Bico do Papagaio
Rio Tocantins volta a ficar com quase 2 m abaixo de zero na região do Bico e MA
Depois de passar quase dois meses com nível abaixo de zero e retornar ao normal no dia 23 de novembro, o Rio Tocantins volta a ficar com nível fora do normal na região do Bico do Papagaio e sul do Maranhão. Na manhã desta quarta-feira (28), o rio atingiu 1,78 m a baixo de zero. Essa não é a primeira vez que isso ocorre, pois no ano passado neste mesmo período o rio estava com nível baixo.
De acordo com o superintende da Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas, a vazão da hidrelétrica de Estreito está entre 1100 e 1300, isso se dá porque as chuvas deram uma trégua na região da nascente do rio.
“Isso se dá porque a montante de chuva que está caindo na hidrelétrica da Serra das Mesas está sendo utilizada para nivelar o lago da hidrelétrica de lá. Então a operacionalidade da Serra das Meses está sendo a mesma da época de veraneio, até que eles possam recuperar o nível do lago”, explica Francisco
O superintendente, também, destacou que a mudança na hidrelétrica de Serra da Mesa causa alterações em Estreito e Lajeado que, assim, afeta o Rio Tocantins deixando o nível mais baixo. “No entanto, esses níveis em dezembro são o mesmo do ano passado, que é em relação a falta de chuva”, finaliza. (iMirante)

Bico do Papagaio
AUGUSTINÓPOLIS: Gestão nova, problemas antigos e população sofrendo na buraqueira

Moradores de Augustinópolis, uma das principais cidades do Bico do Papagaio, assistem entrar e sair prefeito, e o mesmo problema persistir, a falta de cuidados com a vias urbanas e reclamam da quantidade de buracos, lama e falta de manutenção asfáltica.
Em diversas vias da cidade, seja nos bairros, periferia ou no centro da cidade, existem problemas sérios, que afetam até o que deveria ser um cartão postal da cidade, a Avenida Goiás.
Hoje é impossível, em muitas ruas, veículos trafegarem em linha reta, sem precisar se esquivar da buraqueira.
Moradores reclamam ainda de medidas emergenciais da Prefeitura, na Avenida Goiás, que além de prejudicar o trânsito, não seria um serviço que atenda a real necessidade. Os problemas sem solução, já caminham para uma década, sem que a cidade resolva demandas básicas nas vias, de forma definitiva, fazendo uso apenas de medidas paliativas.

Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Professora Elizabete e líderes recebem Tiago Dimas

A vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), continua se movimentando nos bastidores políticos. Nesta quinta, 22, ela e um grupo de líderes, organizaram uma reunião com o deputado federal Tiago Dimas (SD).
Na pauta, algumas reivindicações para o município e tratativas para a eleição do ano que vem.
Bico do Papagaio
XAMBIOÁ: Segundo boletim da Saúde, município chega a 23 mortes por Covid
Nesta quinta, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou o 23ª óbito por Covid-19, no município de Xambioá, Bico do Papagaio. A morte ocorreu no dia 14 de abril.
A vítima é um homem de 60 anos, sem comorbidades e que estava internado no Instituto Sinai de Araguaína.