Connect with us

Maranhão

Rio Tocantins atinge 10,20 metros acima do nível normal na região de Imperatriz e São Miguel

Publicado

em

Nesta terça-feira (11), o nível do Rio Tocantins atingiu 10,20 metros acima do normal. Informação foi repassada pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio. O órgão acompanha e monitora o nível do rio que já deixou 248 desabrigadas ou desalojadas, com 977 pessoas impactadas por conta da cheia, no lado maranhense.

A alta no nível do rio acontece devido ao período chuvoso, que ocorre desde outubro na cidade, além das fortes chuvas no Goiás, onde o rio Tocantins nasce, o que consequentemente acaba interferindo nas cheias, tanto aqui no Maranhão como no estado vizinho Tocantins.

De acordo com o superintendente Josiano Galvão, desde o ano passado, quando o rio já indicava cheia, a equipe e órgãos responsáveis já se preparavam para que a população não fosse pega desprevenida.

“Antes do período chuvoso a nossa equipe já fazia o cadastramento e recadastramentos dos ribeirinhos, infelizmente a cheia chegou a locais muito além do esperado, isso devido ao fluxo de chuvas tanto aqui, como nos estados onde o rio Tocantins passa, além disso, Imperatriz é cortada por riachos, o que agrava ainda mais a situação”, afirma Josiano.

Outro ponto importante destacado pelo superintendente é com relação a Usina Hidrelétrica Estreito, que mesmo no período chuvoso precisa ser liberada, de acordo com a capacidade de armazenamento.

Ao total a Prefeitura atende 159 famílias, totalizando 532 pessoas que estão em situação de emergência por conta dos alagamentos. Os abrigos estão localizados na escola Tiradentes; Igreja São Sebastião; Quadra da Caema; Parque de Exposições; Escola Governador Archer; e Igreja Nova Vida.

A previsão de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia. Em caso de emergência, ou solicitação dos serviços da Defesa Civil, o órgão disponibiliza o número (99) 99152-0832.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Estão abertas as matrículas para novos alunos da Educação Infantil

Publicado

em

Conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o período de matrículas da rede municipal de ensino, de novos alunos para a Educação Infantil, iniciou nesta segunda-feira (17). O prazo para a pré-matricula será até 21 de janeiro e as inscrições pelo site da Prefeitura https://imperatriz.ma.gov.br/portaldoaluno.

Esta etapa é direcionada apenas aos estudantes de creches e pré-escolas, com idade escolar de até cinco anos e que nunca foram alunos em escolas do Município.

As famílias com filhos nessa faixa etária, que desejam ingressar no ensino público, ao realizar a pré-matrícula no site, deverão seguir o passo a passo do cadastro e ficar atentas para ao final do processo até concluir o cadastro. “Para ter acesso ao cartão de confirmação da pré-matricula, o responsável deve clicar no botão concluir para finalizar de forma adequada todo o procedimento no sistema”, orientou José Antonio Pereira, secretário de Educação.

Finalizado cadastro no sistema os pais ou responsável deve encaminhar-se à escola pretendida e entregar documentação de imediato. “O processo só é confirmado ao cumprir essa etapa de entrega de documentos. Por isso, os pais devem ficar atentos e confirmar a matrícula na escola”, frisou o prefeito Assis Ramos.

A Semed ressalta que para os casos de erro no sistema, o departamento Geduc estará disponível para atendimento presencial. Basta encaminhar-se a Semed, localizada na Rua Urbano Santos, 1657, bairro Juçara.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze