Connect with us

Bastidores

Promovido com recurso destinado por Tiago Dimas, Jogos Inclusivos do Tocantins começa em Palmas

Publicado

em

Com a participação de 107 paratletas das cidades de Palmas, Porto Nacional, Monte do Carmo, Gurupi, Miracema e Imperatriz (MA), começam, nesta sexta-feira, 1º de outubro, e vão até domingo, 3 de outubro, na Capital tocantinense, o 1º Jito (Jogos Inclusivos do Tocantins).

O evento, organizado pelo Instituto Reviver, de Palmas, será custeado por emenda parlamentar de R$ 130 mil destinada pelo deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO).

O Instituto Reviver foi uma das 12 entidades contempladas na 1ª Seleção Pública de Emendas Parlamentares promovida pelo deputado em 2019. O projeto aprovado previa a realização dos jogos em 2020, porém, por causa da pandemia do novo coronavírus, os jogos precisaram ser adiados para este ano.

De caráter intermunicipal e até com participantes de fora do Tocantins, o Jito será o maior evento esportivo inclusivo já realizado na história do Tocantins. “Nós estamos muito satisfeitos com todo o apoio e carinho que o deputado Tiago Dimas deu para o Instituto Reviver e para todas essas pessoas. O deputado acreditou na nossa instituição e agora podemos realizar esse grande evento atendendo todas essas pessoas com deficiência”, ressalta a diretora da entidade, Soraia Maria Tomaz.

Tiago Dimas, por sua vez, salientou ser uma honra enorme poder destinar recursos federais de suas emendas parlamentares individuais para uma entidade que trabalha pela inclusão e pelo bem estar de tantas pessoas que merecem e precisam de respeito a atenção. “A causa da inclusão é muito importante para mim. Eu tenho um orgulho enorme em ajudar na realização do primeiro Jito, envolvendo tantos paratletas”, destacou o deputado.

Jogos envolvem oito esportes diferentes em quatro sedes

Ao todo, nesse fim de semana de jitos, os paratletas vão disputar oito jogos diferentes, em quatro sedes distintas. Os esportes que fazem parte da competição são os seguintes: tênis em cadeira de rodas; atletismo (corridas, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo), parabadmiton, natação, bocha adaptada, basquete de cadeira de roda 3 x 3, ciclismo e pacanoagem. Já as provas se dividem entre AABB, Colégio Tiradentes, UFT (Universidade Federal do Tocantins) e Praia da Graciosa.

“Promover os Jogos Inclusivos sem dúvida é gratificante. Valorizar o esporte inclusivo e paralímpico é a meta do Instituto Reviver. Isso é educar por meio do esporte”, pontuou Soraia.

Instituto Reviver tem trabalho permanente de atendimento e esporte

O Instituto Reviver tem um trabalho permanente de com a promoção da não discriminação, inclusão social, capacitação, direito e ativismo da pessoa com deficiência, buscando melhoria na qualidade de vida de homens e mulheres do estado do Tocantins.

“Nós estamos focando, principalmente, no oferecimento do esporte adaptado. Mas, além disso, atendemos os familiares, com fortalecimento muscular da academia, com outras atividades e auxiliamos na aquisição de prótese, bem como na inserção das pessoas deficientes no mercado de trabalho”, explicou a diretora da entidade, Soraia Maria Tomaz.

Embora o instituto  tenha sede em Palmas, há pessoas beneficiadas de outros municípios, como Gurupi, Miracema e Porto Nacional.

A equipe de voluntários do Instituto Reviver é formada por pessoas de diferentes formações e conta com pais, professores, educadores físicos, fisioterapeutas, advogados, engenheiros, médicos, empresários e outros.

Transformação através de esporte e inclusão social

Assistido pelo Instituto Reviver e paratleta inscrito nos Jitos, Ilquias Lopes Pereira, 23 anos, destacou a transformação que a entidade fez na sua vida. “O Instituto Reviver é tudo para mim. Eu era um garoto que tinha vergonha da minha deficiência, não gostava de ficar no meio de muita gente. Aí comecei a competir quando o instituto me apresentou muita coisa. Vi que podia ganhar o mundo e conviver normalmente. Graças a Deus, eu consegui me aceitar como eu sou e sou muito feliz por fazer parte do Instituto Reviver”, frisou Ilquias.

Ilquias nasceu com uma má formação, tendo um dos braços apenas até o cotovelo. Via o instituto, ele faz atletismo, sendo destaque nas provas de corrida de 100 metros e 400 metros, além de lançamento de dardo. Agora, também vai testar a corrida nos 800 metros.

Por fim, ele destacou que, hoje, muitas pessoas estão escondidas em casa com vergonha da sua deficiência, mas o Instituto Reviver pode lhe apresentar um mundo novo para sonhar.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Deputada Vanda Monteiro apresenta emendas ao texto da LDO 2022

Publicado

em

A deputada estadual Vanda Monteiro apresentou 11 emendas aditivas com o objetivo de aprimorar o texto do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Tocantins para 2022. A LDO norteia a elaboração do orçamento anual e sua execução, com orçamento previsto, por exemplo, para o executivo, judiciário e legislativo, além do Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública.

Absorventes higiênicos

Com foco na ampliação e resolutividade da atenção primária, Vanda Monteiro apresentou emenda para a aquisição e distribuição de absorventes higiênicos para mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Vamos combater a pobreza menstrual, promovendo a dignidade destas mulheres e adolescentes e fortalecer os serviços prestados pela atenção básica dos municípios”, explicou.

Estadualização Hospital de Colinas

A estadualização do Hospital de Colinas e a reabertura da maternidade da cidade também estão dentro das emendas apresentadas pela parlamentar. “Junto ao prefeito Ksarin (PSL) e o Governo do Estado articulamos a estadualização do Hospital e também a reabertura da maternidade que poderá ser realidade a partir da aprovação das emendas”, comentou Vanda Monteiro.

Monitoramento das cidades

Vanda Monteiro sugere também prioridades e metas na LDO 2002 para a instalação de câmeras e monitoramento em todas as entradas e saídas dos 139 municípios. “A meta é promover a nossa segurança pública, aparelhando as equipes com equipamentos modernos, coibindo e ampliando a resolutividade dos crimes”, detalhou.

Saúde nas escolas e construção de quadras

Na área da saúde e educação, Vanda Monteiro apresentou duas emendas que sugerem, ao Governo, a implantação do programa de Saúde Bucal em todas as escolas por meio de parcerias entre o Estado e os municípios. Além disto, a parlamentar também requereu para as escolas da rede estadual, que ainda não possuem, a construção de quadras poliesportivas.

Recuperação asfáltica

Na área da infraestrutura, as emendas para a LDO sugerem a recuperação asfáltica das TO-020, no trecho entre Palmas e Novo Acordo; TO-030, entre Palmas e Santa Tereza, Novo Acordo e São Félix; TO-126, entre Itaguatins e Maurilândia do Tocantins; TO-335, no trecho entre Colinas do Tocantins e Couto Magalhães, bem como o trecho entre Colinas do Tocantins e Palmeirante e a TO-424, entre Filadélfia e Babaçulândia.

Continue lendo

Bastidores

Darci Coelho deve contribuir na missão dos 180 dias

Publicado

em

Uma das figuras mais importantes do processo de criação e implantação do estado do Tocantins, primeiro vice-governador, deputado federal por quatro mandatos, Darci Coelho, parece que vai ajudar Wanderlei Barbosa, governador interino, na missão dos 180 dias.

O possibilidade foi levantada, por conta da presença de Darci, na comitiva de Wanderlei Barbosa, que esteve nesse domingo, 24, em Brasília, para uma reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde o governador tratou de linhas de crédito para o Turismo, infraestruturas administrativas e transparência dos atos públicos.

O tocantinense e chefe de Gabinete do Ministro do Turismo, Hercy Filho também participou.

Continue lendo

Bastidores

Jairo Mariano, Deocleciano e Joseph devem ganhar protagonismo no Governo Wanderlei

Publicado

em

Esta semana o governador interino, Wanderlei Barbos (Sem Partido), deve promover mudança estratégicas no Governo do Tocantins, para preencher postos vagos, principalmente na Segurança Pública, onde o secretário e toda cúpula da Polícia Civil foram afastados, mas também em pontos chaves da gestão, onde deve colocar aliados de confiança.

Wanderlei criou informalmente uma espécie de núcleo de conselheiros, para ajudar na orientação e tomada de decisões, formado por Deoclesiano Gomes, procurador do estado; Jairo Mariano, atual presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa e Joseh Madeira, empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial (Acipa). Os dois primeiros, devem compor diretamente o Governo.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze