Connect with us

Bico do Papagaio

Profissionais do Bico passam por capacitação para o diagnóstico precoce da hanseníase

Publicado

em

Augustinópolis, Axixá e Maurilândia participam, nos dias 07 a 09 de novembro, de capacitação em Prevenção de Incapacidades de Hanseníase. O evento é direcionado a fisioterapeutas e enfermeiros e faz parte de uma série de ações que Sesau está promovendo para ampliação do diagnóstico precoce e a quebra do ciclo de transmissão da doença.

A técnica da Assessoria de Hanseníase da SES, Suen Santos, explica que a Hanseníase é uma doença crônica de notificação compulsória e investigação obrigatória, causada pelo Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen), que acomete a pele e os nervos periféricos, podendo causar incapacidades físicas e deformidades.

Ela reforça que os profissionais de saúde têm papel preponderante no controle e eliminação deste agravo. “Todos que se encontram engajados no atendimento ao paciente com hanseníase, devem estar preparados e atualizados tecnicamente para realizar um diagnóstico e tratamento precoces, evitando as deformidades decorrentes do processo saúde-doença”, disse a técnica, justificando a necessidade da capacitação que habilitará profissionais a atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em ações voltadas para ações de prevenção de incapacidade, avaliação do grau de incapacidade, vigilância de contatos e organização de serviço.

A capacitação acontecerá de 8h às 18h, no auditório térreo do Anexo I da Secretaria, na quadra 104 Norte, AV. NS 02, Lote 30, Edifício Lauro Knop. (Com informações de Lisane Braga)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Tocantinópolis e Esperantina tem novas confirmações de óbitos por Covid-19

Publicado

em

Mais duas mortes foram confirmadas como sendo pro Covid-19 no Bico do Papagaio. Os óbitos são nos municípios de Tocantinópolis e Esperantina. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

O óbito em Tocantinópolis é de um paciente do sexo masculino, de 64 anos, com obesidade, hipertensão e diabetes. Ele faleceu em 27 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Já a vítima de Esperantina, é mulher de 43 anos, com diabetes e obesidade. O óbito aconteceu no dia 17 de outubro, também no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carretas batem de frente na BR-153

Publicado

em

Um acidente envolvendo caminhões foi registrado na manhã desta terça-feira (20) na BR-153 entre Wanderlândia e Araguaína, no Bico do Papagaio. Os bombeiros informaram que foram chamados para retirar um corpo preso às ferragens. A pista está totalmente interditada para retirada dos veículos.

A colisão aconteceu próximo de uma ponte sobre o ribeirão Lajes.

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma equipe também foi para o local atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a colisão, mas chovia no momento do acidente. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Caminhonete capota na TO-404 e vítimas são socorridas

Publicado

em

Nas primeiras horas desta terça-feira, 20, bombeiros militares foram acionados para atender vítimas de um capotamento na TO-404, na rodovia estadual que liga a cidade de Augustinópolis à TO-010, nas proximidades de Araguatins, sede da 3ª Companhia. Um casal estava no carro.

Segundo os militares, o acidente ocorreu por voltas das 7h43, no Km 30 da TO-404. Os ocupantes da camionete foram identificados como José Miranda Barbosa e Maria Olívia Maciel Barbosa. Ambos tiveram apenas escoriações, foram avaliadas pelos socorristas e levados para um hospital em Augustinópolis.

O carro é um pick up branca, com placa de Manaus (AM), que foi parar fora da pista com o capotamento.

Continue lendo
publicidade Bronze