- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 11 / setembro / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Profissionais de Saúde do Bico recebem capacitação para o combate a doenças imunopreveníveis

Mais Lidas

Com o objetivo de capacitar profissionais de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) promove nos dias 28 e 29 de agosto o I Seminário para o Fortalecimento da Vigilância das Doenças Imunopreveníveis no Estado. O evento é organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) em parceria com o Conselho Municipal de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-TO), o Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) e o Ministério da Saúde (MS). As atividades ocorrem no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (ALETO).

O seminário tem como foco principal fortalecer a vigilância das doenças imunopreveníveis, ou seja, aquelas que podem ser prevenidas por meio de vacinas. Participam do evento equipes de saúde dos 139 municípios tocantinenses, com especial atenção aos coordenadores de vigilância epidemiológica, de imunização e de atenção primária. Durante os dois dias de seminário, serão abordados diversos temas relacionados à vigilância, incluindo a notificação nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde e a vacinação como medida preventiva.

A enfermeira Hayani Farias, da Área Técnica da Vigilância Epidemiológica da SES-TO, ressaltou que o evento busca fortalecer a vigilância epidemiológica no Tocantins, proporcionando atualizações e orientações aos municípios. É o primeiro seminário com foco no fortalecimento da vigilância das doenças imunopreveníveis, trazendo como tema central a atenção redobrada sobre essas doenças. Estão presentes representantes de todos os municípios do Estado, além de núcleos hospitalares estaduais e particulares de Palmas.

Greice Madeleine Carmo, coordenadora geral de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis do Departamento do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, destacou a importância de trabalhar com a vigilância das doenças preveníveis por vacina. Ela apresentou o panorama brasileiro, classificando as doenças conforme seu estado de erradicação, eliminação, controle ou potencial de surto. Entre as doenças discutidas estão meningites, sarampo, rubéola, tétano, entre outras.

Durante o seminário, os profissionais serão capacitados sobre a importância da vacinação no contexto das doenças imunopreveníveis, o cenário epidemiológico da vacinação no Tocantins, doenças preveníveis na primeira infância, o panorama epidemiológico do MPOX, a situação epidemiológica das hepatites virais e das meningites no Tocantins, a vacinação contra a Covid-19 em populações vulneráveis em Palmas, e sobre doenças imunopreveníveis em adultos e situações especiais, entre outros temas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias