Connect with us

Bico do Papagaio

Produção do mel ganha destaque no Bico, Maranhão e Pará

Publicado

em

Presente na casa de diversos brasileiros, o mel se tornou um dos maiores aliados para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico durante a pandemia de Covid-19. Por ter uma grande procura, a sua produção aumentou significativamente. Como reflexo dessa realidade, o Programa Colmeias, iniciativa de uma empresa privada, vem incentivando o fortalecimento da apicultura e o crescimento da cadeia apícula nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.  

Com ótima aceitação, o programa tem contribuído atualmente na geração de renda de 87 famílias de apicultores da região do Bico do Papagaio; Tocantina, no Maranhão e Carajás, no Pará. Os eixos de atuação incluem organização e gestão, assistência técnica e tecnológica, comercialização e mercado.  


O programa já conta com 11 cidades, entre elas: Imperatriz, Açailândia, Davinópolis, Governador Edson Lobão, São João do Paraíso, Vila Nova dos Martírios no Maranhão, Dom Eliseu, n aregião Tocantina Maranhense; Ulianópolis em Carajás e Angico, Nazaré e Riachinho no Bico. Nessas localidades, atualmente, são produzidos aproximadamente um total de 9 toneladas de mel, no entanto o programa tem prospectado a diversificação da produção e manejo integrado da atividade, para a produção de própolis, Pólen, cera e outros produtos em potencial.   

“Em 2020 houve um aumento de 29%, em relação a 2019, no volume de mel produzido nas comunidades participantes. Para este ano, a nossa meta é ceder as áreas de florestas nativas da Suzano para a instalação de apiários, melhorando assim a renda dos apicultores, fortalecendo a cadeia produtiva do mel na região de atuação da unidade no MA e contribuindo para a preservação da natureza por meio da polinização”, acrescenta Ana Paula Pulito, Coordenadora de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente da empresa. 

Benefícios do mel e da própolis – Com a pandemia de Covid-19, houve um aumento por produtos que fortalecessem a imunidade, um dos principais motivos que levaram a elevação das vendas do mel. Além disso, as abelhas também produzem a própolis a partir da seiva das árvores.  

Mel e suas possibilidades – Produzido por meio de uma batedeira e técnicas específicas de preparo, o mel possui uma textura mais densa e cremosa, como o nome já diz. O produto se destaca pela sua diversidade de sabores, além do natural, há ainda opções com gengibre, chocolate e café. O mel cremoso mantém propriedades benéficas para o organismo similar ao que o mel in natura oferece.  (Com informações da Ascom)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Semana começa com ocupação total de UTI’s Covid no Bico

Publicado

em

Apesar de experimentar um arrefecimento na ocupação dos leitos clínicos para Covid-19, nas unidades de saúde do Bico, o cenário de vagas de UTI é preocupante, com ocupação total dos leitos que estão todos no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug).

Quatro pacientes estão na fila de espera por vagas de UTI, sendo 2 de Wanderlândia, 1 de Araguatins e 1 de Xambioá.

As disponibilidades para leitos clínicos na região, seguem com ocupação de 63,5%. Ao todos, nos Hospitais de Augustinópolis e Xambioá, são 27 vagas, estando 17 ocupadas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Violência, aglomeração e desordem durante final de semana

Publicado

em

Xambioá no Bico do Papagaio teve um final de semana bastante movimentado, turbinado principalmente por violência, aglomeração e bebedeira, além de cenas de briga campal, tudo transmitido ao vivo por meio de lives e compartilhamentos em redes sociais.

Vários episódios foram registrados pela cidade, como em bares, praia, avenidas Araguaia e outras.

Ninguém foi preso ou detido.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Homem é preso com moto adulterada na Vila Tocantins

Publicado

em

Uma motocicleta Honda XLR 125 foi apreendida pela equipe de Patrulha Rural do 9º Batalhão da Polícia Militar, durante patrulhamento na sexta-feira, 11, no povoado de Vila Tocantins, em Esperantina, no Bico do Papagaio.

O veículo estava com placa adulterada e o responsável pela moto, homem de 23 anos, acabou preso.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze