Connect with us

Maranhão

Prefeitura de Imperatriz-MA pede apoio da comunidade para manutenção da limpeza urbana

Publicado

em

Desde o início do ano, a limpeza urbana tem sido uma das principais marcas da atual gestão municipal. As ações são muitas, da limpeza dos canteiros centrais da BR-010, realização das “Blitz Urbanas” (com o objetivo de cuidar de áreas com estrutura precária na cidade), cuidados com os terrenos baldios até a atual limpeza dos bueiros, córregos e riachos, a Prefeitura não mede esforços para manter a cidade limpa.

Para evitar os alagamentos decorrentes do entupimento de bueiros, boas de lobo e obstrução dos leitos de riachos, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Defesa Civil e Infraestrutura, por meio da Superintendência de Limpeza Pública, selecionaram dicas para que os cidadãos possam contribuir com a manutenção da limpeza da cidade.

Confira algumas atitudes que devem ser evitadas

Não jogue lixo ou móveis, como sofás, colchões ou eletrodomésticos, em riachos, rio ou encosta. Além de ser crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos no período de chuva.

Não jogue lixo em bueiros ou nas proximidades de bocas de lobo.

Não jogue lixo nas ruas e calçadas. Se não encontrar uma lixeira por perto, guarde o material consigo até encontrar uma.

Atos de vandalismo prejudicam a todos. Destruição de lixeiras públicas, de contêineres de lixo e pichações de monumentos, só agrava o problema.

Se for construir ou reformar, não deixe cargas de areia, brita e outros materiais sobre a calçada. Além de obstruir o caminho dos pedestres, os resíduos podem escorrer para os bueiros em dias de chuva e entupir redes de encanamento.

Bons hábitos

Esteja atento (a) aos dias e horários do recolhimento de lixo da sua rua, e deposite o lixo no local adequado próximo ao horário do recolhimento, para evitar que os resíduos se espalhem ou que animais rasguem a embalagem.

Deixe os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais domésticos, que podem rasgar as sacolas e espalhar os resíduos atrás de restos de comida.

Dentro do carro, mantenha uma sacolinha de lixo presa ao câmbio de marcha do automóvel para descartar pequenas coisas.

Sobras de construção ou reformas são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Por isso, antes mesmo de começar a obra, é preciso contratar uma empresa credenciada para fazer o recolhimento e transporte de entulhos. Na hora de escolher a empresa, verifique a destinação dos resíduos.

Se presenciar descarte inadequado de lixo, resíduos ou entulho, denuncie junto à Ouvidoria, através do número de whatsapp (99) 99100-7184, ou preenchendo o formulário disponível no site, www.imperatriz.ma.gov.br/ouvidoria . O infrator está sujeito a notificação e multa. (Sara Batalha – Ascom)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Projeto “Cidadania na Faixa” é realizado no Calçadão

Publicado

em

Com 24 anos de existência, a faixa de pedestre é uma de tantas medidas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que visa a proteção, responsabilidade e conscientização da preferência dada ao pedestre. Diante disto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realiza intensivamente o projeto “Cidadania da Faixa”, que promove educação, prevenção e mudanças de hábitos no trânsito da cidade.

Promovida pela equipe de “Educação Para o Trânsito”, a ação desta segunda-feira (29) ocorre na Avenida Getúlio Vargas, no Calçadão de Imperatriz, onde o fluxo de pessoas e veículos aumenta consideravelmente final do ano por conta dos pontos comerciais.  

A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, alerta aos inúmeros acidentes nas faixas. Ela destaca que a falta de atenção, alta velocidade, e o uso de telefone na direção, são os grandes responsáveis pelos incidentes.

“A preferência é sempre do pedestre, mas as pessoas não entendem isso. A quantidade de acidentes que poderiam ser evitados, de vidas que poderiam ter sidos salvas, e final do ano infelizmente a tendência é aumentar, visto que a pressa e ingestão de bebidas alcoólicas é maior. Diante desses fatores, nada mais crucial que fiscalizar e enfatizar o que falamos no decorrer de todo o ano através de campanhas, palestras educativas e blitz, para que a população entenda a sua responsabilidade com a vida do outro”, afirma.

Ação no Calçadão levou informações sobre boas condutas do trânsito, respeito à faixa de pedestres, velocidade, gentileza, educação ao dirigir, orientação a ciclistas e pedestres, e direção defensiva. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa, é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira de habilitação.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Novo Decreto Municipal torna obrigatório o uso de máscara

Publicado

em

Conforme o novo decreto de nº 116, divulgado pela Prefeitura de Imperatriz nesta segunda-feira, 29, a medida sanitária de enfrentamento à Covid-19 retoma a obrigatoriedade do uso de máscara facial de proteção em locais públicos e de uso coletivo, por todas as pessoas e em todas as atividades empresárias ou não. Os cuidados de higienização das mãos com álcool em gel, água e sabão continuam, assim como a disponibilização de informações sobre a doença.

Entrada e permanência nas escolas, inclusive nas salas de aula, creches, conservatórios da rede pública municipal, acima de 4 anos, fica obrigatório o uso de máscara facial, cobrindo o nariz, boca e ajustadas perfeitamente ao rosto.


As escolas e afins da rede privada poderão exigir o uso de máscara facial de proteção, conforme protocolo sanitário adotado, para entrada e permanência em suas dependências.

Decreto de nº 109/2021 permanece em vigor, não conflitantes com o atual decreto, disponíveis AQUI

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Motorista bêbado perde controle de veículo e cai dentro de riacho

Publicado

em

Um homem que segundo informações de moradores estava embriagado, acabou perdendo a direção do veículo de conduzia pela Avenida Liberdade, nesta segunda-feira, 29, entre os bairros Amazonas e Cafeteira, e caiu dentro do Riacho Capivara, na cidade de Imperatriz, região Tocantina, Maranhão.

Um morador da região, que presenciou o incidente e ajudou a socorrer o motorista, contou que ele e outro homem, passaram sufoco para ajudar na retirada do motorista, que segundo ele, correu risco de afogamento, mas devido a ação rápida da dupla, acabou saindo ileso.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze