Connect with us

Tocantins

Prefeitura recolhe por mês seis mil sacos de lixo jogado irregularmente nas ruas de Araguaína-TO

Publicado

em

Em Araguaína, equipes de limpeza realizam catação de papel, papelão, sacolas, sacos plásticos e outros objetos. O trabalho é realizado todos os dias por catadores que percorrem os setores com sacos plásticos e carrinhos de mão.  São retirados por dia em cada setor, aproximadamente 300 sacos de lixo. Por mês chegam a recolher 6 mil, que são levados para o aterro sanitário.

O diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Walteir Fiúza, lembra que a contribuição da população é fundamental para evitar doenças, entupimentos de bueiros e problemas ambientais. “Pedimos a colaboração das pessoas para que não joguem lixo nas ruas. São com gestos simples que ajudam a salvar a natureza, como por exemplo, evitar sacolas plásticas”.

O catador Gilvan Rodrigues trabalha há cinco anos nesta função e conta que já viu de tudo em suas catações nos bairros. “Encontro animais mortos, lixos diversos, muitos cacos de vidro e fraldas descartáveis. Acho que a cidade não fica bonita com tanto lixo espalhado”, comentou.

Setores

As equipes chegam a passar até duas vezes por setor realizando a coleta. Este mês já foram feitos os setores Lago Azul 1 3 e 4, Costa Esmeralda, Monte Sinai, Vila Azul, Sonhos Dourados, Pedra Alta, Nova Araguaína e Xixebal. A coleta continua nos setores Itapuã, Santa Helena, Barros e Araguaína Sul.

Cidade sustentável

O acúmulo de lixo nas ruas traz graves problemas ambientais, como alagamentos. De acordo com o diretor municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Orialle Barbosa, os moradores devem acondicionar o lixo em local de fácil acesso nos dias em que a coleta for realizada.

“Procurar usar o menor número de sacolas, não colocar garrafas pet, sacolas, copos, próximos a bueiros. As latinhas podem ser amassadas, papelão e outros podem ser separados para reciclagem”, orientou.

O diretor acrescentou que resíduos de oficinas e postos de combustíveis, como vasilhames de óleo, estopa e até mesmo o óleo, não é recolhido pela empresa responsável. “O dono deve contratar uma empresa própria para realizar esse recolhimento. Lixos de construção civil também são de responsabilidade do construtor, deve ser acondicionados em contêiner e levados para o Aterro de Resíduos Sólidos, localizado na TO-222, km 5, sentido Babaçulândia”.

Denúncias

A população pode contribuir ainda denunciando depósitos de lixo irregular nas vias públicas ou lotes baldios pelo telefone 3411-7076. Uma equipe do Departamento de Limpeza irá até o local fazer o recolhimento. (Gláucia Mendes/Fotos: Marcos Filho)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Sala do Empreendedor é instalada no Jalapão

Publicado

em

A região do Jalapão contará com mais um local de atendimento para os pequenos negócios. O novo Ponto de Atendimento e Sala do Empreendedor do Sebrae foram inaugurados neste sábado, 19, localizado na Praça do CAT – Sedematur, em Mateiros, município onde está localizada a maior parte da região ecoturística do Jalapão.

Mais de 1.700 pequenos negócios serão beneficiados com o atendimento presencial e local do Sebrae Tocantins, contando, inclusive, com orientação para acesso ao crédito.  O prefeito de Medeiros, João Martins, comemorou o novo Ponto, ressaltando o quanto será importante para todos os municípios que fazem parte do consórcio de municípios do Jalapão.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Rogério Ramos enfatizou o quanto a presença dos micro empreendedores é importante para o desenvolvimento do Jalapão. “A região se destaca muito pelos pequenos negócios e isso se soma a uma grande estrutura, de um lugar rico, já conhecido internacionalmente. O Sebrae tem uma equipe muito qualificada para atender e transformar grandes regiões”, pontuou.

Para o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, com este Ponto de Atendimento, o time do Sebrae irá reforçar as ações para fortalecer o atendimento aos pequenos negócios da região. “As pequenas empresas vão fazer do Jalapão uma região turística como qualquer outra do País. Não tenho dúvidas que podemos ser o ponto turístico mais visitado do Norte do Brasil”, afirmou.

A inauguração contou ainda com a presença do diretor de Administração e Finanças Jarbas Meurer, a senadora Kátia Abreu, o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, o vice-presidente de varejo da Caixa, Celso Leonardo,  o prefeito de São Félix do Tocantins, Carlos Irael, a prefeita de Lizarda, Suelen Lustroso, além de autoridades locais.

Cidade Empreendedora

Na ocasião, também foi assinado o Termo de Adesão do município de Mateiros ao Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é promover o crescimento e o fortalecimento dos pequenos negócios nos municípios do Tocantins através de dez eixos, que vão das compras públicas, sala do empreendedor à implantação do Projeto Força Mulher, ações de educação empreendedora, entre outros.

Continue lendo

Tocantins

Evento em parceria com Sebrae reúne educadores de todo o Tocantins

Publicado

em

Nesta segunda e terça-feira, 21 e 22, profissionais de todo o Estado participam do I Simpósio de Educação da Regional Portal do Jalapão. O evento, gratuito e on-line, é uma realização da Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com o Sebrae, com abordagem nas Novas Aprendizagens em Uma Nova Escola – Estreitando Fronteiras.  Interessados podem se inscrever pelo link http://bit.ly/estreitandofronteiras e a transmissão será pelo canal do Sebrae Tocantins, no Youtube.

“A ideia do Simpósio surgiu a partir da observação que fizemos neste período de pandemia, sobre o fato de educadores e escolas terem que se reinventar para levar o ensino e aprendizagem para os alunos da rede. A parceria do Sebrae neste evento é importante, porque visualizamos que podemos ir mais longe com o apoio de todos”, enfatizou a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Nacional, Alexandra Albuquerque Gomes.


A coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae, Izana Assunção, ressaltou o papel da instituição de fortalecer as escolas no sentido de fomentar o empreendedorismo. “Queremos reforçar o protagonismo dos professores e estudantes e tornar as escolas mais empreendedoras, inspirando alunos e professores”, destacou.

A programação conta com os temas de ensino e avaliação durante e pós pandemia, modelos híbridos e flexíveis de ensino, Inteligência Emocional na Adversidade, além de interação entre as secretarias municipais e sorteio de livros. Um dos palestrantes é o professor doutor Hamilton Werneck. Autor de 26 livros, entre eles, “Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo”, ele vai abordar Como Ensinar Bem e Avaliar Melhor na Pandemia e Pós-Pandemia. “

A analista e gestora do Sebrae de Porto Nacional, Milena Rodrigues, afirmou que a instituição “não poderia ficar de fora de um evento como esse, logo que apoia as empresas do Estado, capacitando-as para cumprir com eficácia o seu papel no processo de desenvolvimento econômico e social”, pontuou.

Programação

21/06

8h – Abertura

9h – Tema: Como Ensinar Bem e Avaliar Melhor na Pandemia e Pós-Pandemia – Professor doutor Hamilton Werneck.

14h – Tema: Modelos Híbridos e Flexíveis – Professora doutora Arlenes Spada

16h – Case Escola de Araguaína  – Professora mestra Elisangela Silva de Sousa

22/06

8h – Acolhimento e interação no chat com secretarias municipais de Educação da Regional

9h – Inteligência Emocional na Adversidade – Professor e master treinador Emerson Pinduka

Continue lendo

Tocantins

Polícia Civil do Tocantins ganha nova estrutura denominada “Cidade da Polícia”

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 21, as unidades administrativas da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), começam a funcionar na nova estrutura denominada Cidade da Polícia. O prédio está localizado na Quadra 202 Sul, em Palmas, e possui uma área de 2.823m² construída, com mobiliários novos e ambiente adaptado para receber a comunidade em geral.

Na nova instalação, inicialmente passam a funcionar a Delegacia Geral da Polícia Civil e suas diretorias de polícia da Capital, do Interior, e a de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado. No local também está sendo instalado o administrativo da Superintendência da Polícia Científica.  Além de moderna e integrada, com o novo prédio a redução de despesas com aluguel será de 23%, uma vez que as unidades, que estavam instaladas em diversos prédios, agora estarão reunidas na Cidade da Polícia.


O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, celebrou a importante conquista que, segundo ele, trará benefícios não só a PC-TO. “Toda a sociedade ganha com a mudança uma vez que terá acesso aos principais serviços oferecidos pelo PC-TO em um só lugar, além do aparelhamento da polícia que irá trabalhar de forma mais integrada”, informou.

A delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra, explicou sobre a fase de mudança e adaptação, destacando os ganhos para a PC-TO. “Essa é a oportunidade de continuar levando segurança à população de uma forma inovadora, seguindo exemplos nacionais. A proposta do espaço também permitirá um trabalho mais integrado, beneficiando uma comunicação interpessoal e uma vivência presencial”, destacou.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze