Connect with us

Bico do Papagaio

Quatro municípios do Bico assinam termos de ação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Publicado

em

Com proposta de garantir a efetivação das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o Governo do Tocantins, por meio da Gerência de Proteção Social Especial da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com o Fórum Tocantinense para Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (FETIPA-TO) e municípios do Bico do Papagaio assinam, nesta semana, os termos de ações estratégicas do  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O evento aconteceu durante a 12ª audiência pública.

O evento faz parte das ações da Caravana do Norte e conta também com palestras sobre Erradicação do Trabalho Infantil e Lei da Aprendizagem e capacitação para técnicos do Cras.

Na segunda-feira, 11, o termo foi assinado em São Miguel e na terça-feira, 12, em Sítio Novo. Já na quarta-feira, 13, o termo de cooperação será assinado em Luzinópolis e na quinta-feira, 14, em Angico.

“Essa é a 12ª audiência pública realizada pelo Governo do Tocantins, em parceira com o Fórum e Estadual (Fetipa). O Governo do Tocantins, por meio da Setas, cumpre, assim, a meta do Plano de Ação de 2019, que é a de realizar 12 audiências públicas esse ano”, destaca o secretário da Setas, José Messias Araújo. A ação visa à erradicação do trabalho infantil.

Capacitação Sine

No mesmo período, nos municípios acima citados, outra equipe do Governo do Tocantins capacitará profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para emissão de Carteiras de Trabalho Digitais (CTPS_ Digital). O trabalho é realizado via Sine, por meio da Setas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Tocantins SSP-TO.

Peti

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos.

Lei da Aprendizagem

A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.

O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática. (Eliane Tenório)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Acusado de feminicídio no Mato Grosso é preso em Colinas e iria se esconder em Araguatins

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu, na tarde desta terça-feira, 18, no Terminal Rodoviário de Colinas do Tocantins, um homem, suspeito de cometer um feminicídio na cidade de Aragarças-MT.

 A ação foi resultado do trabalho conjunto de compartilhamento de informações entre as policias militar e civil de Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Segundo o que foi informado o autor era esposo da vítima e teria desferido dez golpes com um objeto pontiagudo em várias parte do corpo da mesma, e após o crime, teria fugido com destino a cidade de Araguatins – TO. 

A agência local de inteligência (ALI) da 3ªCIPM, obteve informações sobre a localização do autor que estaria em um ônibus, que faz o trecho Goiânia – GO – São Luís – MA. Com base  nas informações os policiais localizaram o suspeito que estava com a arma usada durante o crime, na cintura.

Diante dos fatos o autor e a arma branca foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as medidas requeridas no caso.

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Mulher é detida por promover algazarra no bairro Bela Vista

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na madrugada desta terça-feira, 18, um equipamento de som no bairro Bela Vista, localizado no município de Praia Norte, norte do Estado, e realizou ainda a detenção da responsável pelo aparelho, uma mulher de 48 anos.

A equipe da PM chegou ao local após o recebimento de uma denúncia via telefone 190, dando conta da perturbação do sossego alheio provocado por uma caixa de som. Segunda a vítima, homem de 37 anos, ele vem sofrendo com o barulho do aparelho ligado com volume excessivo no interior da residência da vizinha. O denunciante disse ainda que por diversas vezes pediu para que o volume do som fosse diminuído, mas, nunca foi atendido pela a autora. 

Advertida quanto aos procedimentos que seriam adotados frente ao ato ilícito, a mulher foi liberada no local e teve o equipamento de som apreendido. Na sequência, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), no qual a mulher, diante da infração penal, se comprometeu a comparecer perante o juiz em data e hora marcada para prestar os devidos esclarecimentos pela perturbação do sossego alheio, crime tipificado conforme Artigo 42, III da lei 3.688/41 Leis das Contravenções Penais (LCP).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Náutico será o adversário do Verdão do Bico na primeira fase da Copa do Brasil

Publicado

em

Ficou definido na última segunda-feira, 17, que o Tocantinópolis EC, enfrentará o Náutico na primeira fase da Copa do Brasil. Com mais de um mês até a data do confronto, que será entre o dia 23 de fevereiro e 3 de março, o Verdão do Bico terá mais tempo de preparação.

Vindo de um final de temporada para ninguém colocar defeitos, o Verdão do Bico é o atual campeão tocantinense. O time comandado por Jairo Nascimento teve 100% de aproveitamento, terminando a competição com o melhor ataque, a melhor defesa, o melhor goleiro, Dida, e o artilheiro, o atacante Jheimy. 

Foi o quarto título estadual da equipe desde a sua fundação, em 1989, que se sagrou campeão também em 1993, 2002 e 2015, além de conquistar uma Copa Tocantins em 2004.
O técnico foi mantido para 2022 e o elenco não sofrerá muitas mudanças em relação ao ano passado. O grande destaque, Jheimy, deve seguir no comando de ataque, auxiliado pelo camisa 10 Raí. O atleta, aliás, é um velho conhecido da torcida do Timbu. Raí atuou no clube pernambucano em 2014, entrando em campo em 37 oportunidades.

Visando defender o título tocantinense, o Tocantinópolis EC estreia pelo estadual diante do Capital, às 16h, no próximo dia 22. O treinador Jairo Nascimento deve mandar à campo uma equipe formada por: Dida; Marcinho, Betão, Wanderson e Chico Bala; Rômulo, Balão Marabá, Válber e Raí; Jheimy e Hudson. (Imagem: TocEmFoco)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze