- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Sampaio e Esperantina recebem Programa Útero é Vida

Mais Lidas

senar3As cidades de Sampaio e Esperantina receberam nos dias 07 e 10 de outubro, respectivamente, mais uma edição do programa Útero é Vida do SENAR Tocantins em parceria com a prefeitura municipal, secretarias municipais de educação, ação social e saúde, além da FAET, SENAR Nacional e CNA. Ao todo foram realizados 362 exames de prevenção de câncer do colo do útero.

Em Sampaio, estiveram presentes as mulheres dos povoados rurais de Cacheado, São Raimundo, Mata Bonita I e II, dos assentamentos São Lucas e Cupins, além da comunidade do município. Já em Esperantina, o programa Útero é Vida teve a participação de mulheres dos povoados rurais P.A. Santa Cruz, Campestre, Esquinão, Quatro Bocas, Vila Tocantins, P.A Pingo D’àgua, Lote 19, Primeiro de Janeiro, São Francisco, Pedra Grande e Agrovila.

senar2Durante todo o dia as mulheres do meio rural desses municípios tiveram atendimento médico, exames de prevenção do câncer de colo do útero, pressão arterial e transporte gratuito das fazendas e assentamentos até o local dos atendimentos, além de um dia de beleza e espaço de lazer para as crianças com brincadeiras.

Para o coordenador da regional do extremo norte, Valdine Reis de Sousa ‘Goiano’, “essa ação é muito importante, pois resgata os direitos de cidadania da trabalhadora rural, sendo que ela vivia esquecida e isolada das ações de governo e hoje, com essa parceria do município por meio de suas secretarias com o SENAR Tocantins tem sido um grande avanço do tratamento de prevenção do colo de útero”- disse.

Luiz Anacleto, prefeito de Sampaio, disse que “essa parceria com o SENAR foi de fundamental importância para que o programa tivesse esse sucesso e se depender do apoio do município, todo e qualquer programa e eventos que o SENAR queira realizar aqui, a instituição terá nossa parceria” – complementou.

Já para a prefeita de Esperantina, Geneci o programa só vem reforçar o trabalho do município junto com as mulheres do meio rural de Esperantina.

“Estamos muito felizes com essa ação que o SENAR Tocantins propôs para nosso município. O Útero é Vida só reforça nosso compromisso com a saúde das mulheres tanto do meio rural quanto do meio urbano” – enfatizou.

senar1Por meio do exame laboratorial de colo de útero, o Programa disponibiliza em um dia cerca de 150 atendimentos para as mulheres do meio rural com o objetivo de diminuir as dificuldades com relação a atendimentos básicos na área de saúde por meio da promoção de ações de sensibilização, conscientização e mobilização, principalmente, realizando exame preventivo e diagnóstico de câncer de colo de útero papanicolau em mulheres em idade reprodutiva e posteriormente encaminhamento dos resultados.

Atendimentos

Dos atendimentos, foram realizados 112 exames em Sampaio e 250 exames em Esperantina. Os municípios se preocupam com a saúde da mulher, tanto que em Sampaio, por exemplo, todas as terças-feiras, são realizados exames de prevenção nas mulheres tanto da cidade como do meio rural. São aproximadamente 40 coletas por mês no município. Conforme explicou a enfermeira e coordenadora dos PSF – Programa de Saúde da Família de Sampaio, Ivi Carla, “toda semana fazemos coleta nas mulheres do município, povoados e assentamentos, além de palestras e orientações ministradas por nossa equipe” – informou.  

Etapas

Com o lançamento em fevereiro deste ano, no município de Augustinópolis, 306 mulheres fizeram o exame e em Piraquê foram mais 103 exames totalizando 409 atendimentos. Destes, infelizmente, 366 exames (89%) apresentaram algum tipo de inflamação e dois casos de câncer foram detectados. Na segunda etapa, os municípios de Nova Olinda, Darcinópolis, Wanderlândia, São Bento, Riachinho e Ananás foram 1285 exames efetuados. E, em Sampaio e Esperantina, terceira etapa do programa foram 362 mulheres atendidas. O total de atendimentos nas três etapas somou 2.056 exames. (Poliana Macedo)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias