiza Renovato)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

3 Comentários

  1. Entenda Paulo.
    Não é porque Araguatins é maior que as outras, que esses tipos de projeto tem de ir pra ai, motivo, as outras cidades também tem que se desenvolver não acha? Araguatins e Augustinópolis são as mais desenvolvidas e estatisticamente relacionadas a população, estão no mesmo nível de desenvolvimento, a diferença é a população das duas… e se todos projetos maiores for pra Araguatins ou pra Augustinópolis, as outras ficam onde?
    Defendo e aprovo a aplicação deste projeto. Nasci em Araguatins, moro em Augustinópolis, e vivo nessas duas cidades!!!

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias