Connect with us

Maranhão

Quase 1.500 multas foram aplicadas por transporte ilegal no MA, diz DETRAN

Publicado

em

O transporte ilegal de passageiros já resultou este ano em, aproximadamente, 1.500 multas aplicadas a motoristas em São Luís. Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (DETRAN), foram emitidas 1.448 multas para motoristas ludovicenses que transportavam passageiros sem a autorização para a atividade. No entanto, a quantidade de autuações poderia ser maior por causa da grande quantidade de táxis-lotação que atuam na capital maranhense, que se aproveitam das deficiências nas fiscalizações para transportar os passageiros. Motivados pela precariedade do sistema de transporte público da cidade, eles encontraram nessa atividade uma forma de conseguir algum tipo de renda, mesmo que na clandestinidade.

A maior parte dos táxis-lotação atua na área Itaqui-Bacanga, em São Luís. A região é carente do serviço de transporte público, conforme moradores, e apenas uma empresa é detentora da maioria das linhas de ônibus que circulam na localidade, o que contribui para o crescimento da frota de “carrinhos”.

A atividade ilegal é tão forte na área que existe uma associação formada por motoristas que exploram esse serviço. A Cooperativa de Táxi e Transporte da Área Itaqui-Bacanga (COOPETTAIB) tem aproximadamente 180 associados que fazem o transporte de passageiros entre os bairros que compõem a área e também até o centro da cidade.

A Praça Deodoro e o Anel Viário são pontos onde os proprietários de táxi-lotação se concentram para esperar os passageiros. Nessas regiões, os veículos dividem o pouco espaço com coletivos, deixando o trânsito nesses pontos mais confuso. Nos bairros que formam o polo Cidade Operária/Cidade Olímpica também é possível ver a atuação desses veículos.

Prejuízos 

Para o presidente em exercício do Sindicato dos Taxistas de São Luís, José Ribamar Pinto, a atuação dos táxis-lotação é prejudicial para a categoria, pois a renda, que deveria ser destinada aos profissionais legalizados, é direcionada para os clandestinos.

Como consequência, ele estima que renda dos taxistas legalizados diminuiu aproximadamente 50%. “Os prejuízos são incalculáveis. Eles tomaram conta de vários bairros da cidade. Na área Itaqui-Bacanga, é muito difícil para um taxista conseguir uma corrida. No Anel Viário, eles tomaram conta das paradas de ônibus, e tudo isso causa prejuízo para a categoria”, disse.

Em nota, A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou que a fiscalização aos táxis-lotação é feita diariamente e que até o momento foram apreendidos 589 veículos. O órgão municipal informou também que se articula com outras secretarias municipais e com órgãos de outras esferas governamentais para executar um plano com o objetivo de intensificar as operações.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

SÃO LUÍS: Homem é preso após se masturbar em público enquanto mulher fazia exercícios físicos

Publicado

em

Um homem, de 33 anos, foi preso na manhã deste sábado (23), na praia da Ponta d’Areia, em São Luís, após ser flagrado se masturbando no local.

Uma equipe do grupamento de Guarda-Vidas, da Guarda Municipal de São Luís, ao ser acionada, imediatamente efetuou a captura do suspeito, natural do Piauí, que foi apresentado no Plantão Central de Polícia Civil das Cajazeiras.

De acordo com informações dos guarda-vidas, uma mulher estava fazendo exercícios físico na praia, nas proximidades de um hotel, quando avistou o homem se masturbando. As guarnições, então, depois de tomarem conhecimento do caso, fizeram diligências na área e localizaram o suspeito, que foi reconhecido pela testemunha. Duas equipes de patrulhas participaram da missão, que utilizaram dois quadriciclos para a operação de busca em toda a orla marítima.

Localizado, o homem foi encaminhado por uma guarnição da Guarda Municipal de São Luís, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), até o Plantão Central das Cajazeiras. (iMirante)

Continue lendo

Maranhão

Saiba quantas doses cada município do Maranhão vai receber da AstraZeneca

Publicado

em

O Governo do Maranhão recebeu, no início da tarde deste domingo (24), o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde. São 48.500 doses que serão distribuídas por todo o estado, à medida que os municípios alcançarem 70% de doses aplicadas da CoronaVac.

Clique AQUI e saiba quantas doses cada município do Maranhão vai receber neste primeiro lote.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Vereadores de Açailândia visitam Gabinete da Presidência da Câmara

Publicado

em

Na tarde da última quarta (20), a Câmara Municipal de Imperatriz (CMI), recebeu no gabinete da presidência, os vereadores da Câmara Municipal de Açailândia, Feliberg Melo (PRB) – o mais votado, Demazim (PP) e o advogado Guilherme Rodrigues, para uma conversa relacionada aos últimos acontecimentos no legislativo do município vizinho. 

Os vereadores açailandenses explicaram ao presidente da casa que a Câmara de Imperatriz é uma referência para todas as outras da região e que o desejo é aplicar no Legislativo Municipal de Açailândia a mesmo forma de condução dos trabalhos praticados aqui, mas para isso precisam antes vencer as dificuldades e desentendimentos criados no início desta nova legislatura, de forma democrática, respeitando a vontade do povo. 

Alberto Sousa (PDT), declarou que essas trocas de experiências são importantes, pois diante do que se apresenta, o conhecimento adquirido pela CMI, repassa boas ideias para serem aplicadas na Câmara de Açailândia. Estas podem aprimorar o trabalho feito lá, além de auxiliar nas alternativas para que sejam resolvidos os impasses atuais.  

“A Câmara Municipal de Imperatriz é espelho para toda a região e para o Maranhão, dentro da representatividade que nós conseguimos aqui. Os colegas vieram buscar um apoio e aconselhamento, para ver a melhor maneira possível de resolver esse grande problema. Ouvir a classe política é o melhor caminho, para ver quais passos devem ser tomados em relação ao comportamento de cada um. Estamos ao lado da democracia e acreditamos que, de fato, quem bota e tira é o povo”, disse.  

O vereador-presidente se comprometeu em ajudar a todos, dentro do seu alcance, sempre acreditando nas decisões acertadas da justiça, e espera que no fim, seja executado o ato democrático da posse dos legítimos eleitos. 

Entenda a situação 

Nove vereadores de Açailândia tiveram seus mandatos extintos, depois de não serem empossados dentro do prazo regimental. Feliberg (o mais votado) é aquele que deve abrir a sessão de posse, para somente depois de empossados todos os vereadores, ser eleita a mesa diretora e o novo presidente. Assim foi feito às 00h30min do dia 01 de janeiro de 2021.  

O ex-presidente da Casa não aceitou a decisão e abriu uma outra sessão de posse, realizada às 10h daquele mesmo dia, que a justiça reconheceu como legítima.  

De acordo com o regimento interno da Câmara Municipal de Açailândia, este ato torna a sessão ilegal, nula ou sem validade, pois não foi aberta pelo vereador mais votado. Agora, segue no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), a decisão. (Sidney Rodrigues)

Continue lendo
publicidade Bronze