Connect with us

Bico do Papagaio

Programa Útero é Vida atende mais seis municípios no Bico

Publicado

em

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA realiza em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/TO, SENAR Central e apoio das prefeituras locais mais seis edições do programa Útero é Vida nos dias 23, 24 e 25 de outubro, das 8h às 17h, nos municípios de Itaguatins, São Miguel, Sitio Novo, Axixá, Praia Norte e Araguatins.

As mulheres do meio rural terão atendimento médico, exames e transporte gratuito das fazendas, povoados rurais e assentamentos até o local dos atendimentos, além de dia de beleza e monitores para cuidarem das crianças, que ficarão na rua do lazer enquanto são atendidas pelos médicos e enfermeiros presentes.

Com o lançamento nacional em fevereiro deste ano, no município de Augustinópolis, 306 mulheres fizeram o exame e em seguida no município de Piraquê foram mais 103 exames totalizando 409 atendimentos. Destes, infelizmente, 366 exames (89%) apresentaram algum tipo de inflamação e dois casos de câncer foram detectados.

Na segunda etapa, os municípios de Nova Olinda, Darcinópolis, Wanderlândia, São Bento, Riachinho e Ananás receberam o programa totalizando 1285 exames efetuados. Na terceira etapa, os municípios de Sampaio e Esperantina atenderam mais 362 mulheres. A soma de todos os atendimentos nas primeiras etapas somou 2.056 exames.

Para Junior Marzola, presidente do Sistema FAET/SENAR, o programa tem muito a contribuir com a população tocantinense. “Sabemos que o índice de câncer na mulher é altíssimo e as mulheres do campo têm muito mais dificuldade para fazer a prevenção. E este programa veio para atender essa demanda tão significativa”. E ainda comentou: “o Senar trabalha com educação profissional e também promoção social, e o atendimento as mulheres é fundamental para a saúde completa no campo”. 

Estão confirmadas as presenças da presidente da CNA, Senadora Kátia Abreu, e do presidente do Sistema FAET/SENAR, Júnior Marzola.

Programa Útero é Vida – Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural. Seu grande objetivo é diminuir as dificuldades com relação a atendimentos básicos na área de saúde para as mulheres rurais através da promoção de ações de sensibilização, conscientização e mobilização como: palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, higiene pessoal e principalmente realizando exame preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero – papanicolau – em mulheres em idade reprodutiva e posteriormente encaminhamento dos resultados. Este programa vai contribuir para melhoria da qualidade de vida da mulher rural.  

Programação:

23 de Outubro – Itaguatins e São Miguel

24 de Outubro – Sítio Novo e Axixá

25 de Outubro – Praia Norte e Araguatins

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Ocupação de UTI’s Covid no Bico seguem baixas. Internações clínicas sobem

Publicado

em

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, experimentaram alta relevante na ala clínica na última semana. Os leitos clínicos estão disponibilizados no Regional de Augustinópolis e Xambioá.

Em Augustinópolis a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 92% e em Xambioá 73%.

Os leitos de UTI, que estão todos em Augustinópolis, estão com ocupação de 50%, nesta segunda-feira, 26.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Irajá começa articulação pró Edison Tabocão

Publicado

em

Desde o final de semana, o senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, iniciou uma maratona de reuniões com prefeitos, vereadores e líderes do Bico do Papagaio, para apresentar oficialmente o empresário Edison Tabocão, como pré-candidato a governador do Tocantins.

Edison é vice-presidente estadual do PSD.

Irajá permanecerá em Araguatins até quarta, recebendo e se reunindo com os líderes municipais.

Edison atua empresarialmente no setor de combustíveis, transporte e alimentação, com abrangência principalmente nos estados do Tocantins, Goiás e São Paulo. Em Araguatins, Tabocão tem forte identificação com a comunidade, local onde tem residência fixa no estado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wiston Gomes é convidado por Irajá e Tabocão para se filiar no PSD

Publicado

em

Neste final de semana, entre as intensas movimentações na residência do pré-candidato a governador, Edison Tabocão (PSD), que teve a presença dos senadores Irajá Abreu (PSD) e Kátia Abreu (PP), prefeitos, vereadores e líderes, o suplente de deputado estadual, Wiston Gomes, atualmente no PRTB, foi convidado por Irajá e Tabocão, a se filiar no PSD.

Wiston tem atuado nos bastidores com outros líderes de diversas regiões do estado, para formar uma “chapinha” composta apenas por pré-candidatos sem mandato, buscando equilibrar a disputa, porém, paralelo a isso, o convite de Tabocão pesa, pois Wiston tem apoio do empresário apalavrado desde a eleição municipal de 2020. Com o crescimento de Tabocão dentro do PSD, o empresário precisa ter nomes ligados diretamente a ele, dentro do PSD e não em outras legendas e Wiston seria um deles.


No primeiro semestre, o nome da vice-prefeita, Professora Elizabete, estava na lista de pré-candidatos do PSD, fato que também reforçaria o nome de Tabocão no contexto político. A informação foi publicada aqui no webjornal Folha do Bico, e imediatamente negada pela vice-prefeita. A negativa provocou enfraquecimento dela, junto a cúpula da legenda, que trabalha para fortalecer o partido, ainda mais agora, com um nome oficialmente colocado no cenário, como pré-candidato a governador. A nota divulgada pela vice-prefeita, deixou claro que da parte dela, não havia nenhum compromisso com a legenda. Aquiles percebeu a brecha, e sugeriu o nome do ex-prefeito José Guilherme, que já filiou e será o nome do prefeito, para reforçar o PSD.

Wiston Gomes ainda não se manifestou se aceitará ou não o convite de filiação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze