Connect with us

Bico do Papagaio

Reunião pede agilidade em pavimentação da TO-126 que liga Tocantinópolis à Itaguatins

Publicado

em

25238

Um convite para uma reunião de trabalho entre deputados estaduais e representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) e do Governo do Tocantins é o principal encaminhamento resultante da audiência pública, realizada até o início da noite desta terça-feira, dia 17, na Assembleia Legislativa. Ao final do evento, o presidente da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes e Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, deputado Marcello Lelis (PV), anunciou que um requerimento com este teor será apresentado ainda nesta semana.

A ideia é agilizar a pavimentação da TO-126, estrada que liga os municípios de Tocantinópolis e Itaguatins, e que passa por Maurilândia. No entanto, de acordo com o secretário de Infraestrutura do Estado, Kaká Nogueira, um trecho de 36 km da obra passa pela reserva indígena Apinajé e requer um lento e complicado processo burocrático para ser autorizada.

25239

Presentes ao evento, líderes indígenas mostram-se favoráveis à construção da estrada, bem como os prefeitos das cidades atingidas. Mas a discussão entre o secretário Kaká e representantes da FUNAI deixou claro que o problema é a falta de entendimento entre os órgãos públicos do Tocantins e da União. Apesar de ter sido convidado, o IBAMA sequer enviou representante à audiência.

Segundo Kaká, a Agência de Máquinas e Transportes do Estado (AGETRANS) enviou, em maio de 2011, um termo de referência (documento que deve constar na contratação de obra ou serviço) ao IBAMA com recomendações da FUNAI. A resposta, ainda segundo Kaká, veio apenas em março de 2013, com novas recomendações de mudança do traçado da obra que, para o secretário, é inviável.

Já o outro trecho da estrada que liga Maurilândia a Itaguatins está com suas obras paradas devido a problemas judiciais. O secretário informou que a construção da rodovia já estava licitada e em operação, mas que uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) constatou sobrepreço de R$ 14 milhões e recomendou o cancelamento do contrato.Vencido o prazo de notificação da empresa, a AGETRANS abriu novo processo licitatório. No entanto, este se encontra suspenso graças a uma liminar concedida pela Justiça à empreiteira fiscalizada pelo TCE que alegou não ter sido notificada da decisão. O secretário estima que, ainda nesta semana, a liminar seja derrubada na Justiça e a licitação, retomada. (Glauber Barros/Fotos: Benhur de Sousa)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
5 Comments

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Décima morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 23, a décima morte por Covid-19, no município de Esperantina, no Bico do Papagaio.

A vítima é uma mulher de 75 anos, com diabetes e hipertensão. O óbito ocorreu na quinta, dia 21, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Esperantina soma 374 pessoas que contraíram a doença.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC faz jogo decisivo da semifinal do Tocantinense 2020 neste domingo contra Interporto

Publicado

em

O Campeonato Tocantinense 2020 está de volta neste domingo (24) com o duelo entre Interporto x Tocantinópolis, às 16h (de Brasília), no estádio General Sampaio, em Porto Nacional. O jogo é válido pela volta das semifinais, na ida as duas equipes empataram por 0 a 0, em caso de novo empate a decisão será nos pênaltis. O jogo será sem a presença do torcedor devido à pandemia da Covid-19.

As duas equipes contrataram e vêm diferentes para este jogo. No TEC, entre as principais contratações estão os atacantes Jeimy (ex-Paysandu) e Gil Macena. O técnico Neto Costa foi mantido à frente da equipe.

Já o Interporto teve mudança na diretoria: O presidente Hélio de Freitas terminou o mandato, e Tita assumiu o cargo (candidato único). O time fez várias contratações e buscou algumas peças que iniciaram a temporada 2020. A diretoria trocou o técnico Roberto Oliveira por Wladimir Araújo. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wendell diz que débitos de salários com servidores serão pagos de forma parcelada

Publicado

em

Na manhã desta sexta, 22, o secretário de Administração da Prefeitura de Araguatins, Wendell Miranda, durante entrevista na Rádio Sucesso FM, garantiu que todos os servidores que possuem salários pendentes da gestão passada, irão receber.

O gestor disse ainda, que a quitação dos débitos, acontecerão de forma parcelada.

As dívidas do município com os trabalhadores são relativas ao mês de dezembro e o 13ª, deixados pelo ex-prefeito, Cláudio Santana (MDB).

Ouça os principais momentos da entrevista:

Continue lendo
publicidade Bronze