- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 28 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Programa Útero é Vida atende mais seis municípios no Bico

Mais Lidas

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA realiza em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/TO, SENAR Central e apoio das prefeituras locais mais seis edições do programa Útero é Vida nos dias 23, 24 e 25 de outubro, das 8h às 17h, nos municípios de Itaguatins, São Miguel, Sitio Novo, Axixá, Praia Norte e Araguatins.

As mulheres do meio rural terão atendimento médico, exames e transporte gratuito das fazendas, povoados rurais e assentamentos até o local dos atendimentos, além de dia de beleza e monitores para cuidarem das crianças, que ficarão na rua do lazer enquanto são atendidas pelos médicos e enfermeiros presentes.

Com o lançamento nacional em fevereiro deste ano, no município de Augustinópolis, 306 mulheres fizeram o exame e em seguida no município de Piraquê foram mais 103 exames totalizando 409 atendimentos. Destes, infelizmente, 366 exames (89%) apresentaram algum tipo de inflamação e dois casos de câncer foram detectados.

Na segunda etapa, os municípios de Nova Olinda, Darcinópolis, Wanderlândia, São Bento, Riachinho e Ananás receberam o programa totalizando 1285 exames efetuados. Na terceira etapa, os municípios de Sampaio e Esperantina atenderam mais 362 mulheres. A soma de todos os atendimentos nas primeiras etapas somou 2.056 exames.

Para Junior Marzola, presidente do Sistema FAET/SENAR, o programa tem muito a contribuir com a população tocantinense. “Sabemos que o índice de câncer na mulher é altíssimo e as mulheres do campo têm muito mais dificuldade para fazer a prevenção. E este programa veio para atender essa demanda tão significativa”. E ainda comentou: “o Senar trabalha com educação profissional e também promoção social, e o atendimento as mulheres é fundamental para a saúde completa no campo”. 

Estão confirmadas as presenças da presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu, e do presidente do Sistema FAET/SENAR, Júnior Marzola.

Programa Útero é Vida – Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural. Seu grande objetivo é diminuir as dificuldades com relação a atendimentos básicos na área de saúde para as mulheres rurais através da promoção de ações de sensibilização, conscientização e mobilização como: palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, higiene pessoal e principalmente realizando exame preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero – papanicolau – em mulheres em idade reprodutiva e posteriormente encaminhamento dos resultados. Este programa vai contribuir para melhoria da qualidade de vida da mulher rural.  

Programação:

23 de Outubro – Itaguatins e São Miguel

24 de Outubro – Sítio Novo e Axixá

25 de Outubro – Praia Norte e Araguatins

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias