Connect with us

Bico do Papagaio

Proerd forma mais turmas em Tocantinópolis e Palmeiras

Publicado

em

TOC (5)

Na segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de junho foram realizadas as cerimônias de formatura de mais duas turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd respectivamente nas cidades de Palmeiras e Tocantinópolis. As solenidades contaram com a participação de diversas autoridades e personalidades da área de circunscrição da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, representando os diversos órgãos que compõem a rede de apoio à infância e à juventude na região.

Durante as solenidades receberam o certificado de conclusão do curso Proerd 473 alunos de 9 escolas das redes Municipal, Estadual e Conveniadas das duas cidades, das quais 02 formandos de Palmeiras e 07 de Tocantinópolis receberam 01 bicicleta cada, por terem tido suas redações classificadas entre as melhores produzidas em sala de aula, como parte das atividades dos três meses de curso.

Autoridades de Palmeiras do Tocantins receberam também o certificado de “Amigos do Proerd”, como Gleidivânia Maria Roldão, secretária de Educação; Marly Miranda, secretária de Administração; 2º Ten Jardson da Conceição Sodré, incentivador do programa no município; Rozalina Imaculada Conceição, diretora da Escola Municipal Tia Lila e Queila Delta, diretora da Escola Padre Josimo, além de outras autoridades que contribuem com o programa. O Proerd formou 112 alunos no município, ambos da Escola Municipal Tia Lila e Escola Municipal Padre Josimo.

Já em Tocantinópolis o evento de formatura contou com a presença de 361 formandos de sete escolas das redes Municipal, Estadual e Conveniada de Ensino, e contou com a participação de várias autoridades do município e do estado, além de personalidades e colaboradores, entre estes Dorismar Carvalho de Sousa, diretor regional de Ensino; Marly Monteiro Fonseca, secretária municipal de Educação; Aderson Marinho Neto, presidente da Câmara Municipal; Cristiane de Oliveira Rosa, no ato representando Fabion Gomes de Sousa, prefeito municipal, Adonato Cavalcante da Silva, empresário do grupo Eletro Silva e colaborador do programa, além de outros. A formatura também contou com a participação da Bamutoc – Banda Municipal de Música de Tocantinópolis, que sob a regência do maestro Dário Cardoso fez a abertura do evento e mais duas apresentações culturais.

Neste ano, em Tocantinópolis, o Proerd atendeu alunos da Escola Municipal Walfredo Campos Maia, Escola Municipal Alto da Boa Vista II, Escola Municipal Professor Antônio Farias, Escola Estadual Professora Aldenora Alves Correia, Centro Educacional Infantil Nossa Escolinha, Escola Estadual XV de Novembro e Escola Paroquial Cristo Rei.

As autoridades do Estado e dos dois Municípios que estiveram prestigiando a diplomação dos formandos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do Programa, que muito tem contribuído para a formação do caráter e para a elevação do sentimento de amor próprio, de respeito consigo mesmo e para com a sociedade por parte de nossos jovens, bem como para que eles por si mesmos assumam a responsabilidade de se manter longe das drogas e da violência.

O Proerd é um programa eminentemente preventivo, aplicado pela Polícia Militar, que trabalha em parceria com as escolas, o Poder Público e a família, e prioriza o atendimento às crianças entre 09 e 12 anos, com ênfase àquelas que estejam cursando o 5º ano do Ensino Fundamental. Tem duração de 11 semanas, durante um semestre letivo, sendo ministrada uma aula por semana.

Os instrutores Proerd são policiais militares fardados, que contam com o auxílio das Cartilhas Proerd e a participação dos professores e gestores das escolas em que atuam. Atualmente a 5ª CIPM conta com três instrutores Proerd. O Programa foi implantado em Tocantinópolis no ano de 2005, formando naquele ano, em sua primeira e segunda turma, 608 alunos. De sua implantação até a presente data já foram realizadas 29 formaturas nas cidades que compõem a área de circunscrição da 5ª CIPM, perfazendo um total de 9.773 crianças e adolescentes e 131 pais certificados com o diploma Proerd. (Ascom 5ª CIPM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

BURITI: Saúde oficializa 5ª morte por Covid

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que neste domingo, 11 de abril, foi oficializada mais uma morte por Covid-19, no município de Buriti, no Bico do Papagaio. A morte ocorreu no dia 29 de março e sobe para cinco o número de vítimas pela doença.

O óbito é de um homem de 78 anos, sem comorbidades relatadas. Ele estava internado no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANGICO: Acidente na TO-134 perto do povoado Mato Redondo deixa dois mortos

Publicado

em

Um acidente na TO-134, no Bico do Papagaio, deixou duas pessoas mortas na noite deste sábado (10). A colisão foi perto do povoado Mato Redondo, em Angico. A motocicleta em que Almecides Alves Wanderley e Cláudia Bezerra Damasceno estavam bateu de frente com um carro. O motorista do carro disse para a Polícia Militar que a moto teria invadido a contramão.

Almecides e Cláudia caíram na pista após o impado. Aegundo o motorista do carro informou no depoimento, após a queda Almecides foi atropelado por um caminhão que passava pelo local. O motorista do carro disse que o caminhoneiro não parou para ajudar e que não foi possível identificar o veículo.

A perícia científica foi chamada para avaliar o local e averiguar as informações prestadas pelo motorista do carro. Como a documentação dele estava em dia, o veículo foi liberado após o trabalho. A motocicleta estava com a documentação irregular e por isso foi apreendida e levada ao pelotão da PM em Ananás. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Marginal furta dinheiro, joias e pistola na casa de militar, usa a arma contra PM’s e termina aventura morto

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) apreendeu no sábado, 10, joias, cerca de R$ 600,00 em espécie e uma pistola .380, furtadas da residência de um policial militar, na cidade de Buriti, no Bico do Papagaio. O indivíduo, 29 anos, suspeito de praticar o crime, acabou trocando tiros com a guarnição de policiais militares do 9° Batalhão da PM (9° BPM). 

Durante diligência na tentativa de prender o acusado, o homem acabou efetuando três disparos contra a guarnição da PM, usando a própria arma de fogo furtada da residência do policial. Os militares revidaram e mataram o individuo.

A PM informou que o homem já é conhecido pela prática de crimes de furto e roubo em cidades da região, havia sido visto rondando a residência do policial.

O policial militar, vítima do furto, juntamente com a guarnição do Pelotão da PM em Buriti foi até o endereço onde o autor estava escondido. Ao perceber a chegada da PM, o autor ainda tentou fugir rumo aos fundos do imóvel, sendo acompanhado pelos militares que faziam o cerco. O indivíduo, sabendo que seria preso após tentar e não conseguir pular uma cerca de arames, atirou contra os policiais.

O local foi isolado e preservado até a chegada da equipe da perícia e do Instituto Médico Legal (IML). Através do sistema, a guarnição da PM constatou que o autor possuía um mandado de prisão expedido pela justiça do Estado do Maranhão. Os objetos recuperados pela PM foram recolhidos pela perícia para os procedimentos legais.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze