Connect with us

Bico do Papagaio

Sampaio e Esperantina recebem Programa Útero é Vida

Publicado

em

senar3As cidades de Sampaio e Esperantina receberam nos dias 07 e 10 de outubro, respectivamente, mais uma edição do programa Útero é Vida do SENAR Tocantins em parceria com a prefeitura municipal, secretarias municipais de educação, ação social e saúde, além da FAET, SENAR Nacional e CNA. Ao todo foram realizados 362 exames de prevenção de câncer do colo do útero.

Em Sampaio, estiveram presentes as mulheres dos povoados rurais de Cacheado, São Raimundo, Mata Bonita I e II, dos assentamentos São Lucas e Cupins, além da comunidade do município. Já em Esperantina, o programa Útero é Vida teve a participação de mulheres dos povoados rurais P.A. Santa Cruz, Campestre, Esquinão, Quatro Bocas, Vila Tocantins, P.A Pingo D’àgua, Lote 19, Primeiro de Janeiro, São Francisco, Pedra Grande e Agrovila.

senar2Durante todo o dia as mulheres do meio rural desses municípios tiveram atendimento médico, exames de prevenção do câncer de colo do útero, pressão arterial e transporte gratuito das fazendas e assentamentos até o local dos atendimentos, além de um dia de beleza e espaço de lazer para as crianças com brincadeiras.

Para o coordenador da regional do extremo norte, Valdine Reis de Sousa ‘Goiano’, “essa ação é muito importante, pois resgata os direitos de cidadania da trabalhadora rural, sendo que ela vivia esquecida e isolada das ações de governo e hoje, com essa parceria do município por meio de suas secretarias com o SENAR Tocantins tem sido um grande avanço do tratamento de prevenção do colo de útero”- disse.

Luiz Anacleto, prefeito de Sampaio, disse que “essa parceria com o SENAR foi de fundamental importância para que o programa tivesse esse sucesso e se depender do apoio do município, todo e qualquer programa e eventos que o SENAR queira realizar aqui, a instituição terá nossa parceria” – complementou.

Já para a prefeita de Esperantina, Geneci o programa só vem reforçar o trabalho do município junto com as mulheres do meio rural de Esperantina.

“Estamos muito felizes com essa ação que o SENAR Tocantins propôs para nosso município. O Útero é Vida só reforça nosso compromisso com a saúde das mulheres tanto do meio rural quanto do meio urbano” – enfatizou.

senar1Por meio do exame laboratorial de colo de útero, o Programa disponibiliza em um dia cerca de 150 atendimentos para as mulheres do meio rural com o objetivo de diminuir as dificuldades com relação a atendimentos básicos na área de saúde por meio da promoção de ações de sensibilização, conscientização e mobilização, principalmente, realizando exame preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero papanicolau em mulheres em idade reprodutiva e posteriormente encaminhamento dos resultados.

Atendimentos

Dos atendimentos, foram realizados 112 exames em Sampaio e 250 exames em Esperantina. Os municípios se preocupam com a saúde da mulher, tanto que em Sampaio, por exemplo, todas as terças-feiras, são realizados exames de prevenção nas mulheres tanto da cidade como do meio rural. São aproximadamente 40 coletas por mês no município. Conforme explicou a enfermeira e coordenadora dos PSF – Programa de Saúde da Família de Sampaio, Ivi Carla, “toda semana fazemos coleta nas mulheres do município, povoados e assentamentos, além de palestras e orientações ministradas por nossa equipe” – informou.  

Etapas

Com o lançamento em fevereiro deste ano, no município de Augustinópolis, 306 mulheres fizeram o exame e em Piraquê foram mais 103 exames totalizando 409 atendimentos. Destes, infelizmente, 366 exames (89%) apresentaram algum tipo de inflamação e dois casos de câncer foram detectados. Na segunda etapa, os municípios de Nova Olinda, Darcinópolis, Wanderlândia, São Bento, Riachinho e Ananás foram 1285 exames efetuados. E, em Sampaio e Esperantina, terceira etapa do programa foram 362 mulheres atendidas. O total de atendimentos nas três etapas somou 2.056 exames. (Poliana Macedo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saúde oficializa 65ª morte por Covid-19

Publicado

em

Neste domingo, 25, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou a 65ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A informação foi publica no Boletim Epidemiológico.

A vítima é um homem de 72 anos, com doença respiratória crônica. A morte aconteceu no dia 26 de maio no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Vendedor de maconha do Setor Santa Rita é preso

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 24,  a Polícia Militar prendeu um homem de 51 anos, suspeito de tráfico de drogas no Setor Santa Rita, município de Axixá, Bico do Papagaio.

Policiais militares do 9° Batalhão, monitoraram o suspeito, que rotineiramente se deslocava ao Estado do Maranhão, município de Imperatriz, para supostamente comprar substância análoga à maconha. As equipes de serviço posicionaram o cerco no endereço informado, com o objetivo de bloquear a passagem do transporte público que o indivíduo usava para se deslocar. 

O veículo foi interceptado e o suspeito abordado pelos policiais, momento em que os militares localizaram alguns pacotes de substância análoga à maconha. A droga apreendida e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC perde e cai para lanterna do Grupo 2

Publicado

em

Em Imperatriz, no sul do Maranhão, o Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), conheceu neste sábado, 24, sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro Série D, em partida válida pelo Grupo A2, no estádio Frei Epifânio D’Abadia.

A equipe do Imperatriz venceu por 3 a 2 e se mantém na terceira colocação do grupo com 13 pontos. Já o Verdão do Bico passa a segurar a lanterna com 7 pontos.

O primeiro tempo foi de muita troca de espaço com propostas bem diferente entre as equipes. O Imperatriz apresentou uma marcação de meia pressão e tinha na velocidade do seu ataque com passes verticais para criar boas chances. Por outro lado, o TEC tinha opção da posse de bola, mas teve dificuldade para achar espaço. Com isso, acabou fazendo muitos lançamentos diretos e acabou esbarrando na defesa do Imperatriz. Melhor no jogo, o Cavalo de Aço conseguiu logo abrir o placar, mas em um erro individual. Fabrício dormiu no lance e Hudson conseguiu tomar a bola do defensor e marcar para o Imperatriz.


A primeira etapa seguiu andando com o mesmo panorama antes do gol. Porém, com a vantagem do placar o Imperatriz consolidou ainda mais sua proposta e teve até mais espaço para contra-ataques, que poderiam ser melhores aproveitados e por isso a primeira etapa terminou 1 a 0 para o Colorado.

No segundo tempo uma chuva de gols. O TEC empatou aos 19 minutos, após cobrança de falta, Jheimy arruma dentro da área para Dioguinho chegar chutando para empatar o jogo. Aos 22 minutos a arbitragem pega falta em cima de Jheimy dentro da área e marca pênalti. Jheimy bateu com força no alto do canto esquerdo. I goleiro Diego acerta o canto, mas não consegue alcançar a bola e o Verdão do Bico vira o placar. Kineker aos 32 minutos, gira na defesa do TEC e chuta com estilo para deixar tudo igual no Frei e nos acréscimos, já nos 50 minutos, uma “lambança” na área do TEC, após cruzamento o goleiro Gabriel faz defesa, mas ao cair com a bola bateu roupa. Do lado dele estava Robson que aproveitou para fazer o gol da virada, 3 a 2, para o time do Maranhão.

Na próxima rodada, o Verdão recebe o Juventude Samas, no estádio Ribeirão, sábado, 31 e no mesmo dia o Imperatriz joga em Sobral, no Ceará, contra o Guarany. (Gabriel Dias/SID)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze