Connect with us

Tocantins

Projetos de energias limpas devem ser implantados no TO

Publicado

em

O Governo do Estado vem desenvolvendo e apoiando iniciativas para geração de energias renováveis que favoreçam diretamente a produção sem agressão aos recursos naturais e controle da poluição ambiental, a partir da ênfase em fontes como energia solar, eólica, hidráulica e de produtos da biomassa.

Um acordo fruto de parceria entre o Governo do Tocantins e o consórcio de empresa espanhola Alubar, com aval de aporte financeiro do Banco Mundial (Bird) através do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS ), vai resultar na instalação de um Parque de Energias Limpas no estado, com foco na produção de energia solar. De acordo com o superintendente de Produção de Energias Limpas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Olímpio Mascarenhas, o processo aguarda realização de leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o superintendente, propostas de outro grupo espanhol, também do ramo solar, se encontram em fase de avaliação para licenciamento no âmbito dos órgãos do Estado, e preveem instalação simultânea de unidades produtoras para o distrito de Luzimangues (Porto Nacional), Colinas e Miracema do Tocantins. “O Tocantins deve dar partida para alavancar empresas deste e outros segmentos de energias limpas”, afirmou Mascarenhas.

Potencial

Olímpio Mascarenhas, ao falar do grau de insolação do Tocantins como propulsor da geração de energia solar, diz que o Estado é bastante privilegiado em comparação com outras regiões do país e outras partes do mundo e que só falta mesmo no Estado confrontando com este potencial rico, a escassez de literatura sobre o tema. ”A Alemanha dispõe de apenas 1/3 da insolação que temos, mas o seu aproveitamento ultrapassa em 50% a carga da energia produzida e que consome”.

Relata o superintendente de Produção de Energias Limpas da Semades que a quantidade em kilowats alemã só fica atrás da energia produzida pela China e a que deverá advir da geração da usina de Belo Monte, mais de 38 kwa, hoje em construção na região Norte do Brasil. No exemplo tocantinense, ele observa que ao invés do que muitos pensam não é exatamente a quantidade de sol que gera a energia solar, mas o grau de luminosidade, “o que no Tocantins tem praticamente o ano inteiro”, atesta.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia novo concurso da Segurança Pública

Publicado

em

Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 

Continue lendo

Tocantins

PF realiza operação para investigar organização criminosa suspeita de corrupção no TCE do Tocantins

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta, 3, a Operação “Esopo 267”, visando desarticular organização criminosa suspeita de fraudar processos licitatórios e a execução de contratos relacionados a construção do prédio anexo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Aproximadamente 70 policiais cumprem 13 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Ministro Og Fernandes do Superior Tribunal de Justiça, além de outras medidas de interesse da investigação, nas cidades de Palmas/TO e Goiânia/GO.

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União constataram além dos indícios de fraude à licitação e de desvios na execução dos contratos, diversos outros elementos que apontam para o cometimento dos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, além da constituição de organização criminosa por servidores públicos e empresários do ramo da construção civil.

Além da obtenção de novas provas, busca-se interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, além de resguardar a aplicação da lei penal.

Os contratos investigados somam mais de R$ 25 milhões. A partir das movimentações financeiras suspeitas, laudos periciais e informações de campo, estima-se um prejuízo aos cofres púbicos da União superior a R$ 4 milhões.

A operação Esopo 267 faz referência a uma das versões da fábula do Lobo em pele de cordeiro, em virtude de que os ilícitos investigados estariam associados ao próprio órgão responsável por evitá-los.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: BRK Ambiental realiza obra emergencial após soterramento de unidade de captação de água no setor Maracanã

Publicado

em

A BRK Ambiental trabalha na perfuração de um novo poço em Araguaína, após o soterramento de uma unidade responsável pelo abastecimento de 16 bairros da cidade. Após o incidente, a concessionária precisou desativar o poço localizado no setor Maracanã e, por isso, até que seja concluída a obra da nova unidade, a região poderá enfrentar intermitência no fornecimento de água. 

Além de dar início imediato à perfuração de um novo poço para normalizar o abastecimento, a empresa vem adotando ações emergenciais para suprir a falta desse poço durante a obra, que deve durar cerca de 45 dias. Dentre as medidas já adotadas para suprir o déficit de produção de água na região, a BRK Ambiental aumentou as horas de operação de outros poços existentes, realiza manobras nas unidades de tratamento circunvizinhas e conta com o apoio de caminhão pipa (para atender unidades de saúde, escolas e situações emergenciais específicas). 

“Nossas equipes estão mobilizadas para reduzir ao máximo os transtornos para os clientes. Além do monitoramento do abastecimento nesta região, atuamos para concluir o quanto antes a perfuração do novo poço. Até lá, contamos também com a contribuição de todos, com o uso racional de água, para evitar maiores transtornos”, destaca Álem Felipe da Silva, responsável operacional da BRK Ambiental em Araguaína. 

A empresa orienta ainda que os clientes que possuem caixa d’água devem economizar para que os níveis dos reservatórios continuem suprindo a necessidade durante o período de obra e recuperação do sistema de abastecimento. Caso o cliente precise de alguma informação, pode procurar a concessionária pelos canais de atendimento como o 0800 6440 195, disponível 24h, e o Whatsapp (11) 99988-0001, que funciona em horário comercial e apenas por mensagem. 

Os bairros impactados pela ocorrência são: Maracanã, Universitário, Setor Sul, Presidente Lula, Costa Esmeralda, Costa Esmeralda Norte, Vila Norte, Vila Couto, Jardim das Mangueiras, Bela Vista I e II, Belchior, Vila Jardim, Boa Vista, Parque Bom Viver e Setor Barros. 

Continue lendo
publicidade Bronze