Connect with us

Bico do Papagaio

Programa Útero é Vida atende mais seis municípios no Bico

Publicado

em

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA realiza em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/TO, SENAR Central e apoio das prefeituras locais mais seis edições do programa Útero é Vida nos dias 23, 24 e 25 de outubro, das 8h às 17h, nos municípios de Itaguatins, São Miguel, Sitio Novo, Axixá, Praia Norte e Araguatins.

As mulheres do meio rural terão atendimento médico, exames e transporte gratuito das fazendas, povoados rurais e assentamentos até o local dos atendimentos, além de dia de beleza e monitores para cuidarem das crianças, que ficarão na rua do lazer enquanto são atendidas pelos médicos e enfermeiros presentes.

Com o lançamento nacional em fevereiro deste ano, no município de Augustinópolis, 306 mulheres fizeram o exame e em seguida no município de Piraquê foram mais 103 exames totalizando 409 atendimentos. Destes, infelizmente, 366 exames (89%) apresentaram algum tipo de inflamação e dois casos de câncer foram detectados.

Na segunda etapa, os municípios de Nova Olinda, Darcinópolis, Wanderlândia, São Bento, Riachinho e Ananás receberam o programa totalizando 1285 exames efetuados. Na terceira etapa, os municípios de Sampaio e Esperantina atenderam mais 362 mulheres. A soma de todos os atendimentos nas primeiras etapas somou 2.056 exames.

Para Junior Marzola, presidente do Sistema FAET/SENAR, o programa tem muito a contribuir com a população tocantinense. “Sabemos que o índice de câncer na mulher é altíssimo e as mulheres do campo têm muito mais dificuldade para fazer a prevenção. E este programa veio para atender essa demanda tão significativa”. E ainda comentou: “o Senar trabalha com educação profissional e também promoção social, e o atendimento as mulheres é fundamental para a saúde completa no campo”. 

Estão confirmadas as presenças da presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu, e do presidente do Sistema FAET/SENAR, Júnior Marzola.

Programa Útero é Vida – Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural. Seu grande objetivo é diminuir as dificuldades com relação a atendimentos básicos na área de saúde para as mulheres rurais através da promoção de ações de sensibilização, conscientização e mobilização como: palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, higiene pessoal e principalmente realizando exame preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero – papanicolau – em mulheres em idade reprodutiva e posteriormente encaminhamento dos resultados. Este programa vai contribuir para melhoria da qualidade de vida da mulher rural.  

Programação:

23 de Outubro – Itaguatins e São Miguel

24 de Outubro – Sítio Novo e Axixá

25 de Outubro – Praia Norte e Araguatins

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bolecho aceita convite e entra na gestão Aquiles

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), convocou na noite desta segunda, 10, todo seu primeiro escalão para anunciar a chegada ex-prefeito Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, que fará parte da gestão.

Bolecho e Aquiles vinham negociando a entrada na gestão há cerca de um mês, mas a decisão acabou sendo protelada por conta do ex-prefeito ter contraído a Covid-19, ter sido internado e passado por processo de recuperação.


Aquiles ainda não tornou oficial qual pasta Bolecho vai assumir, mas a expectativa é que seja de Administração, realocando Wendell Miranda para a pasta de Finanças. Aquiles deve oficializar a definição nas próximas horas.

A ideia de buscar Bolecho, que havia sido coordenador da campanha de Ian Cavalcante (PL), adversário de Aquiles, foi do contador e principal conselheiro, Jailson Pontes, homem forte do Governo Municipal, que também é responsável pela indicação de Wendell Miranda, na Finanças e deu a última palavra para efetivação de Ulissevânia Sales, na Educação. O ex-prefeito de Axixá, Damião Castro, pela proximidade que tem com Bolecho, também ajudou no convencimento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta terça, 11

Publicado

em

Nesta terça-feira (11) começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que vai até o dia 8 de junho. Desta vez, o público-alvo são idosos com mais de 60 anos e professores. A estimativa é vacinar cerca de 33 milhões de pessoas nesta etapa.

Já a terceira fase, que acontecerá entre 9 de junho e 9 de julho, deve abranger cerca de 22 milhões de pessoas. As doses serão destinadas a integrantes das Forças Armadas; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; entre outros.


Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a campanha teve início no dia 12 de abril, focada na vacinação de crianças, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde e gestantes. De acordo com o vacinômetro da campanha, já foram aplicadas quase 7 milhões de doses. Mas atenção, pessoas que recentemente tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Dois indivíduos são presos no setor Nossa Senhora Aparecida portando garrucha

Publicado

em

Durante patrulhamento, na noite desse domingo, 09, no Setor Nossa Senhora Aparecida em Xambioá, a equipe de policiais militares avistou dois indivíduos, 26 e 37 anos, transitando em uma motocicleta Honda/CG 125 Titan de cor verde sendo que o passageiro estava sem capacete. Ao ser realizada a abordagem e busca pessoal, foi localizada dentro de uma mochila uma arma de fogo, tipo garrucha, e o veículo por possuir pendências administrativas foi apreendido.

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos, juntamente com as armas de fogo à Central de Flagrantes de Araguaína para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze