Connect with us

Bico do Papagaio

Quebradeiras de Coco no Bico do Papagaio declaram apoio a Paulo Mourão

Publicado

em

Definir políticas públicas de apoio à Associação das Quebradeiras de Coco do Bico do Papagaio e de preservação do babaçu, que vão contribuir com a melhoria de vida na região. Esse é um dos compromissos feitos pelo candidato ao Senado, Paulo Mourão (PT), da coligação Força do Povo, durante encontro, na manhã de sábado, 4, com as quebradeiras de coco do Bico do Papagaio que declararam apoio ao candidato por acreditar que Mourão está preparado para defender a classe, junto o Senado Federal. O encontro ocorreu no Assentamento Pontal, município de São Miguel, Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins. Paulo Mourão foi recebido com alegria e entusiasmo pela líder da associação Dona Raimunda Gomes da Silva e suas companheiras.

Dona Raimunda que ficou conhecida por lutar pela valorização das quebradeiras de coco, desde os anos 80, destacou a importância de ter presente no assentamento um político que se preocupa em ouvir e se interessa em lutar pelas causas das quebradeiras. “Escolhemos Paulo Mourão para ser nosso representante, primeiro porque é do PT, é escolhido pelo nosso querido presidente Lula e vai buscar junto com o governador Gaguim projetos para a melhoria da nossa qualidade de vida. Deus abençoe que Paulo Mourão seja eleito para ajudar o nosso povo”, declarou a líder. “Precisamos da construção de casa própria para as nossas quebradeiras, melhorias das nossas estradas vicinais nos assentamentos para transportar a produção do nosso povo, melhoria dos postos de saúde, escolas para os nossos filhos, cursos de capacitações para as nossas mulheres buscarem outras formas de sobrevivência e o crédito fundiário para a compra da própria terra,” declarou.

Dona Raimunda também demonstrou sua preocupação com a preservação do babaçu, que é de onde elas tiram o próprio sustento. “Precisamos aprovar em Brasília a Lei do Babaçu, para preservar a nossa biodiversidade e assegurar o babaçu para não ser derrubado, garantindo a nossa sobrevivência. Essa é uma luta nossa de muitos anos” afirmou.

Paulo Mourão ouviu atentamente cada uma das reivindicações das quebradeiras, os problemas e as dificuldades enfrentadas pelas trabalhadoras.

Ele qualificou as trabalhadoras de mulheres determinadas e guerreiras que com todas as dificuldades acreditam em um sonho de uma vida melhor.  Disse que uma de suas principais ações junto ao Governador Gaguim é lutar pela criação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário no Estado. “Junto com Gaguim, lutarei pela criação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para trabalhar as políticas públicas relacionadas à terra;  buscaremos recursos para a construção de casas própria para as famílias; educação com ensino melhor para as crianças e jovens desde o infantil ao superior; vamos melhorar a saúde,  levando mais médicos do programa saúde da família para que estejam mais presente nos assentamentos; buscaremos políticas públicas de incentivo à agricultura familiar; e também projetos para criação de cursos de capacitação  para a melhoria da qualidade de vida das quebradeiras e suas família”, ressaltou.

Paulo Mourão fez compromisso de discutir novas políticas de garantia de emprego e renda para a região. “Quero ser o representante do Conselho Nacional do Extrativismo para dar apoio aos pequenos agricultores. Precisamos discutir novas políticas de garantia de emprego e renda para esse povo que são exemplo de vida, que tem determinação e desejo de vencer diante de todas as dificuldades enfrentadas”, continuou. “Estou aqui hoje com vocês porque me preocupo com as causas, os problemas e a lutas das famílias. Saio do assentamento Pontal consciente de que é possível resolver os problemas desse povo determinado, criando políticas públicas de desenvolvimento social. Se eleito senador, vocês terão um representante em Brasília que vai lutar junto com o senador Marcelo Miranda e o governador Carlos Gaguim e a presidente Dilma pelo direito de vocês”, destacou.

13ª Festa do Bico

Dando continuidade à passagem pelo Bico do Papagaio, Paulo Mourão participou, à tarde, em Sampaio, do 13ª Festa do Bico, uma confraternização que é realizada por funcionários dos Correios da região Norte do Estado.

Mourão foi recebido pelo gerente dos Correios de Araguaína, Paulo de Abreu, que representando o gerente geral dos Correios no Tocantins, Paulo Verneck, fez questão de dizer que Paulo Mourão é o candidato escolhido pelos funcionários para representar os direitos da classe junto ao Senado.

“Paulo Mourão é um dos políticos mais preparados para representar o Tocantins no Senado Federal. Escolhemos ele pela sua trajetória de vida como político que sempre foi trabalhador e determinado, porque acreditamos nas suas propostas”, destacou Paulo de Abreu.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Bico do Papagaio

BURITI: Família busca apoio de autoridades para recambiar corpo de buritinense assassinada pelo marido no Suriname

Publicado

em

Casa na vila onde ocorreu o crime no Suriname na fronteira com a Guiana Francesa.

Familiares da biritinense Romenia Brito, de 28 anos, morta a facadas na madrugada de segunda, 23, em uma vila nas margens do rio Lawa, no resort Tapanahony, distrito de Sipaliwini, no Suriname, precisam de ajuda financeira e protocolar para repatriar o corpo e trazer os dois filhos de Romenia de volta ao Tocantins.

O acusado do crime é o marido de Romenia, Aimar Lopes de Souza, que foi preso e levado junto com o corpo da vítima, para a capital do Suriname, Paramaribo, a cerca de 280 km do local do crime.

A família ficou sabendo da morte, no início da manhã de segunda-feira ao tentar fazer contato com a vítima por um aplicativo de celular, quando foram informados por uma moradora da vila no Suriname, que faz fronteira com Maripasoula uma comuna da Guiana Francesa.

A morte foi presenciada pelo filho de 10 anos do casal.

Os dois filhos de Romenia estão na casa de uma vizinha, na mesma vila onde aconteceu o crime. Além do menino de 10 anos, Romenia tinha um filho de cinco.

A família informou que entrou em contato com o Itamaraty e aguarda ajuda para repatriar o corpo e trazer as crianças para Buriti. O órgão federal ainda não se manifestou.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: Mulher faz da própria casa “boca de fumo”

Publicado

em

Policiais Civis da 18ª Delegacia de Ananás, comandados pelo delegado Teofábio Alves Siqueira efetuaram na manhã desta terça-feira, 24, naquela cidade, a prisão de uma mulher, de 21 anos por tráfico de drogas.

Conforme a autoridade policial, há algumas semanas os policiais da 18ª DP já estavam investigando a suspeita devido a indícios de que ela estaria utilizando a própria residência como ponto de venda de drogas. Dias depois esse fato foi confirmado.

Desse modo, o Delegado representou junto ao Poder Judiciário por um mandado de busca na residência da mulher, fato que foi acolhido pelo juízo da Comarca Local.

De posse da ordem judicial, os policiais foram até o imóvel no início da manhã de hoje e, após realizarem buscas no interior dos cômodos do imóvel, encontraram uma pequena bolsa contendo 22 porções de droga aparentando ser crack e uma pequena porção de droga do tipo maconha.

Diante dos fatos, a mulher foi conduzida até a sede da 18ª DP onde foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Segundo o delegado Teofábio, a droga encontrada na residência da mesma só confirma que de fato, estava ocorrendo à comercialização da droga no local. “A operação foi exitosa, pois, o mais importante é retirar de circulação a vendedora final do entorpecente, impedindo que a droga chegue as mãos de usuários, o que acaba fomentando a prática de outros crimes como furtos e roubos”, ressaltou a autoridade policial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Casal é preso no Bairro Parque das Estrelas traficando drogas

Publicado

em

As Polícias Militar e Civil prenderam na noite dessa segunda-feira, 23, uma mulher de 28 anos a qual já responde em liberdade por tráfico de drogas em Imperatriz-MA e um homem de 21, acusados de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. As abordagens ocorreram no Bairro Parque das Estrelas, em Sampaio, no Bico do Papagaio.

Os policiais chegaram até aos acusados por meio de denúncia de que na casa da autora ocorria venda de drogas. O suspeito de 21 anos deixava a residência da acusada quando foi preso pelos policiais. Em poder do indivíduo foram apreendidas duas porções de maconha encontradas em seu short.

Na residência da mulher a PM e PC apreenderam um aparelho celular; um rolo de papel alumínio; 50 gramas de maconha, enterradas no quintal da casa, R$ 17,00 em espécie e um comprovante de depósito no valor de R$ 150,00 em favor de uma possível fornecedora de drogas, residente em Imperatriz.

Todo o material apreendido juntamente com os envolvidos foi apresentado na Central de Atendimento da Polícia Civil em Araguatins para as demais providências. O homem foi submetido a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e a mulher foi autuada em flagrante delito por tráfico de drogas.

Continue lendo
publicidade Bronze