Connect with us

Maranhão

Reunião define ações de enfrentamento a exploração sexual de crianças e violência nas escolas

Publicado

em

Gestores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e representantes do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) estiveram reunidos, nesta terça-feira (8), para tratar sobre as ações e medidas de prevenção e de enfrentamento a exploração sexual e a redução de violência no ambiente escolar.

O encontro ocorreu nas dependências da Delegacia Geral, na sede da SSP, e contou com a presença do secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto da Silva; da delegada Geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende; do superintendente de Polícia Civil da Capital, delegado Sebastião Uchoa, além de titulares de delegacias especializadas na criança e no adolescente e das Supervisões de Áreas Integradas de Segurança Pública (Saisp).

“A Secretaria de Segurança, em parceria com a Secretaria de Educação, está montando um projeto que contemplará o desenvolvimento de ações nas escolas evitando que os índices de violência dentro do ambiente escolar aumentem”, disse a delegada Geral, Maria Cristina.

“É necessário que todos entendam que a violência nas escolas é consequência de toda uma estrutura social muitas das vezes deficitária”, acrescentou a delegada, comentando, ainda, que o projeto será multidisciplinar e atenderá diversos aspectos, envolvendo pais, alunos, funcionários e toda a comunidade.

Com relação às ações voltadas para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, os gestores estão programando realizar na semana que faz alusão ao dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma grande caminhada, na qual estarão sendo chamados diversos atores sociais e instituições que tratam da temática para integrar os trabalhos.

O secretário-adjunto comentou sobre a importância das parcerias. “Já firmamos diversas parcerias com Sest/Senat. Os jovens do projeto Esporte Sem Drogas estão sendo encaminhados para fazerem curso de qualificação. É o momento de unirmos os esforços e também agregar outras secretarias nestes trabalhos. Quem ganha com esta parceria é a população”, destacou o coronel Antonio Roberto.

Ainda durante a reunião, a diretora do Sest/Senat, Rosanne Nina, apresentou à cúpula do sistema de segurança todo trabalho do órgão e do Programa de Enfretamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Esca) que foi criado para conscientizar os trabalhadores em transportes e a sociedade sobre a importância do enfrentamento a exploração sexual infanto-juvenil.

“Nosso intuito é que este trabalho sirva de alerta para toda a sociedade e que menos crianças e adolescentes sejam vítimas e sofram abusos sexuais. Estamos desde 2004 com este tipo de campanha. Outras instituições serão incorporadas nesta luta. A definição da data, local e horário será feita após fecharmos todas as parcerias”, enfatizou a diretora do Sest/Senat.

Estiveram presentes, ainda, a reunião a delegada assistente da Superintendência de Polícia Civil da Capital, Edlúcia Trindade; os supervisores da Saisp das áreas Norte, Sul, Leste e Oeste, delegados Carlos Damasceno, Regina França, Pedro Adriano e Joviano Furtado, respectivamente; a titular da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), delegada Igliana Freitas, e da delegacia do Adolescente Infrator (DAI),  delegada Cassinere Pereira.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze