Connect with us

Pará

Procissão das Velas levou cerca de 200 mil ás ruas

Publicado

em

Cerca de 200 mil pessoas acompanharam na noite do último sábado (12) a 22ª Procissão Luminosa das Velas em louvor a Nossa Senhora de Fátima. Milhares de pessoas iluminaram parte das ruas  dos bairros de Fátima, São Brás e parte de Nazaré com as velas transformando a noite em um espetáculo de fé, beleza e devoção. O préstito transcorreu sem incidentes e foi marcado pelas homenagens dos moradores ao longo do percurso do cortejo.

A Festividade de Nossa Senhora de Fátima, iniciada desde 1966, teve início com a celebração de uma missa campal celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Nem mesmo a chuva que ameaçou cair no início da noite afastou os fiéis da celebração.

O tema das festividades deste ano é ‘Maria, mãe de Cristo e mãe da igreja missionária’, em alusão ao Dia das Mães. A celebração foi presidida pelo próprio arcebispo metropolitano de Belém. Durante a homilia Dom Taveira destacou a importância de Maria para e igreja católica e seus seguidores.

“Nesta solenidade de Nossa Senhora de Fátima, na qual a Virgem Maria é venerada por uma imensa multidão pelo se coração maternal e compassivo, Mãe de Cristo, e Mãe da Igreja Missionária, é hora de chamar atenção para o inseparável nexo existente entre a maternidade espiritual de Maria e os deveres de todos que foram remidos para com ela, como Mãe da Igreja”.

Após a missa, os milhares de fiéis seguiram em procissão acompanhando a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas dos bairros do entorno a Santuário de Fátima. Pelas ruas os devotos seguiram em caminhada e acompanhavam com orações e cânticos as homenagens feitas pelos moradores que moram nas ruas por onde passa a imagem da Santa. Dom Alberto Taveira e Dom Teodoro Mendes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, o pároco do Santuário de Fátima, Monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata e o vigário, padre Márcio José Sousa Motta, acompanharam a procissão.

DEVOÇÃO O vendedor Adalberto Morais, de 43 anos, estava acompanhado da esposa e da filha de 12 anos. Há quase 10 anos ele acompanha a Procissão das Velas, que considera uma das mais belas do calendário de festividades da Igreja Católica. “Não falo da beleza da procissão, mas da nossa devoção em Nossa Senhora de Fátima. É claro que é um verdadeiro espetáculo ver as ruas iluminadas pelas velas e vendo todos estes irmãos cantando e rezando em devoção, mas é a nossa fé que nos guia”.

A aposentada Maria das Graças Mendes, de 65 anos, acompanha a procissão sempre que pode. No ano passado a artrose no joelho direito a impediu de acompanhar e demostrar sua fé em Nossa Senhora de Fátima. “Não deu para vir, estava com muita dor, mas orei muito para que ela me curasse e me deixasse acompanhar esse ano. Graças a Deus e Nossa Senhora hoje estou aqui com minha vela celebrando a nossa mãezinha”, comemorou.

A procissão transcorreu sem nenhum incidente grave. As ruas por onde o traslado da Santa passou foram interditadas temporariamente por agentes da Companhia de Trânsito de Belém (CTBel). Agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB), Policiais Militares, voluntários da Cruz Vermelha e duas ambulâncias deram apoio durante transcurso do préstito.

As celebrações em louvor a Nossa Senhora de Fátima prosseguiram ontem com a realização de uma moto romaria que saiu do Santuário de Fátima por volta de 9h e percorreu várias ruas de Belém. A homenagem já acontece há cinco anos.

A festividade de Nossa Senhora de Fátima encerrou ontem à noite com a celebração de uma missa e com a coroação de Nossa Senhora de Fátima.

(Diário do Pará)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: folhadobico[email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Zacarias Marques é nome do PP para disputa de estadual

Publicado

em

O vereador parauapebense, Zacarias Marques, vem ganhando força na conjuntura política regional, para disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), representando a região de Carajás.

Zacarias já não esconde a vontade de disputar a eleição do ano que vem, e aproveitar o espaço eleitoral que a região oferece.

O PP conta apenas com um deputado estadual na ALEPA, e trabalha para formação de uma chapa, com intenções de ampliar o número de cadeiras no Parlamento.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Fiscalização de trânsito é intensificada no final de semana

Publicado

em

A fim de reduzir os índices de imprudência no trânsito, que vêm ocasionando diversos acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), está intensificando as operações de fiscalização de trânsito no município.

Durante o último fim de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares. Uma das operações desencadeadas, foi a Operação Kadron, fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fiscaliza a utilização de escapamentos irregulares. A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade.

No último dia 5, foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito do Detran Pará e DMTT.

A fiscalização segue durante a semana com blitze em vários pontos da cidade com o apoio da Guarda Municipal, além da fiscalização por meio do sistema de videomonitoramento realizada pelo Centro de Controle e Operações (CCO). (Édila Nunes / Fotos: Irisvelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Diário Oficial do município agora é 100% on-line

Publicado

em

A partir de agora a população ficará por dentro de todas as ações da gestão no Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-Domp).

Para isso, basta acessar o novo portal da Prefeitura, que foi totalmente reformulado, proporcionando maior navegabilidade ao cidadão.

A Prefeitura informou que visa dar a gestão pública mais rapidez e inovação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze