Connect with us

Bico do Papagaio

Região do Bico recebe ações de melhoramento genético

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 6, propriedades rurais de seis municípios da região do Bico do Papagaio começaram a receber a equipe do Projeto de Ação de Melhoramento Genético do Rebanho Tocantinense. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, e vai acontecer até domingo, dia 12, em propriedades inscritas de Luzinópolis, São Bento, Cachoeirinha, Angico, Santa Terezinha e Nazaré. Ao todo, 250 protocolos de IATF – Inseminação Artificial por Tempo Fixo – serão realizados nesta etapa.

No primeiro semestre de 2012, cerca de mil vacas de leite foram inseminadas pelo Programa, mas a meta da Seagro é fechar o ano com mais de 2.500 protocolos. “Neste primeiro momento, selecionamos as matrizes e aplicamos os hormônios. Dez dias depois é realizado o protocolo de IATF”, disse o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Claúdio Lobato, acrescentando que vários municípios já têm animais adultos que são frutos de inseminações do projeto.

As ações de melhoramento genético garantem maior produtividade dos animais, reduzindo custos dos produtores. Em Aparecida do Rio Negro, na Fazenda Giruá, o produtor Iraci dos Santos, viu a quantidade de leite produzida por vaca aumentar de cinco litros por dia para 12 litros. “Isso porque as vacas aneloradas recebem semens de raças leiteiras como a girolando e gir, num processo de apuração e melhoria do grau de sangue”, explica Lobato.

Projeto

No último dia 30 de julho, o município de Santa Tereza do Tocantins, a 86 km de Palmas, recebeu a equipe da Seagro. Sete propriedades foram beneficiadas com o programa. Implantado desde 2005, a Ação de Melhoramento Genético da Seagro já inseminou mais de 13 mil matrizes, transformando o rebanho de gado leiteiro e aumentando a produtividade dos animais.

Para participar, o produtor deve apresentar comprovantes de vacinação do rebanho e de exames, além de mencionar o peso, a idade das matrizes e confirmar sobre a questão sanitária e nutricional do rebanho. Todas as informações devem ser repassadas ao escritório do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins no município ou na sede da Seagro. O projeto está sendo executado em parceria com outros projetos exitosos como: Balde Cheio (Sebrae), Desenvolvimento de Gado de Corte (Sebrae), DRS Leite (Araguaína) e do Território do Bico do Papagaio.

A Seagro custeia o laboratório móvel de melhoramento genético e os técnicos que realizam as inseminações. Os produtores ficam responsáveis pelo exame de brucelose dos animais e pela aquisição do sêmen que será utilizado.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze