- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Produção do mel ganha destaque no Bico, Maranhão e Pará

Mais Lidas

Presente na casa de diversos brasileiros, o mel se tornou um dos maiores aliados para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico durante a pandemia de Covid-19. Por ter uma grande procura, a sua produção aumentou significativamente. Como reflexo dessa realidade, o Programa Colmeias, iniciativa de uma empresa privada, vem incentivando o fortalecimento da apicultura e o crescimento da cadeia apícula nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins.  

Com ótima aceitação, o programa tem contribuído atualmente na geração de renda de 87 famílias de apicultores da região do Bico do Papagaio; Tocantina, no Maranhão e Carajás, no Pará. Os eixos de atuação incluem organização e gestão, assistência técnica e tecnológica, comercialização e mercado.  


O programa já conta com 11 cidades, entre elas: Imperatriz, Açailândia, Davinópolis, Governador Edson Lobão, São João do Paraíso, Vila Nova dos Martírios no Maranhão, Dom Eliseu, n aregião Tocantina Maranhense; Ulianópolis em Carajás e Angico, Nazaré e Riachinho no Bico. Nessas localidades, atualmente, são produzidos aproximadamente um total de 9 toneladas de mel, no entanto o programa tem prospectado a diversificação da produção e manejo integrado da atividade, para a produção de própolis, Pólen, cera e outros produtos em potencial.   

“Em 2020 houve um aumento de 29%, em relação a 2019, no volume de mel produzido nas comunidades participantes. Para este ano, a nossa meta é ceder as áreas de florestas nativas da Suzano para a instalação de apiários, melhorando assim a renda dos apicultores, fortalecendo a cadeia produtiva do mel na região de atuação da unidade no MA e contribuindo para a preservação da natureza por meio da polinização”, acrescenta Ana Paula Pulito, Coordenadora de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente da empresa. 

Benefícios do mel e da própolis – Com a pandemia de Covid-19, houve um aumento por produtos que fortalecessem a imunidade, um dos principais motivos que levaram a elevação das vendas do mel. Além disso, as abelhas também produzem a própolis a partir da seiva das árvores.  

Mel e suas possibilidades – Produzido por meio de uma batedeira e técnicas específicas de preparo, o mel possui uma textura mais densa e cremosa, como o nome já diz. O produto se destaca pela sua diversidade de sabores, além do natural, há ainda opções com gengibre, chocolate e café. O mel cremoso mantém propriedades benéficas para o organismo similar ao que o mel in natura oferece.  (Com informações da Ascom)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias