Connect with us

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Reunião discute andamento das obras do Eco Porto Fluvial

Publicado

em

O prefeito de Praia Norte, Gilmar Pinheiro, esteve nesta terça-feira, 11, na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, para discutir o andamento das obras de construção do Eco Porto Fluvial de Praia Norte.

De acordo com o secretário Ernani Soares, já foi realizada uma primeira reunião com o governador Siqueira Campos, onde foram expostos os projetos em andamento junto à Sictur e que o governador tem interesse em manter a parceria entre iniciativa privada, município e Estado na construção do Porto. “Em relação ao Porto, iremos fazer um trabalho em conjunto com os demais órgãos envolvidos no projeto. Nossa meta é em quatro anos realizar obras de infraestrutura que viabilizem a atração de novos empreendimentos e a industrialização do Estado”, ressaltou o secretário.

Segundo informou o técnico da Sictur Iapurê Olsen, a Autologística Eurolatina Serviços Ltda, empresa privada que vai construir o Porto, já iniciou o processo de licenciamento ambiental da obra junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Brasília.

Sobre a atual situação das obras, o prefeito Gilmar Pinheiro relatou que a Eurolatina já recebeu a escritura do terreno, doado pela prefeitura de Praia Norte. Ainda segundo Gilmar, diversas empresas demonstraram interesse em se instalar na área portuária ou em terreno ao redor do Porto.

Instalado às margens do rio Tocantins, o Porto de Praia Norte será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico. Trata-se de um empreendimento de grande porte, que contará com investimento da Eurolatina de R$ 372 milhões e vai gerar cerca de mil vagas de empregos diretos para os moradores do Bico do Papagaio. O Governo do Estado entrou com a atração do investimento e realizará a pavimentação asfáltica do acesso ao Porto e de sua área interna.

No local serão instalados estaleiros, balanças para caminhões, centro frigorífico, guindaste e outros empreendimentos. De acordo com a Eurolatina, o Porto de Praia Norte será construído em oito fases e terá uma área de 75 hectares.

Interligado e estratégico, o Porto de Praia Norte colocará o Bico do Papagaio e o Tocantins na rota de três dos principais portos do Brasil: o de Manaus, no Amazonas; de Belém, no Pará; e o de Itaqui, no Maranhão. Com a finalização da obra da eclusa de Tucuruí, no Pará, entregue no fim de 2010, será possível navegar de Manaus até Praia Norte.

Isso significa, na prática, que as indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM) não precisarão passar necessariamente por Belém para escoar sua produção para o restante do Brasil. As barcaças poderão navegar de Manaus direto para Praia Norte, desembarcar as mercadorias no porto do município e seguir o restante do trajeto pelo modal rodoviário, através da BR-153, ou pelo modal ferroviário, com a conclusão da Ferrovia Norte Sul. (Andreia Dias)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
13 Comments

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Homem morre em acidente envolvendo moto e ônibus

Publicado

em

Um acidente na noite deste domingo, 19, na cidade de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, deixou uma vítima fatal. O sinistro ocorreu na Avenida Goiás, entrada da cidade e envolveu uma motocicleta e um ônibus.

O motoqueiro conhecido como Dui, de 43 anos, acabou sendo atingido pelo pneu traseiro do ônibus e morrendo no local.

Segundo relatos do motorista do ônibus, ele trafegava pela via e foi surpreendido pelo motociclista, que invadiu a faixa em que o ônibus estava.

A Polícia vai investigar as circunstâncias do acidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta segunda, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: 49ª morte por Covid é confirmada pela SES

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou neste domingo, 19, a 49ª vítima da Covid-19, no município de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio.

Trata-se de um homem de 65 anos, com hipertensão arterial sistêmica e diabetes. Óbito em 03 de setembro, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze