Connect with us

Tocantins

Prefeitura recolhe por mês seis mil sacos de lixo jogado irregularmente nas ruas de Araguaína-TO

Publicado

em

Em Araguaína, equipes de limpeza realizam catação de papel, papelão, sacolas, sacos plásticos e outros objetos. O trabalho é realizado todos os dias por catadores que percorrem os setores com sacos plásticos e carrinhos de mão.  São retirados por dia em cada setor, aproximadamente 300 sacos de lixo. Por mês chegam a recolher 6 mil, que são levados para o aterro sanitário.

O diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Walteir Fiúza, lembra que a contribuição da população é fundamental para evitar doenças, entupimentos de bueiros e problemas ambientais. “Pedimos a colaboração das pessoas para que não joguem lixo nas ruas. São com gestos simples que ajudam a salvar a natureza, como por exemplo, evitar sacolas plásticas”.

O catador Gilvan Rodrigues trabalha há cinco anos nesta função e conta que já viu de tudo em suas catações nos bairros. “Encontro animais mortos, lixos diversos, muitos cacos de vidro e fraldas descartáveis. Acho que a cidade não fica bonita com tanto lixo espalhado”, comentou.

Setores

As equipes chegam a passar até duas vezes por setor realizando a coleta. Este mês já foram feitos os setores Lago Azul 1 3 e 4, Costa Esmeralda, Monte Sinai, Vila Azul, Sonhos Dourados, Pedra Alta, Nova Araguaína e Xixebal. A coleta continua nos setores Itapuã, Santa Helena, Barros e Araguaína Sul.

Cidade sustentável

O acúmulo de lixo nas ruas traz graves problemas ambientais, como alagamentos. De acordo com o diretor municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Orialle Barbosa, os moradores devem acondicionar o lixo em local de fácil acesso nos dias em que a coleta for realizada.

“Procurar usar o menor número de sacolas, não colocar garrafas pet, sacolas, copos, próximos a bueiros. As latinhas podem ser amassadas, papelão e outros podem ser separados para reciclagem”, orientou.

O diretor acrescentou que resíduos de oficinas e postos de combustíveis, como vasilhames de óleo, estopa e até mesmo o óleo, não é recolhido pela empresa responsável. “O dono deve contratar uma empresa própria para realizar esse recolhimento. Lixos de construção civil também são de responsabilidade do construtor, deve ser acondicionados em contêiner e levados para o Aterro de Resíduos Sólidos, localizado na TO-222, km 5, sentido Babaçulândia”.

Denúncias

A população pode contribuir ainda denunciando depósitos de lixo irregular nas vias públicas ou lotes baldios pelo telefone 3411-7076. Uma equipe do Departamento de Limpeza irá até o local fazer o recolhimento. (Gláucia Mendes/Fotos: Marcos Filho)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Trinca é presa por roubo de moto do Setor Brasil

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite dessa quarta-feira, 03, no Setor Brasil em Araguaína, dois homens, 19 e 23 anos, e uma mulher, 19 anos, por roubo de veículo automotor. Com os suspeitos os policiais localizaram uma motocicleta Honda Biz 125 de cor vermelha, um aparelho celular de cor branca, documentos de identificação pessoal e uma quantia pecuniária em espécie.

Após acionados via Sistema Integrado de Operações Policiais – SIOP, a equipe de Força Tática Motos deslocou ao endereço informado, onde três indivíduos, sendo dois homens, 19 e 23 anos e uma mulher, 19 anos, anunciaram o roubo e subtraíram da vítima, uma mulher, 28 anos, um smartphone de cor branca, uma moto Honda Biz 125 de cor vermelha e  os documentos de identificação pessoal.

Diante dos fatos, a guarnição iniciou patrulhamento tático nas imediações, momento em que os envolvidos foram localizados e após busca pessoal, os objetos roubados juntamente com cinquenta reais e quarenta e cinco centavos em espécie foram encontrados de posse do homem, 19 anos. Ao serem questionados os suspeitos assumiram a autoria do crime. 

“Os indivíduos já estavam na prática recorrente de roubos na região. Graças ao tirocínio apurado e ação imediata dos policiais militares foi possível recuperar os objetos, o veículo e efetuar a detenção dos acusados”, destacou o comandante da unidade, Valdeonne Dias da Silva.

Com apoio de uma viatura os homens, a mulher, o veículo e objetos recuperados foram conduzidos à Central de Flagrantes de Araguaína, para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Homem é preso após transitar em terminal de ônibus com pistola

Publicado

em

Na quarta-feira, 03, por volta de 14h, em Palmas, policiais do serviço ostensivo e de inteligência do 6° Batalhão da Polícia Militar prenderam um infrator, de 38 anos, que transitava nas imediações de estação de coletivo, portando arma de fogo. 

Os policiais obtiveram informações de que um homem estaria armado, próximo da estação de coletivo Javaé, em Taquaralto, região sul de Palmas, e iniciaram diligências a sua procura. Após patrulhamento pela região, as guarnições localizaram o homem, que dirigia um veículo GM/Celta, pelo setor Santa Fé, e realizaram a abordagem. O infrator foi detido e no automóvel encontrada uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 7,65, com carregador contendo 13 munições intactas.

O material apreendido foi encaminhado à delegacia, juntamente com o autor, que foi preso em flagrante pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo.

Continue lendo

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia novo concurso da Segurança Pública

Publicado

em

Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 

Continue lendo
publicidade Bronze