Connect with us

Maranhão

Prêmio Nobel de Química participará de 64ª SBPC, em São Luís

Publicado

em

O cientista Daniel Shechtman, ganhador do Nobel de Química de 2011. (Foto: Baz Ratner / Reuters)

O vencedor do Prêmio Nobel de Química do ano passado, o israelense Daniel (Dan) Shechtman, vai realizar uma conferência em São Luís, no dia 24 de julho, durante a 64ª edição da Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Segundo os organizadores do evento, Dan Shechtman, como é mais conhecido no meio acadêmico, vai falar para os participantes sobre a divulgação e popularização da ciência, além de explicar sobre os quasicristais, a pesquisa que lhe rendeu o Nobel de Química.

Shechtman estará na abertura da da SBPC, no dia 22, falando aos participantes sobre a divulgação e popularização da ciência, além de explicar sobre os quasicristais, a pesquisa que lhe rendeu o Nobel de Química.

Segundo o coordenador da SBPC no estado e vice-reitor da UFMA, Antônio Oliveira, é uma honra receber um cientista como Daniel Shechtman. “A vinda de Shechtman é um incentivo para o Maranhão. Nós temos no Brasil tantos ícones na cultura, no esporte e não temos na ciência. Não existe um brasileiro que tenha um prêmio Nobel e a visita de Shechtman é uma oportunidade de despertar nos nossos jovens a curiosidade científica”, destacou.

O coordenador da SBPC ressaltou que o cientista vai interagir com a comunidade do evento e seu alvo principal será os jovens. Para Oliveira, se e os mais novos se interessarem por ciência, futuramente, poderá haver brasileiros recebendo Nobel. “O que nós precisamos é de pessoas que gostem de ciência, digo, a ciência básica, como química, física, matemática, biologia. Os estudantes precisam perceber que o estudo científico, apesar das dificuldades, é prazeroso e contribui para o bem estar da humanidade. É esse incentivo que esperamos receber do Daniel Shechtman, alguém que lutou por sua pesquisa e conquistou reconhecimento”, disse Professor Oliveira. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze