Connect with us

Maranhão

Sagrima participa da 13ª exposição agropecuária de São João dos Patos

Publicado

em

Encerrada, neste domingo (20), a 13ª Feira Agropecuária de São João dos Patos (Exposertão). O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, e o adjunto Raimundo Coelho de Sousa, participaram do evento, que teve na programação shows regionais e nacionais, Concurso Leiteiro, Boi no Rolete, Cavalgada, apresentações culturais, artesanato regional e leilões.

As ações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e de seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), foram apresentadas ao público num stand montado na feira, dentre elas, a fiscalização da entrada e saída dos animais que estão participando da feira, a distribuições de sementes, tanques de resfriamento de leite e o combate à febre aftosa.

Cláudio Azevedo ressaltou o crescimento da Região do Médio Sertão, que possui uma quantidade significativa de rebanhos do Maranhão, com cerca de 262. 154 mil bovinos. “A governadora Roseana Sarney está trabalhando para que o Maranhão cresça cada vez mais no setor agropecuário. O alcance, até o final do ano, da classificação de zona livre de febre aftosa será um grande avanço para impulsionar a pecuária do Maranhão”, afirmou ele.

O secretário-adjunto,Raimundo Coelho de Sousa, destacou a importância de exposições como essas, que segundo ele, estimula a troca de experiências e conhecimentos entre os expositores. “A cada ano que passa a Exposertão cresce porque os agropecuaristas dão credibilidade à feira. E isso enriquece muito o setor. Além disso, podemos ressaltar a troca de experiências com outros estados e isso é muito importante para o Maranhão”, disse.

A Região do Médio Sertão conta com um rebanho bovino de 262. 154 mil. No município de São João dos Patos esse rebanho chega a 23 mil e as cidades de Colinas, Mirador, Buriti Bravo chega em torno de 34 mil bovinos. As raças mais encontradas nessa região são as nelores, gir, holandês, giralondo, jersey, Santa Gertrude, pardo suíço e alguns animais mestiços.

Leilão

Um dos momentos mais importantes durante a Exposertão foi o Leilão de animais, que contou com a participação do secretário Cláudio Azevedo.

Nele foram comercializados 175 bovinos, oito caprinos, 26 ovinos e cinco equinos. Os bovinos durante o leilão, mais comercializados foram os das raças, nelore, pardo suíço, holandês, girolando, Jersey, mestiço, santa gertude e gir. Já os ovinos das raças dorpe e Santa Inês e os caprinos: Boer e o anglonubiano. A comercialização dos bovinos saiu em uma média de R$ 3.500 reais.

Durante o leilão, o prefeito de São João dos Patos, José Mário, agradeceu a presença e o apoio do secretário Cláudio Azevedo e disse que o trabalho realizado pela Sagrima é de suma importância para impulsionar o setor produtivo. “A parceria do Governo do Estado, por meio da Sagrima é de suma importância no processo de desenvolvimento da nossa região. A cada ano que passa essa exposição cresce porque podemos hoje mostrar o que a nossa agricultura e pecuária vem contribuindo para o desenvolvimento do Estado”.

Agrobalsas

O Governo do Estado, por intermédio da Sagrima, vem incentivando as feiras agropecuárias em todo o Maranhão, com o objetivo de inovar e incentivar o empreendorismo junto ao produtor com as aplicações das inovações tecnológicas. E a cada ano que passa, a Sagrima se faz presente nesses eventos.

Nesta terça-feira (22), a secretaria vai estar no Agrobalsas 2012, com um estande mostrando as ações executadas pelo Sistema Sagrima.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze