Connect with us

Maranhão

Representantes de 18 municípios participam de Conferência de Meio Ambiente em Imperatriz

Publicado

em

Sem títuloA Secretária Adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Lorena Sabóya, representando o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes, fez a abertura da Conferência Regional do Meio Ambiente em Imperatriz. O evento foi aberto na sexta-feira, 21, no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz.

Após agradecer a presença de todos, Lorena Sabóya destacou ser esta a nona conferência realizada, sendo um divisor de águas, tendo como tema “Gestão de Resíduos Sólidos”, um assunto instigante e desafiador. “Desde 2010 estamos discutindo a formulação de uma política específica sobre o assunto. Temos um papel importante para desenvolver nesse cenário”, frisou.

A secretária Adjunta da Sema parabenizou a Prefeitura de Imperatriz pela realização da conferência municipal, observando que a Lei dos Resíduos Sólidos é parte de uma política compartilhada em que todos são responsáveis pela sua implementação e pelo seu desenvolvimento. “Estamos dispostos a realizar um evento à altura das exigências e das necessidades da região”, afirmou Lorena Sabóya.

Ao final, ela agradeceu as comissões organizadora e executiva do evento, pelo trabalho realizado para que tudo ocorra dentro do planejado, e também à Associação dos Catadores e à Associação das Quebradeiras de Coco da região, pelo comparecimento.

O secretário Municipal de Meio Ambiente de Imperatriz, Cleto Vasconcelos, que representou o prefeito Sebastião Madeira, na solenidade, falou da importância do debate e do tema proposto. “Temos que pensar na qualidade de vida das nossas gerações presentes e futuras e o tema propõe esta reflexão. É nossa responsabilidade fazermos tudo o que pudermos para acabarmos com os lixões até 2014, como propõe a Lei nº 12.305/ 2010. Um marco regulatório importante porque define os prazos de extinção desses locais, por meio do tratamento dos resíduos sólidos”, lembrou.

Representantes de diversos segmentos sociais de 23 municípios maranhenses foram mobilizados para esta nona etapa regional da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente. Entre eles, integrantes de organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, indígenas, representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário .

As discussões nos grupos de trabalho

A Conferência Regional do Meio Ambiente também contou a presença do Prof. Dr. em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Possidônio de Amarante Júnior, que ministrou a palestra “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos: redução de impactos ambientais”. Na ocasião, o pesquisador lembrou que até o ano de 2014 tem que se encontrar soluções para o tratamento dos resíduos sólidos e extinguir os lixões.

Possidônio deu um exemplo simples para conseguir isso, com a organização dos catadores em cooperativas. “Eles poderão fazer a seleção do lixo e a prefeitura poderá contratar essas cooperativas até com dispensa de licitação. As cidades podem ser divididas por setores e realizarem a coleta seletiva por áreas. Ações que ajudariam muito as cooperativas”, explicou.

O palestrante também apresentou dados importantes relacionados ao tema com o objetivo de despertar a reflexão entre os participantes. Segundo Possidônio 60% dos resíduos levados para os aterros ainda são restos de alimentos que poderiam ser utilizados para produção de adubos.

Para o especialista realizar conferências para discutir esse tema é uma forma de contribuir para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos não fique restrita ao papel. “O fato de o Estado estar realizando as conferências com o tema Resíduos Sólidos, imediatamente, após o sancionamento da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, faz com que as pessoas fiquem próximas do tema e, principalmente, se apropriem dos princípios trazidos pela lei modificando as suas ações na vida cotidiana”, disse.

Para o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Victor Mendes, essas conferências são fóruns importantes e democráticos onde toda a sociedade tem a oportunidade de discutir a gestão dos resíduos sólidos, compartilhar ideias e, principalmente, propor alternativas que possam contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Maranhão.

Série

O evento em Imperatriz integra uma série de 11 Conferências Regionais sobre o tema, iniciada no dia 8 de maio, com encerramento programado para 5 de julho. Até o momento já foram realizadas conferências regionais em Chapadinha (8/5), em Itapecuru Mirim (10/5), Barra do Corda (22/5), Presidente Dutra (24/5), Santa Inês (4/6), Bacabal (6/6), Caxias (11/6) e Balsas (18/6). Os outros municípios que sediarão as próximas etapas preparatórias para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente são Pinheiro e São José de Ribamar.

O tema “Gestão de Resíduos Sólidos” está sendo discutido simultaneamente nos demais estados brasileiros e será debatido por representantes de todos os estados da federação durante a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Sebastião Régis recebe Arrastão da Limpeza

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Imperatriz levou os trabalhos de limpeza urbana para o conjunto habitacional Sebastião Régis. Serviço executado pela Secretaria de Limpeza Pública, SLP, contempla os moradores com as ações de varrição manual, paliação de montes, roço das margens das vias, remoção de entulhos e pontas de lixo, entre outros. O mutirão Arrastão da Limpeza também é executado na BR-010, com foco nas entradas da cidade.

“Aproveitando o ensejo da inauguração da Escola Municipal Antônio Leite Andrade, intensificamos os trabalhos de limpeza urbana no Sebastião Régis. Mas as nossas equipes seguem com várias frentes de serviços em diversos pontos da cidade, para garantir que as ações da SLP contemplem o maior número de bairros possíveis. Um exemplo são as equipes de recolhimento de resíduos sólidos domiciliares, que hoje atuam em todos os bairros no sentido da Avenida Pedro Neiva De Santana”, ressalta Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

As frentes de serviços responsáveis pela limpeza e manutenção das praças do município atuam na Jarbas Passarinho, Sagrada Família, Evangelho, Voz, Frei Damião, Calango, Vila Fiquene e Vila Cafeteira. Já os agentes da SLP que realizam o trabalho de remoção de entulhos e pontas de lixo, executam o trabalho na BR-010, nas ruas Sergipe e Dom Pedro II e no bairro Morada do Sol. Ainda na rua Sergipe e na BR-010, realizam o trabalho de poda e remoção de galharias e resíduos verdes.

O serviço de recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis realizado pelo Cata Treco, cumpre cronograma na BR-010, Vila Fiquene, Vila Cafeteira, Vila Ipiranga, Recanto Universitário, Vila Nova, Morada do Sol, São José, Santa Rita, Asa Norte, Sebastião Régis, Nova Imperatriz e no Centro. O trabalho é executado mediante agendamento prévio e de acordo com a demanda da população. Para solicitar o serviço, a SLP disponibiliza o número de telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Equipes de tapa-buracos chegam ao residencial Sebastião Régis

Publicado

em

Equipes de tapa-buracos iniciaram nesta quinta-feira, 14, trabalho de recomposição asfáltica das avenidas José de Ribamar Cunha e Circular I, no residencial Sebastião Régis. Ação é realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra.

Pela manhã, o secretário Zigomar Filho verificou o andamento das frentes de serviços que reforçam a melhoria de acesso dos principais corredores de trânsito dos bairros de Imperatriz. “Nós começamos essa vistoria pelas vias do Sebastião Régis. Objetivo é ampliar o trabalho nestas próximas semanas”, garante.

Ele pontuou que equipes trabalham na recuperação da malha asfáltica da Avenida Jacob, via que interliga a BR-010 à Avenida Pedro Neiva de Santana, passando pelos bairros Jardim Tropical, Parque das Estrelas, Brasil Novo e Vila Redenção I. “É mais um importante corredor de trânsito que começa a ser recuperado pelas equipes da Sinfra”, completa.

Também começou a ser recuperada com tapa-buracos a Avenida Caiçara, na Vila Redenção I; Rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri, e a Rua Floriano Peixoto, no bairro Nova Imperatriz.

Marginais da BR-010

A recomposição asfáltica está sendo realizada ainda nas marginais da BR-010, perímetro urbano de Imperatriz, próximo ao DNER, acesso à Vilinha; Viaduto, no Entroncamento, e nas alças de acesso aos bairros Maranhão Novo e Vila Lobão, próximo à Tocauto. (Gil Carvalho)

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Quatro morrem em acidente da BR-222 em batida entre carreta e picape

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 9, um policial militar identificado como Jailson Alcantara, de 40 anos, morreu após capotar uma picape no km 624 da BR-222 em Açailândia, na região sudoeste do Maranhão.

Além do policial, outras duas pessoas ficaram feridas no acidente e três morreram, sendo uma senhora de 42 anos; uma pré adolescente de 12 anos, natural de Imperatriz; e uma outra passageira que não foi identificada.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a causa do acidente foi uma carreta que teria entrado na contramão e colidido lateralmente com a picape, que perdeu o controle e capotou.

Continue lendo
publicidade Bronze