- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 15 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

Pronatec vai beneficiar famílias inseridas no CadÚnico

Mais Lidas

Durante reunião realizada entre vários secretários de estado, prefeitos de 16 municípios, entidades ofertantes de cursos de qualificação profissional e MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, foi debatida a oferta de cursos de qualificação profissional por meio do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, previsto dentro do Plano Brasil Sem Miséria para pessoas cadastradas no CadÚnico da Assistência Social.

Os 16 municípios tocantinenses que devem receber os cursos foram selecionados de acordo com o número de habitantes e pela movimentação do mercado de trabalho da região. Segundo o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa durante a reunião ficou acertado que os municípios deverão repassar as suas demandas para as instituições, que realizarão os cursos, para observar a disponibilidade dos mesmos. “Não há um número específico da quantidade de vagas para cada município ainda, pois dependemos das suas demandas, mas a intenção é que assim que os cursos estiverem disponíveis a mobilização será feita juntamente com as pessoas cadastradas no CadÚnico, com prioridade às famílias beneficiárias do Bolsa Família”, explicou.

Segundo a técnica do MDS, Jaqueline Leite, os recursos já estão disponíveis para serem executados. Cada curso terá 160 horas/aula e serão realizados pelo Senac, Senai e IFTO, de acordo com as suas disponibilidades, nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Guaraí, Wanderlândia, Brejinho de Nazaré, Formoso do Araguaia, Almas, Aguiarnópolis, Pedro Afonso, Arraias, Dianópolis e Campos Lindos. Durante a reunião também foi proposto a inclusão de mais oito municípios, que será avaliado pela equipe técnica do MDS.

Estiveram presentes na reunião os secretários estaduais do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, da Indústria e Comércio, Paulo Massuia da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, da Agricultura, Jaime Café, do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, Vanda Paiva e representantes das demais pastas estaduais, Senac, Senai, IFTO, e os prefeitos dos municípios selecionados.

Sobre o Pronatec

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego visa primordialmente expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de EPT – Educação Profissional e Tecnológica para a população.

A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e Fic – Formação Inicial e Continuada, também conhecidos como cursos de qualificação.

Os cursos serão oferecidos gratuitamente aos trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social. Os cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem, como o Senac e o Senai, e Institutos de Ensino Técnicos.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias