Connect with us

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Indicadores de transição são discutidos na Regional Médio Araguaia

Publicado

em

A apresentação e pactuação dos indicadores de transição entre Pacto pela Saúde e Contrato Organizativo da Ação Pública (COAP), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) através da Comissão Intergestores Regional (CIR) Médio Araguaia, pactuou com secretários de saúde e representantes dos municípios que fazem parte do CIR as ações de saúde nesta terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Riachinho.

A reunião iniciou com a apresentação da mediadora do CIR a representante da SESAU, Marilene Coutinho Borges e dos demais participantes. Logo após foi eleita Terezinha de Jesus Freitas Dias, enfermeira da Estratégia de Saúde da Família do município de Riachinho como relatora da Ata. Em seguida passou- se a leitura das Atas das ultimas reuniões para apreciação e assinaturas.

Durante a reunião foi apresentado às regras relativas às responsabilidades sanitárias no âmbito do SUS, para fins de transição entre os processos operacionais do pacto pela saúde e a sistemática do COAP, que dispõe sobre a pactuacão tripartite acerca das regras relativas às responsabilidades. Foram aprovadas também as novas datas para a agenda de reuniões da CIR 2012, em razão das datas anteriores terem coincidido com o dia da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Fazem parte do CIR Médio Norte Araguaia os municípios de: Ananás, Angico, Araguanã, Cachoeirinha, Piraquê, Riachinho e Xambioá. Estava presente também José Nelson Brito da Silva, secretário municipal de Saúde de Luzinópolis, convidado dos municípios da Região Médio Araguaia.

De acordo com o secretário de Riachinho, Benedito Alves de Albuquerque, as discussões irá viabilizar uma união entre os municípios que fazem parte da regional Médio Araguaia. “Lutar para o melhoramento do SUS só irá nos ajudar a chegar a um objetivo, que é saúde e responsabilidade para todos”, ressaltou o secretário.

Para o secretario de saúde de Piraquê, Paulo Sérgio de Almeida, as reuniões realizadas na CIR e a participação dos gestores tem fortalecido os municípios na realização das ações de saúde. “A participação dos representantes do Estado tem sido de fundamental importância para o município no que diz respeito às pactuações e demais assuntos discutidos durante o colegiado”. Disse.

Já a secretaria de saúde Fatiana Carla e o enfermeiro Antonino Junior do município de Angico, falaram da importância de participarem das reuniões da CIR. “Construímos juntos, onde temos o direito de questionamento e aprovação das propostas de trabalho do município em beneficio dos usuários do SUS”. Ressaltaram.

Além das discussões foram incluídas novas propostas pela representante do município de Araguanã Iracema Lopes da Cruz, Diretora da Rede de Saúde, entre elas:

– encaminhamento de proposta de projeto ao Fundo Nacional de Saúde visando a aquisição de equipamentos para a Estratégia de Saúde da Família referenciada na Unidade de Saúde Antonio Diniz Souza do município de Araguanã, pactuado na CIB.

– encaminhamento de proposta de projeto ao Fundo Nacional de Saúde visando a ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família “Santana Costa Marinho”, Zona Rural do município de Araguanã, a ser submetido à CIB;

– encaminhamento de proposta de projeto ao Fundo Nacional de Saúde visando a reforma da Unidade Básica de Saúde “Araguaci”, Zona Rural do município de Araguanã a ser submetido à CIB;

– apelo ao cumprimento do Programa de Inclusão Digital dos Conselhos de Saúde (PID);

– apelo para que não ocorram interferências de políticas e cabos eleitorais nos sistemas de saúde, em especial no Sistema Nacional de Regulação (SISREG), os quais se intensificam no período eleitoral.

A representante municipal do Conselho Municipal de Saúde e secretaria municipal de saúde de Ananás Noledir Solange do Santo Santiago, passou os informes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) sendo eles: mudança do presidentes do COSEMS, com a saída do Dr. Eduardo Medrado assumiu o secretario municipal de saúde de Formoso do Araguaia, Sinvaldo dos Santos Moraes, após eleição da mesa diretora; pedido de atenção para a importância da participação do COSEMS nas questões de financiamento da saúde entre outras solicitações.

A CIR é um espaço permanente de articulação, definição de prioridades e pactuações de soluções, objetivando a organização de uma rede de ações e serviços de atenção à saúde integral e resolutiva.

Estavam no comando da reunião às técnicas representantes da SESAU, Marilene Coutinho Borges, Assessora da Diretoria Geral de Gestão e Acompanhamento Estratégico (DGGAE) Maria Beatriz Aleixo Dias, Coordenadora da Regionalização, Tiago Pereira da Silva, Coordenador de Regulação do Trabalho e Luiza Regina Dias Noleto, Diretora de Projetos.

As próximas reuniões do Colegiado da Região do Médio Norte Araguaia foram marcadas para os dias: 14 de agosto no município de Ananás; 06 de novembro em Piraquê e 04 de dezembro em Araguanã, onde, irão dar continuidade nas discussões e nas propostas para a melhoria da Comissão Intergestores Regional Médio Araguaia – Macro Norte.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÍTIO NOVO: Após assumir comando do PL, Murilo é demitido por Jair Farias

Publicado

em

Logo após assumir o comando do Partido Liberal (PL), no município de Sítio Novo, no Bico do Papagaio, com as bençãos do deputado federal, Vicentinho Júnior e do ex-senador, Vicentinho Alves, o líder Murilo Farias, que tem despontado como um dos principais nomes para a sucessão do prefeito, Alexandre Farias (MDB), foi demitido do gabinete político do deputado Jair Farias (MDB).

A informação foi confirmada pelo próprio Murilo para nossa reportagem. Ainda conforma Murilo, medida drástica do deputado, veio em seguida a oficialização da filiação.

Além de sobrinho do deputado, Murilo era considerado um dos principais articuladores e suporte da base de Jair Farias, com atuação política e técnica.

Murilo disse ao webjornal Folha do Bico, que foi surpreendido pela decisão do deputado, mas que não recuará do apoio a Vicentinho Júnior e de uma pré-candidatura a prefeito em 2024.

Outros companheiros de Jair Farias, que falaram em off com nossa reportagem, lamentaram a situação e a falta de diálogo, levando em consideração, a importância de Murilo na articulação do grupo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Instituto Líber diz que manifestação da FAIARA/Faculdade Aberta tenta ludibriar alunos e opinião pública

Publicado

em

Após o Ministério Público Federal (MPF) propor uma Ação Civil Pública contra a Fundação Educacional do Bico do Papagaio (mantenedora da Faculdade Integrada de Araguatins, atual Faculdade Aberta do Tocantins), o Instituto Líber e a União Brasiliense de Ensino Superior e Pesquisa Eireli (mantenedora da Faculdade Albert Einstein – Falbe), pela oferta irregular de cursos de graduação e a informação ser divulgada pela Folha do Bico, e outros veículos de imprensa, a FAIARA/Faculdade Aberta divulgou uma Nota, direcionada a alguns veículos de imprensa, comentando o caso. Não concordando com as afirmações, o Instituto Líber rebateu nesta segunda-feira, 18, as declarações.

O Instituto Líder chamou de fatídica a Nota da FAIARA/Faculdade Aberta e afirmou que a mesma está eivada de vícios e completamente fora da realidade dos fatos, além de considerar uma clara tentativa de ludibriar alunos e opinião pública.

Clique AQUI e leia toda argumentação do Instituo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Município chega a 55 mortes por Covid-19

Publicado

em

A Secretária de Estado da Saúde (SES), através de seu Boletim Epidemiológico, oficializou mais dois óbitos provocados pela Covid-19, no município de Tocantinópolis. As mortes foram confirmadas no boletim de sábado, dia 16 e desta segunda, dia 18.

Vítimas:

Mulher, 79 anos. Comorbidades: doença pulmonar obstrutiva crônica. Óbito em 10/10/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.

Homem, 67 anos. Comorbidades: não relatada. Óbito em 06/10/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.

O município desde o início da pandemia acumula 2.512 infectados.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze