- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 16 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Programa Jovem Trabalhador inicia contratações no Tocantins

Mais Lidas

A semana começou movimentada no pólo da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) em Palmas, Tocantins. O processo de contratação dos jovens que irão atuar no Programa Jovem Trabalhador teve início e os selecionados estão realizando a entrega das documentações necessárias. O Programa é uma iniciativa do Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento social em parceria com a Renapsi.   

Aos 19 anos, a jovem Gabriela Carvalho está animada com a primeira oportunidade de emprego. Ela ficou sabendo do programa através das redes sociais e foi incentivada por familiares a realizar a inscrição.   

“Eu acho que é uma oportunidade muito boa para eu conseguir desenvolver algumas habilidades para realmente ingressar no mercado de trabalho já com alguma experiência. Eu fiquei sabendo pela internet, e meus familiares me mandaram o link da inscrição. Quando eu recebi a notícia que fui selecionada, primeiramente eu fiquei assim um pouco confusa porque eu não estava esperando, mas depois eu fiquei empolgada, nervosa… foi um mix de emoções porque eu nunca tinha tido a oportunidade de ter um trabalho”, afirmou Gabriela.   

Independência Financeira 

Com o primeiro emprego, a jovem que é do Maranhão e está no Tocantins há sete anos espera conquistar a sua independência financeira e se desenvolver, pessoal e profissionalmente, com essa primeira oportunidade. Gabriela recomenda ainda que outros jovens se inscrevam para ter essa experiência.    

“O que eu sinto realmente é um sentimento de realização. Quero buscar minha independência financeira, conquistar minhas coisas. Eu recomendo aos jovens que se inscrevam porque é uma oportunidade muito boa para quem ainda não fez. Além do desenvolvimento pessoal, é uma oportunidade de conhecer pessoas novas e de realmente ingressar no mercado de trabalho”, avaliou.   

Oportunidade  

“Vai mudar a vida dele, é a realização de um sonho”, é assim que a professora Magna Goreth da Silva descreve a oportunidade que o filho, Victor Hugo está tendo ao ingressar no Programa Jovem Trabalhador. Victor é autista e é um dos jovens que adentrou o Programa através da cota para PcD.  

“A minha expectativa agora com a contratação dele é de que ele desenvolva um trabalho de excelência, no grupo que ele venha a fazer parte né, que venha a dar o melhor de si, para que possa se destacar e fazer um trabalho de excelência”, afirmou a mãe que acompanhou o jovem na entrega da documentação. 

Inscrições 

Maior programa de primeiro emprego do norte do país, o Programa Jovem Trabalhador irá abrir 3 mil postos de trabalho nos 139 municípios do Estado. Na primeira etapa, 1.500 jovens serão contratados para atuar nos órgãos públicos na função de auxiliar administrativo.   

Para fazer a inscrição o jovem deve acessar o site: jovemtrabalhadorto.org.br e preencher o cadastro. É necessário que o jovem tenha renda familiar de até dois salários mínimos nacional ou meio salário mínimo per capita, ou inscrição no CadÚnico. O jovem deve estar cursando o ensino fundamental ou médio (ou já ter concluído o ensino médio) e ser ou ter sido estudante da rede pública ou bolsista 100% de rede particular. No Tocantins, além das cotas para PCD (5% a 10%) e para o socioeducativo (5%) haverá prioridade na contratação de jovens indígenas, ribeirinhos e quilombolas. (Izabela Martins)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias