Connect with us

Bastidores

Pré-candidato a prefeito na capital, Ataídes reafirma combate à corrupção

Publicado

em

Na última segunda, dia 9, em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, o ex-senador, Ataídes Oliveira, presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do Tocantins, reafirmou a defesa de uma das suas principais bandeiras, o Combate à Corrupção: “a cada ano, o câncer da corrupção compromete a economia e mata milhares de brasileiros”.

Durante seu mandato como senador, Ataídes apresentou o Projeto de Lei 3855/2019 (nº anterior PL 4850/2016), que estabelece Dez Medidas de combate à impunidade e à corrupção, sugeridas pelo Ministério Público Federal e assinadas por mais de dois milhões de brasileiros.

Na mesma linha, o ex-senador é autor da PEC nº 21 de 2017, que proíbe o apadrinhamento político, trazendo uma nova concepção de administração pública. “Cargos de natureza técnica têm que ser preenchidos por técnicos com competência comprovada”, disse Ataídes.

CPI’s

Único senador tocantinense escolhido para presidir CPI’s, Ataídes Oliveira, presidiu três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI).

“Espero que a PF e o Ministério Público esclareçam a participação de políticos graúdos e que cada um tenha a punição devida”, destacou o ex-senador, prevendo, o escândalo nas operações financeiras da JBS.

CPI da JBS – apurou irregularidades praticadas pelo grupo J&F, resultando na prisão dos irmãos Batista – donos da Friboi;

CPI do Carf – criada para investigar fraudes e denúncias referentes à sonegação fiscal do Conselho de Administração de Recursos Fiscais, resultando no indiciamento de 28 pessoas e várias empresas envolvidas.

CPI dos Cartões de Crédito – investigou os juros abusivos cobrados pelas operadoras de cartão de crédito.

Em 2017, um dos pontos de maior indignação de Ataídes, foi a determinação do foro privilegiado para autoridades. “Esse ‘desaforo’ é uma coisa de quinto mundo, que só interessa a autoridades que têm culpa no cartório, que usam e abusam do dinheiro público”, argumenta o ex-senador.

Fundo partidário

Ataídes votou contra a criação do fundo partidário. Recentemente, em seu twitter, afirmou: “Eu sabia que iria tirar bilhões da saúde e educação, para bancar campanhas milionárias, uma imoralidade”, ressaltando que “você financia a campanha de quem vai continuar te furtando, (com raras exceções)”.

Dia Internacional Contra a Corrupção

O Dia Internacional Contra a Corrupção remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas, contra a corrupção, em 2013, na cidade mexicana de Mérida.

Na política, Ataídes é defensor da transparência ética e moral. Para o ex-senador, “não basta ser ficha limpa e não combater a corrupção”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

“Todos sempre quiseram estar no seio das mamatas do governo”, diz Paulo Mourão

Publicado

em

Paulo Mourão, pré-candidato a governador pelo PT, foi duro ao comentar a situação política e administrada do Tocantins, durante encontro com líderes da legenda, na noite desta quarta, 19, em Palmas.

Mourão alertou que “as deliberações políticas do Tocantins foram trabalhadas para que uma pessoa fosse gestora das decisões, que nos últimos 33 anos seguiram a Siqueira Campos e os ideais da direita, e assim, todos sempre quiseram estar no seio das mamatas do governo, dos benefícios e dos louros do poder. Quanto aos partidos que deveriam ser instrumento de debate de ideias passam a ser instrumento de interesses pessoais”.

O pré-candidato petista lembrou ainda que o Tocantins era o “único estado com viabilidade de investimento e capacidade de endividamento, que poderia promover uma mudança radical, mas não conseguiu combater a pobreza, com mais de 330 mil famílias em situação vivendo com meio salário mínimo, ou menos”, e o convite de Mourão aos coordenadores e coordenadoras das políticas setoriais do Partido dos Trabalhadores foi para integrar a força popular de mudança, que ao lado do presidente Lula, precisa ser destacada no Tocantins com candidaturas comprometidas em romper o ciclo de exploração do Tocantins e iniciar o de desenvolvimento democrático.

Continue lendo

Bastidores

Setoriais do PT querem candidatura própria a governador no Tocantins

Publicado

em

Coordenadores setoriais do Partido dos Trabalhadores (PT), no Tocantins, se reuniram com o pré-candidato petista ao Governo, Paulo Mourão, na sede da legenda em Palmas, na noite desta quarta-feira, 19.

Mulheres, Direitos Humanos, Saúde, Cultura, Educação, Juventude, LGBTQiA+, Sindical, Economia Solidária, Combate ao Racismo, Comunitário e Meio Ambiente foram as representações presentes, que reafirmaram a importância de fortalecer a pré-candidatura petista , no sentido de promover a conscientização da necessidade de uma nova dinâmica de desenvolvimento inclusivo para o Tocantins.

Além dos representantes setoriais, estiveram presentes a secretária estadual Eutália Barbosa, e os secretários de Comunicação, Rodrigo Marra, e de Formação, Hilton Faria, que ao lado das coordenadoras e coordenadores setoriais, aprovaram uma agenda de trabalho para o fortalecimento das pré-candidaturas majoritária e proporcional do Partido.

Continue lendo

Bastidores

Ex-candidato a vereador socialista, assume comando do conservador PRTB

Publicado

em

Desde a última quinta-feira, 13, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)  no Tocantins está sob o comando do empresário Freed Lustosa. A escolha da nova direção executiva estadual ocorreu em São Paulo e foi assinada pela presidente nacional da sigla, Aldinea Fidelix. 

Fred Lustosa era filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), e disputou a última eleição em Palmas, para vereador, conseguindo 152 votos.

Na última década o resultado nas eleições majoritária e proporcionais ficaram abaixo se comparado a partidos similares no que se refere ao estado do Tocantins e em outros estados, por esse motivo a executiva nacional vem fazendo algumas alterações nas executivas estaduais, com foco em ações mais dinâmicas e com resultados mais expressivos.

“Nosso objetivo é fortalecer o PRTB no Tocantins, filiando novos integrantes, líderes em todo o estado. Principalmente aqueles que pretendem se candidatar a deputado estadual, federal e ao senado e participar do processo eleitoral deste ano. O PRTB está de portas abertas para receber novos filiados e formar chapa competitiva, visando o sucesso das eleições”, afirmou o novo presidente Freed Lustosa. 

“É uma grande satisfação, estamos recebendo na sede administrativa nacional, o Freed Lustosa, que está assumindo a executiva estadual no Tocantins, que junto com a nacional para construir um novo tempo, um novo momento para o Tocantins e com um firme propósito de levarmos juntos a nossa grande missão que é superar a cláusula de barreira”, declarou a presidente nacional, Aldinea Fidelix.

Eleições 2022

Segundo informações da recém empossada gestão, o partido já está avaliando o apoio ao governador, já convidado para composição por pré-candidatos a direção vai avaliar e tomar a decisão na hora certa em quem apoiar.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze