Em busca da organização da rede de assistência à saúde do Estado do Tocantins, para manejo correto e tratamento de possíveis casos do novo coronavírus, agora denominado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como COVID – 2019, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quarta-feira, 12, em Palmas, capacitação para técnicos dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Comissões de Controle de Infecções Hospitalares dos 18 hospitais de gestão estadual, entre eles os de Augustinópolise Xambioá, no Bico do Papagaio.

A diretora de Apoio à Gestão Hospitalar, Damarys Curcino Olebar, informou que o Estado está trabalhando para manter todos os serviços assistenciais de saúde preparados para o possível aparecimento de caso do novo vírus. “Já houve reuniões e apresentações do Plano de Contingência do novo COVID-2019 para diretores-gerais, técnicos de enfermagem e coordenadores de enfermagem dos hospitais. Agora, estamos qualificando outros servidores para que as nossas unidades hospitalares e os profissionais estejam preparados para atender estes pacientes”, afirmou.

Durante a capacitação, os profissionais tiveram conhecimento da situação epidemiológica do novo vírus no mundo, onde já foram registrados 45.204 casos, com 1.116 óbitos, a maioria na China. Além disso, os técnicos receberam orientações sobre acolhimento dos casos suspeitos, medidas de prevenção, classificação de risco, transportes de pacientes, procedimentos operacionais, planos de assistência hospitalar, coleta de amostras, usos de equipamentos de proteção, dentre outras orientações. A capacitação foi organizada pela Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias e pela Superintendência de Vigilância em Saúde.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.