Connect with us

Bico do Papagaio

Proerd forma mais turmas em Tocantinópolis e Palmeiras

Publicado

em

TOC (5)

Na segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de junho foram realizadas as cerimônias de formatura de mais duas turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd respectivamente nas cidades de Palmeiras e Tocantinópolis. As solenidades contaram com a participação de diversas autoridades e personalidades da área de circunscrição da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, representando os diversos órgãos que compõem a rede de apoio à infância e à juventude na região.

Durante as solenidades receberam o certificado de conclusão do curso Proerd 473 alunos de 9 escolas das redes Municipal, Estadual e Conveniadas das duas cidades, das quais 02 formandos de Palmeiras e 07 de Tocantinópolis receberam 01 bicicleta cada, por terem tido suas redações classificadas entre as melhores produzidas em sala de aula, como parte das atividades dos três meses de curso.

Autoridades de Palmeiras do Tocantins receberam também o certificado de “Amigos do Proerd”, como Gleidivânia Maria Roldão, secretária de Educação; Marly Miranda, secretária de Administração; 2º Ten Jardson da Conceição Sodré, incentivador do programa no município; Rozalina Imaculada Conceição, diretora da Escola Municipal Tia Lila e Queila Delta, diretora da Escola Padre Josimo, além de outras autoridades que contribuem com o programa. O Proerd formou 112 alunos no município, ambos da Escola Municipal Tia Lila e Escola Municipal Padre Josimo.

Já em Tocantinópolis o evento de formatura contou com a presença de 361 formandos de sete escolas das redes Municipal, Estadual e Conveniada de Ensino, e contou com a participação de várias autoridades do município e do estado, além de personalidades e colaboradores, entre estes Dorismar Carvalho de Sousa, diretor regional de Ensino; Marly Monteiro Fonseca, secretária municipal de Educação; Aderson Marinho Neto, presidente da Câmara Municipal; Cristiane de Oliveira Rosa, no ato representando Fabion Gomes de Sousa, prefeito municipal, Adonato Cavalcante da Silva, empresário do grupo Eletro Silva e colaborador do programa, além de outros. A formatura também contou com a participação da Bamutoc – Banda Municipal de Música de Tocantinópolis, que sob a regência do maestro Dário Cardoso fez a abertura do evento e mais duas apresentações culturais.

Neste ano, em Tocantinópolis, o Proerd atendeu alunos da Escola Municipal Walfredo Campos Maia, Escola Municipal Alto da Boa Vista II, Escola Municipal Professor Antônio Farias, Escola Estadual Professora Aldenora Alves Correia, Centro Educacional Infantil Nossa Escolinha, Escola Estadual XV de Novembro e Escola Paroquial Cristo Rei.

As autoridades do Estado e dos dois Municípios que estiveram prestigiando a diplomação dos formandos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do Programa, que muito tem contribuído para a formação do caráter e para a elevação do sentimento de amor próprio, de respeito consigo mesmo e para com a sociedade por parte de nossos jovens, bem como para que eles por si mesmos assumam a responsabilidade de se manter longe das drogas e da violência.

O Proerd é um programa eminentemente preventivo, aplicado pela Polícia Militar, que trabalha em parceria com as escolas, o Poder Público e a família, e prioriza o atendimento às crianças entre 09 e 12 anos, com ênfase àquelas que estejam cursando o 5º ano do Ensino Fundamental. Tem duração de 11 semanas, durante um semestre letivo, sendo ministrada uma aula por semana.

Os instrutores Proerd são policiais militares fardados, que contam com o auxílio das Cartilhas Proerd e a participação dos professores e gestores das escolas em que atuam. Atualmente a 5ª CIPM conta com três instrutores Proerd. O Programa foi implantado em Tocantinópolis no ano de 2005, formando naquele ano, em sua primeira e segunda turma, 608 alunos. De sua implantação até a presente data já foram realizadas 29 formaturas nas cidades que compõem a área de circunscrição da 5ª CIPM, perfazendo um total de 9.773 crianças e adolescentes e 131 pais certificados com o diploma Proerd. (Ascom 5ª CIPM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com auxílio de videomonitoramento, PM recupera motocicleta furtada e apreende dois menores suspeitos

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou na manhã dessa segunda-feira, 23, em um bairro de Araguatins, norte do Estado, uma motocicleta Honda CG 125 Fan, que havia sido furtada na manhã do último sábado, dia 21, em Araguatins. Na ação, a PM acabou apreendendo dois menores de 16 anos, suspeitos de terem furtado o veículo de um homem de 30 anos.

As primeiras informações que chegaram à PM dando conta do furto da motocicleta partiram da própria vítima que ligou na Central de Operações da PM (Copom) e fez a denúncia.

Os policiais militares chegaram até aos menores infratores graças às imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento do 9º Batalhão da PM (9° BPM) e informações levantadas pela equipe de agentes da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

A motocicleta e os adolescentes infratores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para as providências.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: OAB inaugura sede de subseção

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins inaugurou, neste sábado, 28, a subseção de Araguatins. O evento contou com a presença do presidente da Ordem, Gedeon Pitaluga, e da presidente da subseção de Araguatins, Andréa Gonzalez.

“A advocacia do Bico do Papagaio vive um momento excepcional de realização. Há exatos 2 anos conduzimos o presidente Dr. Gedeon Pitaluga à presidência da Seccional da OAB Tocantins com o compromisso da construção da sede da subseção da OAB de Araguatins, o que foi honrado e muito nos orgulha e nos alegra”, destaca a presidente da subseção, Andréa Gonzalez.

Durante a cerimônia, a história de luta para que se conseguisse construir a nova sede foi relembrada.

“A construção do prédio da Subseção da OAB de Araguatins representa não um privilégio, mas a dignidade da classe dos advogados e advogadas do Bico do Papagaio que há tantos anos esperava, e agora esse sonho foi concretizado pela atual gestão”, exalta a presidente.

O presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga reforça o seu compromisso com a advocacia.

“É um simbolismo muito grande, um simbolismo pela efetiva  presença da Ordem dos Advogados na cidade considerada Portal do Bico do Papagaio, mas sobretudo, um compromisso de um trabalho em prol da dignidade da advocacia biquense, edificada com a sede, mas compromissada com a defesa das prerrogativas da advocacia no Bico do Papagaio”, afirma.

A inauguração foi marcada pela homenagem à Esperança Garcia, considerada autora do primeiro Habeas Corpus registrado no país em 1770.

Estiveram presentes na inauguração da sede da OAB – Subseção Araguatins, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Sérgio do Vale, o vice-presidente da Subseção de Araguatins, Dr. Vilmar Livino, a secretária adjunta, Dra. Sarah Coelho, a coordenadora regional da ESA, Dra. Karla Kessia de Lima Pereira, o secretário adjunto da OAB/TO Dr. Fernando Furlan, o diretor tesoureiro da OAB/TO Dr. Adwardys de Barros Vinhal, a conselheira estadual, Dra. Isabel Cristina Ferreira, os ex-presidentes da Subseção, Renato Santana Gomes e Cristiane Aparecida de Carvalho Costa, a coordenadora de prerrogativas da OAB/TO e presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Dra. Elaine Noleto e a conselheira estadual, Dra. Antônia de Kássia Silva de Sousa Pinho, além da advocacia e autoridades locais. (Julia Varajão)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Sargento do Exército morto em acidente de trânsito é sepultado

Publicado

em

Foi enterrado neste domingo (29), em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, o corpo do 3º Sargento do Exército Valenttim de Oliveira, que morreu após um acidente registrado na BR-010, perímetro urbano de Palmas, na noite de sexta-feira (27).

Segundo informações da Polícia Militar, dois militares do Exército morreram e um ficou ferido, após o carro capotar na rodovia. Além de Valenttim, o cabo Jhomes Gleiton Lima também não resistiu. O corpo dele deve ser sepultado nesta segunda-feira (30), em Paragominas (PA), onde vive a família.

O terceiro militar ficou ferido e foi levado para o Hospital Geral de Palmas. A informação do Exército é que ele está bem. O cabo passou por exames e por avaliação médica e segue internado no HGP.

O acidente

A PM foi chamada para atender o acidente na noite de sexta-feira e no local, se deparou com o veículo, um monza na cor marrom, capotado. Dentro do veículo, havia um cabo do Exército preso às ferragens.

O dono do carro, também cabo do Exército estava do lado de fora com sinais vitais, mas inconsciente. O sargento Valenttim também foi encontrado fora do veículo, já sem vida.

Segundo testemunhas, o automóvel seguia no sentido sul da cidade, quando capotou. Os dois cabos foram encaminhados para o hospital, mas Jhomes Gleiton, o proprietário do veículo, acabou morrendo no Hospital Geral de Palmas.

Os militares são lotados no 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Em nota, a corporação informou que os militares estavam em horário de folga e que o acidente não envolveu outro veículo.

“Face ao ocorrido, o 22º BI e seus integrantes lamentam o ocorrido e estendem suas condolências aos familiares e amigos; e informam que se mantêm prestando assistência às famílias dos militares”.

Continue lendo
publicidade Bronze