Connect with us

Araguatins

Sampaio, Buriti e Araguatins figuram entre melhores do Bico na avaliação da CNM

Publicado

em

Criado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para avaliar o desempenho das cidades brasileiras, o Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e Gestão Social (IRFS) teve seus resultados relativos a 2008 divulgados pelo órgão. No levantamento, o Tocantins aparece na 17ª posição, com 0,479. O levantamento não considerou os municípios do Distrito Federal e, por isso, os dados se referem a 26 unidades da federação. Os estados que estão com indicadores piores que os do Tocantins são: Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Amapá, Bahia, Pará, Sergipe e Maranhão.

O IFRS leva em conta os indicadores fiscais, sociais e de gestão de cada município. Todos os indicadores vão de 0 a 1 – praticamente o mesmo método da medição do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Separadamente por item, na questão Fiscal, a posição do Tocantins melhora consideravelmente, com os municípios do Estado saltando cinco posições e ficando, portanto, na 12ª colocação, com 0,509.

Segundo o levantamento da CNM, que conta com 79 páginas, o índice fiscal “reflete a evolução dos indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como nível de endividamento e gasto com pessoal”. Além dos sete estados que já são superados pelo Tocantins no Índice Geral, quando o assunto é especificamente a questão fiscal, os municípios tocantinenses estão na frente do Paraná, do Ceará, de Roraima, Acre e Rio Grande do Norte.

Gestão

No entanto, quando a avaliação recai para o item gestão, ou seja, a forma como as prefeituras escolhem a sua prioridade, os município tocantinenses despencam para a 23ª posição, só superando o Paraná, o Sergipe e o Maranhão. O índice nesse quesito das cidades do Tocantins é 0,392.No indicador social, o Tocantins é o 10º melhor do Brasil, só perdendo para São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará. No levantamento, para avaliar esse quesito são levados em contas os percentuais em investimento nas áreas de saúde e educação. O índice do Tocantins é de 0,536.

Tocantins

No levantamento, a CNM também divulgou as 30 melhores cidades em IRFS por Estado. No Tocantins, a liderança é de Tupiartins, cidade localizada no noroeste do Estado, a 275 quilômetros de Palmas e com população de cerca de 2 mil habitantes. Tupiratins atingiu o índice geral de 0,562.A segunda colocação ficou com Divinópolis, que atingiu o índice de 0,552. A cidade é da região centro-oeste, está a 117 quilômetros de Palmas e possui população de mais de pouco mais de 6,3 mil habitantes. Na terceira posição, aparece o município de Rio da Conceição, no sudeste do Tocantins, a 346 quilômetros da Capital e com população de cerca de 1,4 mil habitantes.

Bico do Papagaio

Os municípios do Bico do Papagaio que obtiveram melhor desempenho foram: Sampaio, que ficou no ranking estadual com a 4º posição com 0,551; Buriti do Tocantins na 22º posição com 0, 518; e Araguatins na 28º posição com 0,511. Os três municípios figuram entre os 30 melhores índices do Tocantins e acima da média nacional que é de 0,494. (Com informações de Daniel Machado – Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
9 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze