Connect with us

Bico do Papagaio

Quatro municípios do Bico recebem monitoramento do ‘Criança Feliz’ nesta semana

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza, nesta semana, visitas técnicas em quatro municípios biquenses que têm adesão ao Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz. As visitas técnicas iniciaram nesta segunda-feira, 25, e prosseguem até sexta-feira, 29, e são realizadas pelos técnicos da coordenação estadual do programa, membros do comitê gestor estadual do PCF, e pelo gerente da Proteção Social Básica.

Os municípios a serem visitados são Sítio Novo, São Bento, Axixá e Ananás.

O objetivo é prestar orientações sobre a execução do PCF, acompanhamento de visitas domiciliares, público acompanhado, composição da equipe, inserção das visitas no sistema e volume de recursos utilizados, além do funcionamento do comitê gestor municipal e outras demandas apresentadas.

Visita

Durante a visita de monitoramento, os técnicos da Setas se reúnem com as equipes municipais que atuam direta ou indiretamente no Programa para alinhar as questões gerais do projeto, a importância da primeira infância para o bom desenvolvimento da criança, entre outros temas.

A equipe também acompanha uma visita domiciliar a uma família beneficiária para observação da qualidade da execução da visita. As situações observadas são discutidas, e o planejamento, conceitos e posturas dos visitadores, devidamente alinhados, de acordo com a coordenadora Estadual do Programa (PCF) da Setas, Katilvania Guedes.

Desde que o Tocantins aderiu ao Programa em 2016, foram realizadas mais de 20 mil visitas domiciliares no estado. Atualmente, cerca de seis mil crianças e gestantes são acompanhadas pelo ‘Criança Feliz’, em mais de cinco mil visitas. No total, 51 municípios tocantinenses desenvolvem o Programa.  

Criança Feliz

É uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O PCF se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O Criança Feliz, maior programa de desenvolvimento infantil do mundo já atendeu cerca de 817,5 mil crianças e gestantes em todo o Brasil. O programa leva orientações sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). (Com informações de Eliane Tenório)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Apoiadores e militantes fazem festa e prometem intensificar campanha de Rocha Miranda

Publicado

em

A manhã desta quinta, 29, foi de festa para os apoiares e simpatizantes da candidatura de Rocha Miranda (PTB), da Coligação “De Volta ao Progresso”, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), reformar decisão de primeira instância e deferir seu registro de candidatura.

Em diversos pontos da cidade, foram registradas comemorações e na frente do comitê central, dezenas de pessoas foram até o local comemorar.

Rocha Miranda que acompanhou o julgamento de Palmas, deve chegar ainda nesta quinta em Araguatins e acelerar a campanha.

Aliados de Miranda, disseram ao webjornal Folha do Bico, que a partir do momento que o candidato chegar em Araguatins, a campanha será continua. Uma série de ações já está sendo preparada, com o objetivo de recuperar o tempo perdido até o julgamento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vagas na Câmara sobem para 13, mas concorrência também cresce

Publicado

em

No último mês de julho, os atuais vereadores aprovaram o aumento de 11 para 13 cadeiras na Câmara Municipal. Esse número já passa a valer para esta eleição.

Mesmo com duas cadeiras a mais, a concorrência por elas também cresceu, dado o grande número de postulantes das vagas.

Em 2016, com 11 cadeiras em disputa, foram solicitadas junto a Justiça Eleitoral, 106 pedidos de registro, mas houve um falecimento e um indeferimento, deixando 104 candidatos na disputa, ficando uma média de 9,45 por vaga.

Agora em 2020, foram solicitados 130 registro. Houveram duas renúncias e três indeferimentos. Sobraram 125 candidatos para concorrer às 13 vagas, dando uma média de 9,61 por cadeira.

De 2016 para 2020 a concorrência pelas cadeiras cresceu 0,16, mesmo com mais vagas oferecidas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Candidatura de Rocha Miranda é aprovada pelo TRE

Publicado

em

Por 5 a 1 , a candidatura de Rocha Miranda (PTB), da coligação “De Volta ao Progresso”, foi aprovado pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na manhã desta quinta, 29.

Com a decisão, Rocha Miranda se torna apto a disputar a eleição.

Continue lendo
publicidade Bronze