Connect with us

Bico do Papagaio

Sampaio e Esperantina recebem Programa Útero é Vida

Publicado

em

senar3As cidades de Sampaio e Esperantina receberam nos dias 07 e 10 de outubro, respectivamente, mais uma edição do programa Útero é Vida do SENAR Tocantins em parceria com a prefeitura municipal, secretarias municipais de educação, ação social e saúde, além da FAET, SENAR Nacional e CNA. Ao todo foram realizados 362 exames de prevenção de câncer do colo do útero.

Em Sampaio, estiveram presentes as mulheres dos povoados rurais de Cacheado, São Raimundo, Mata Bonita I e II, dos assentamentos São Lucas e Cupins, além da comunidade do município. Já em Esperantina, o programa Útero é Vida teve a participação de mulheres dos povoados rurais P.A. Santa Cruz, Campestre, Esquinão, Quatro Bocas, Vila Tocantins, P.A Pingo D’àgua, Lote 19, Primeiro de Janeiro, São Francisco, Pedra Grande e Agrovila.

senar2Durante todo o dia as mulheres do meio rural desses municípios tiveram atendimento médico, exames de prevenção do câncer de colo do útero, pressão arterial e transporte gratuito das fazendas e assentamentos até o local dos atendimentos, além de um dia de beleza e espaço de lazer para as crianças com brincadeiras.

Para o coordenador da regional do extremo norte, Valdine Reis de Sousa ‘Goiano’, “essa ação é muito importante, pois resgata os direitos de cidadania da trabalhadora rural, sendo que ela vivia esquecida e isolada das ações de governo e hoje, com essa parceria do município por meio de suas secretarias com o SENAR Tocantins tem sido um grande avanço do tratamento de prevenção do colo de útero”- disse.

Luiz Anacleto, prefeito de Sampaio, disse que “essa parceria com o SENAR foi de fundamental importância para que o programa tivesse esse sucesso e se depender do apoio do município, todo e qualquer programa e eventos que o SENAR queira realizar aqui, a instituição terá nossa parceria” – complementou.

Já para a prefeita de Esperantina, Geneci o programa só vem reforçar o trabalho do município junto com as mulheres do meio rural de Esperantina.

“Estamos muito felizes com essa ação que o SENAR Tocantins propôs para nosso município. O Útero é Vida só reforça nosso compromisso com a saúde das mulheres tanto do meio rural quanto do meio urbano” – enfatizou.

senar1Por meio do exame laboratorial de colo de útero, o Programa disponibiliza em um dia cerca de 150 atendimentos para as mulheres do meio rural com o objetivo de diminuir as dificuldades com relação a atendimentos básicos na área de saúde por meio da promoção de ações de sensibilização, conscientização e mobilização, principalmente, realizando exame preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero papanicolau em mulheres em idade reprodutiva e posteriormente encaminhamento dos resultados.

Atendimentos

Dos atendimentos, foram realizados 112 exames em Sampaio e 250 exames em Esperantina. Os municípios se preocupam com a saúde da mulher, tanto que em Sampaio, por exemplo, todas as terças-feiras, são realizados exames de prevenção nas mulheres tanto da cidade como do meio rural. São aproximadamente 40 coletas por mês no município. Conforme explicou a enfermeira e coordenadora dos PSF – Programa de Saúde da Família de Sampaio, Ivi Carla, “toda semana fazemos coleta nas mulheres do município, povoados e assentamentos, além de palestras e orientações ministradas por nossa equipe” – informou.  

Etapas

Com o lançamento em fevereiro deste ano, no município de Augustinópolis, 306 mulheres fizeram o exame e em Piraquê foram mais 103 exames totalizando 409 atendimentos. Destes, infelizmente, 366 exames (89%) apresentaram algum tipo de inflamação e dois casos de câncer foram detectados. Na segunda etapa, os municípios de Nova Olinda, Darcinópolis, Wanderlândia, São Bento, Riachinho e Ananás foram 1285 exames efetuados. E, em Sampaio e Esperantina, terceira etapa do programa foram 362 mulheres atendidas. O total de atendimentos nas três etapas somou 2.056 exames. (Poliana Macedo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dois homens morrem após moto bater em caminhão com 23 indígenas na carroceria

Publicado

em

Dois homens morreram após uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão que transportava 23 indígenas da etnia Apinagé na carroceria. O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (14) na TO-126, próximo da entrada do povoado Mumbuca em Tocantinópolis. As vítimas estavam na moto e foram identificadas como Gustavo Borges de Sousa, de 39 anos, e Hildo de Araújo Moraes, de 42 anos.

O motorista contou à Polícia Militar que estava fazendo o transporte dos indígenas após passarem o dia coletando coco babaçu em uma fazenda da região. Durante a viagem ele ouviu um barulho e quando parou percebeu que a moto tinha colidido na traseira do caminhão.


A PM informou que uma equipe médica ainda foi chamada, mas apenas constatou a morte de Gustavo Borges e Hildo de Araújo.

Nenhum ocupante do caminhão se feriu. O motorista permaneceu no local e não apresentava nenhum sinal de alteração da capacidade psicomotora. Depois ele foi levado para prestar depoimento na delegacia de plantão.

A Polícia Científica foi chamada para fazer a perícia e depois o IML recolheu os corpos. Os dois veículos foram apreendidos e entregues na delegacia. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rixa em bar tem tapa na cara, tiro de espingarda e prisão

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite de quinta-feira, 13, uma espingarda calibre 20, em poder de um homem de 36 anos, que acabou preso por porte ilegal de arma de fogo e também por efetuar disparo com a própria arma em vias públicas. A ocorrência se deu nas proximidades de um bar em um bairro de Araguatins, no Bico do Papagaio.

A equipe de policiais militares foi chamada para atender uma ocorrência nas proximidades de um bar, onde acontecia uma briga envolvendo o autor e outro homem de 38 anos, por motivos não revelados.


O autor disse aos policiais, que se encontrava no bar quando o homem de 38 anos, que também acabou sendo preso, chegou e começou a lhe agredir fisicamente com tapas, causando escoriações na cabeça e nas costas.

O autor também relatou à PM que após a agressão foi em sua residência e buscou a espingarda e apontou para o homem de 38 anos e só não atirou devido ter pessoas próximas. 

No momento da ação o autor acabou sendo contido por populares que estavam no bar, e que a espingarda disparou acidentalmente para o alto no momento em que ele era imobilizado. A espingarda foi escondida e entregue aos policiais militares a qual acabou sendo apreendida. 

Os dois homens e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Jacaré é visto nadando próximo a cidade

Publicado

em

Um jacaré-açu espécie predominante da Amazônia, foi filmado por moradores de Araguatins, esta semana, no Rio Araguaia, bem em frente a cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio. O animal é grande e esmo com a aproximação dos populares, ele não fugiu ou reagiu.

Pelas dimensões do bicho, se trata de um exemplar adulto. Normalmente esse tipo de jacaré se alimenta de pequenos animais, como tartarugas, peixes, capivaras e veados. É uma espécie que esteve à beira da extinção, devido ao valor comercial do seu couro de cor escura e da sua carne. Atualmente, encontra-se protegido e sua população encontra-se estável no Brasil. É a maior espécie de jacaré, podendo atingir até 4,5 metros de comprimento.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze