Connect with us

Bastidores

Prefeitos de TO voltam a Brasília para cobrarem recursos e votações

Publicado

em

Prefeitos e prefeitas de todo o Tocantins estão em Brasília para mais um ato de cobrança pelo recebimento do aporte financeiro prometido pelo presidente da República, Michel Temer, bem como pela obtenção favoravel de deputados federais e senadores em matérias de interesse dos Municípios em andamento na Câmara e no Senado. A mobilização de gestores na capital federal ocorre nesta terça e quarta-feira, 12 e 13,  organizada pela Confederação Nacional de Municípios, com o apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

O movimento municipalista continua unido e lutando pelas pautas que podem beneficiar os Municípios. “Em novembro promovemos uma mobilização na qual conseguimos obter do presidente da República, Michel Temer, a promessa de um aporte financeiro aos Municípios brasileiros no valor de R$ 2 bilhões, o que daria um auxílio financeiro de 28 milhões as prefeituras do Tocantins”, disse o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Garantia

Os prefeitos querem a confirmação e garantia do presidente Temer de que o aporte financeiro cairá nos cofres municipais ainda este ano, o que traria recursos extras para o cumprimento de obrigações previstas para este fim de ano, com o pagamento do 13° salário dos servidores. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, liderou os trabalhos. Os prefeitos foram orientados acerca da agenda prevista para essa semana. Ele reforçou a audiência marcada com o presidente da República, Michel Temer, para esta quarta-feira, 13, às 10h.

Os municipalistas buscam ainda a aprovação de pautas que ainda podem ser votadas neste final de ano e que estão em fase final de tramitação, como: o aumento em 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para setembro; o Fundo das Exportações (FEX) e os Precatórios.

A mobilização desta terça-feira seguiu na parte da tarde com reunião no Tribunal de Contas da União (TCU). Na oportunidade, a CNM apresentou dados levantados pela entidade sobre o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). (Victor Morais/ASCOM ATM – Com informações da CNM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Covid-19: mais da metade dos municípios começaram vacinação por faixa etária

Publicado

em

A imunização por faixa etária de pessoas abaixo de 60 anos sem comorbidades teve início em 53% dos municípios brasileiros. Desses, 71% estão vacinando pessoas acima de 55 anos, 19% entre 50 e 55, e 9% já começaram a vacinar abaixo dessa faixa etária. Os dados são de uma pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os dias 7 e 10 de junho.


Além disso, o levantamento também mostra que 47% dos municípios iniciaram a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. Para esse público, a vacina mais utilizada pelos gestores é a Coronavac. Em relação à vacina da Pfizer, o levantamento mostra que, até o momento, o imunizante foi distribuído para 51% dos municípios.

A edição da pesquisa ouviu 3.129 gestores municipais e 51,4% deles apontaram o crescimento de pessoas infectadas apenas nesta semana. Em 28,4% dos municípios, o cenário se manteve estável. Já 15,3% apontaram queda. Em relação ao número de óbitos pela doença, 26,6% apontaram aumento, 48% estabilidade e 20,2% queda, nesta semana. (Brasil 61)

Continue lendo

Bastidores

Ministro das Comunicações alerta operadoras sobre uso de falso sinal de 5G

Publicado

em

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, postou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (15) em que alerta sobre o aparecimento de um sinal de 5G nos aparelhos celulares que não corresponde à nova tecnologia de telefonia móvel, que ainda não foi implantada no país. Ele pediu às operadoras de telecomunicações para não colocarem essas informações nos telefones dos usuários. 


Segundo o ministro, ele enviou uma carta para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e para as empresas de telecomunicações para que não coloquem o 5G nos telefones celulares, pois o Brasil ainda não possui a tecnologia.

O leilão das frequências de 5G deve ser realizado no segundo semestre. A nova tecnologia promete velocidades de internet até 100 vezes superiores às do 4G, que poderão viabilizar, por exemplo, a utilização em larga escalada da internet das coisas por empresas. A previsão é que a tecnologia esteja em funcionamento em todas as 27 capitais do país até o final do ano que vem.  (Brasil 61)

Continue lendo

Bastidores

Executiva Nacional do DEM acata relatório de Dorinha e expulsa Maia

Publicado

em

O DEM confirmou nesta segunda, após reunião da executiva nacional, a expulsão do partido, o deputado federal Rodrigo Maia.

Nota Oficial do DEM

Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), a Executiva Nacional do Democratas decidiu expulsar o deputado Rodrigo Maia (RJ) de seu quadro de filiados.

Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha.

A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado.

Executiva Nacional do Democratas

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze