Connect with us

Maranhão

Roseana leva Governo Itinerante a mais 4 municípios

Publicado

em

Saúde, infraestrutura e cidadania serão destaques em mais uma edição do Governo Itinerante. Desta vez, a governadora Roseana Sarney leva as ações, nesta terça-feira (11), aos municípios de Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras e, nesta quarta-feira (12), a São José dos Basílios e Pedreiras. Na agenda destaque para inauguração de dois hospitais, entrega de rodovia, de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assinatura de Ordem de Serviço.

“Vamos levar a mais quatro importantes municípios do Maranhão ações do Governo Itinerante em benefício dos moradores, com obras que vão mudar a realidade das comunidades. Fico feliz em ver que, por onde passamos, o Governo Itinerante é aprovado e tem o apoio da população, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade”, declarou a governadora.

Na área da saúde, Roseana Sarney entrega mais dois hospitais de 20 leitos, sendo um em Itaipava do Grajaú e o segundo em Jenipapo dos Vieiras. As unidades, construídas pelo Governo do Estado dentro do programa Saúde é Vida, a exemplo de outras já inauguradas, vão dispor de espaços para internação clínica e funcionarão com Serviço de Pronto Atendimento (SPA), centro de parto, ultrassonografia, raio-x e exames laboratoriais.

“Os dois novos hospitais funcionarão dentro de uma grande rede estadual e municipal que está mudando a qualidade da saúde oferecida para toda a população do Maranhão”, assinalou o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad.

No campo da infraestrutura, também em Jenipapo dos Vieiras, a governadora inaugura 18,60 km da MA-328 entre a sede do município e o entroncamento com a BR-226. “Estamos realizando obras em todo o Maranhão e essa rodovia é mais uma que vai melhorar a vida da população, facilitando o escoamento da produção agrícola e o transporte para toda a região”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva.

O município de Pedreiras, onde será encerrada esta edição do Itinerante, será agraciado com ações de saúde e infraestrutura. Na cidade, a governadora Roseana anuncia a construção do novo Hospital de Pedreiras, que também integrará a rede do Saúde é Vida. Na ocasião, ela assina, também, Ordem de Serviço para pavimentação de vias urbanas.

Mais ações

Os moradores dos quatro municípios serão beneficiados com ações de cidadania, a exemplo do Viva Cidadão, órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos (Sedihc), que disponibilizará a emissão de documentos  como carteira de identidade e título de eleitor. Produtores rurais das quatro cidades também receberão Declaração de Aptidão ao Pronaf.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) proporcionará atendimento para moradores de Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Pedreiras e São José dos Basílios, nesta terça (11) e quarta-feira (12). Especialistas em diversas áreas, técnicos de imunização, de exames laboratoriais e colpocitologia oncótica (câncer ginecológico) estarão à disposição da população nas unidades de saúde, sempre das 8h às 17h.

Os atendimentos na área de dermatologia (busca e atendimento dos casos de hanseníase) acontecerão nos municípios de Pedreiras e São José dos Basílios. Nestas cidades, a população também vai dispor dos serviços de vigilância epidemiológica (vacinação/atualização do calendário de vacinação), assistência em clínica médica e pediátrica, preventivo do câncer ginecológico – colpocitologia oncótica; atendimento de laboratório de análise clinica: glicemia, colesterol total e PSA (próstata) e consultas para diagnostico e tratamento do glaucoma.

Nos municípios de Jenipapo dos Vieiras e Itaipava de Grajaú serão prestados atendimentos de clínica médica e pediátrica; preventivo do câncer ginecológico – colpocitologia oncótica; atendimento de laboratório de análise clinica (glicemia, colesterol total e PSA); consultas para diagnostico e tratamento do glaucoma e as ações da vigilância epidemiológica (vacinação/atualização do calendário de vacinação).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Avenida Pedro Neiva de Santana lidera número de acidentes no final de semana

Publicado

em

Segundo  relatório divulgado nesta segunda-feira, 01 de março, pelo setor de estatística do órgão mostra que foram registrados mais de oito acidentes de trânsito entre sexta-feira (26) e domingo (28) em Imperatriz. “Equipes do Grupo Tático de Trânsito, GTT, estão de prontidão 24h para atendimento de sinistros de trânsito, sem vítimas”, informou coordenador geral de Trânsito, agente Hodislan Maciel, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – Setran, que manifesta preocupação com o aumento de sinistros na Avenida Pedro Neiva de Santana, perímetro urbano de Imperatriz.

Na sexta-feira, 26, foram registrados sinistros de trânsito na Avenida Pedro Neiva de Santana, às 11h45, na Vila Redenção; Rua Rio Grande do Norte, próximo ao Banco do Brasil, na Nova Imperatriz, às 14h55, e na BR-010, no setor Entroncamento, às 17h20.

Hodislan Maciel revela que no sábado (27) foram registrados mais três sinistros de trânsito: o primeiro no cruzamento das ruas Rui Barbosa com Marechal Rondon, Vila Lobão; o segundo na Avenida Newton Belo, próximo ao cemitério Campo da Saudade, no Santa Rita, e o terceiro na Avenida Pedro Neiva de Santana, próximo à entrada do Ecopark.

No domingo (28), o Grupo Tático de Trânsito contabilizou mais três sinistros: na estrada de acesso ao residencial Sebastião Régis; Rua 20, cruzamento com a Rua Dom Pedro II, no Parque Anhanguera, e na Rua Euclides da Cunha, cruzamento com a Rua Estreita, no Bacuri. “Temos prestado atendimento a todas essas ocorrências através do grupamento especializado, o GTT”, concluiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Hospital de Campanha segue com atendimentos

Publicado

em

Válvula de escape para famílias de Imperatriz e região, o Hospital Municipal de Campanha inaugurado pela Prefeitura, em abril de 2020, segue salvando vidas em 2021. Equipado com 49 leitos de enfermagem e 10 de UTI, o pronto socorro recebe diariamente dezenas de pessoas acometidas pela Covid-19. 

Em dez meses de funcionamento já atendeu mais de 700 pacientes. “Apesar de sermos um Hospital de Campanha, com prerrogativa de funcionar provisoriamente, assim como fizeram outros municípios fechando os seus, aqui continuamos abertos. Nossa preocupação é dar suporte a população enquanto a pandemia permanecer, por isso não fechamos nem diminuímos leitos destinados à Covid”, explica a secretária de Saúde, Mariana Jales.

Além dos atendimentos clínicos, outro diferencial do Hospital de Campanha são as rodas de conversa utilizadas para minimizar angústias. 

“É um meio de comunicação entre equipe e familiares dos pacientes internados, que sempre chegam com muitas dúvidas e anseios. Desde a implantação da unidade, fazemos esse direcionamento, que são orientações de melhorias de cuidado e medidas de prevenção, dentre as dúvidas recorrentes relacionadas ao pós-alta, onde reforçamos o isolamento, uso de máscara e higienização”, lembra o diretor do hospital, Robson Mariano.

A unidade oferta ainda serviços de especialidades médicas para atendimento dos pacientes dialíticos (que fazem hemodiálise), exames laboratoriais, alimentação com acompanhamento de nutricionistas, enxoval hospitalar, medicamentos e todos os insumos necessários para tratamento adequado dos pacientes.

Sobre a estrutura dos leitos, vale ressaltar que são um dos mais completos, equipados com respiradores, aparelhos de gasometria e raio X portátil;  além de contar com rede de oxigênio para os leitos de UTI e fornecimento de balões de oxigênio para os leitos de enfermaria.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Paciente com Covid-19 são transferidos para atendimento em São Luís

Publicado

em

Neste domingo, 28, cinco pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da cidade de Açailândia, na região Tocantina, estado do Maranhão, foram levados de UTI área para São Luís.

O sistema público em Açailândia está sobrecarregado, como o novo avanço de casos de Covid. A cidade tinha um hospital de campanha, que atendia a região, mas foi desativado. A população tem cobrado medidas do poder público e da iniciativa privada, para uma ação conjunta para reestabelecer o atendimento.

Continue lendo
publicidade Bronze