Connect with us

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Kátia Abreu pede ao TCU solução para projeto de irrigação

Publicado

em

unnamed-2

A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) pediu, nesta terça-feira (29), ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, solução para destravar as obras do Projeto de Irrigação Sampaio, na região do Bico do Papagaio, no Tocantins. O empreendimento teve início em 2000, mas até hoje não está em funcionamento porque a infraestrutura necessária não foi concluída.

O projeto está localizado município Sampaio e prevê construção de infraestrutura para irrigação de 1.000 hectares destinados ao cultivo de frutas, grãos, entre outros. As obras consistem em sistemas de bombeamento para captação, distribuição e drenagem d’água e dique para proteção das áreas de lavoura contra as cheias do Rio Tocantins.

De acordo com a senadora, existem mais de cem projetos de irrigação no Nordeste brasileiro com problemas semelhantes ao de Sampaio, por isso a parlamentar pediu auxílio ao TCU para desenhar uma solução que sirva de modelo às demais obras.

O TCU determinou que o Tocantins devolva aos cofres da União R$ 287 milhões, o que deixaria o estado inadimplente e prejudicaria a assinatura de outros convênios públicos importantes. O convênio com a empresa responsável pelas obras em Sampaio está expirado há dois anos e corre o risco de passar por Tomada de Contas Especial na Controladoria Geral da União (CGU).

A senadora busca uma solução junto aos órgãos envolvidos – CGU, Ministério da Integração Nacional e TCU – para que os produtores da cidade consigam produzir e ter produtividade.

Kátia Abreu destacou que cada hectare de área irrigada tem potencial para gerar 4 empregos (diretos e indiretos). “Além de melhorar a produção, a irrigação é o processo mais barato e rápido para se gerar emprego no campo”, afirmou.

“Não fossem os desvios e a má utilização dos recursos públicos, poderíamos já ter gerado 4 mil empregos em Sampaio e região. O povo é quem está sendo prejudicado”, completou Kátia Abreu.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: OAB inaugura sede de subseção

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins inaugurou, neste sábado, 28, a subseção de Araguatins. O evento contou com a presença do presidente da Ordem, Gedeon Pitaluga, e da presidente da subseção de Araguatins, Andréa Gonzalez.

“A advocacia do Bico do Papagaio vive um momento excepcional de realização. Há exatos 2 anos conduzimos o presidente Dr. Gedeon Pitaluga à presidência da Seccional da OAB Tocantins com o compromisso da construção da sede da subseção da OAB de Araguatins, o que foi honrado e muito nos orgulha e nos alegra”, destaca a presidente da subseção, Andréa Gonzalez.

Durante a cerimônia, a história de luta para que se conseguisse construir a nova sede foi relembrada.

“A construção do prédio da Subseção da OAB de Araguatins representa não um privilégio, mas a dignidade da classe dos advogados e advogadas do Bico do Papagaio que há tantos anos esperava, e agora esse sonho foi concretizado pela atual gestão”, exalta a presidente.

O presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga reforça o seu compromisso com a advocacia.

“É um simbolismo muito grande, um simbolismo pela efetiva  presença da Ordem dos Advogados na cidade considerada Portal do Bico do Papagaio, mas sobretudo, um compromisso de um trabalho em prol da dignidade da advocacia biquense, edificada com a sede, mas compromissada com a defesa das prerrogativas da advocacia no Bico do Papagaio”, afirma.

A inauguração foi marcada pela homenagem à Esperança Garcia, considerada autora do primeiro Habeas Corpus registrado no país em 1770.

Estiveram presentes na inauguração da sede da OAB – Subseção Araguatins, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Sérgio do Vale, o vice-presidente da Subseção de Araguatins, Dr. Vilmar Livino, a secretária adjunta, Dra. Sarah Coelho, a coordenadora regional da ESA, Dra. Karla Kessia de Lima Pereira, o secretário adjunto da OAB/TO Dr. Fernando Furlan, o diretor tesoureiro da OAB/TO Dr. Adwardys de Barros Vinhal, a conselheira estadual, Dra. Isabel Cristina Ferreira, os ex-presidentes da Subseção, Renato Santana Gomes e Cristiane Aparecida de Carvalho Costa, a coordenadora de prerrogativas da OAB/TO e presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Dra. Elaine Noleto e a conselheira estadual, Dra. Antônia de Kássia Silva de Sousa Pinho, além da advocacia e autoridades locais. (Julia Varajão)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Sargento do Exército morto em acidente de trânsito é sepultado

Publicado

em

Foi enterrado neste domingo (29), em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, o corpo do 3º Sargento do Exército Valenttim de Oliveira, que morreu após um acidente registrado na BR-010, perímetro urbano de Palmas, na noite de sexta-feira (27).

Segundo informações da Polícia Militar, dois militares do Exército morreram e um ficou ferido, após o carro capotar na rodovia. Além de Valenttim, o cabo Jhomes Gleiton Lima também não resistiu. O corpo dele deve ser sepultado nesta segunda-feira (30), em Paragominas (PA), onde vive a família.

O terceiro militar ficou ferido e foi levado para o Hospital Geral de Palmas. A informação do Exército é que ele está bem. O cabo passou por exames e por avaliação médica e segue internado no HGP.

O acidente

A PM foi chamada para atender o acidente na noite de sexta-feira e no local, se deparou com o veículo, um monza na cor marrom, capotado. Dentro do veículo, havia um cabo do Exército preso às ferragens.

O dono do carro, também cabo do Exército estava do lado de fora com sinais vitais, mas inconsciente. O sargento Valenttim também foi encontrado fora do veículo, já sem vida.

Segundo testemunhas, o automóvel seguia no sentido sul da cidade, quando capotou. Os dois cabos foram encaminhados para o hospital, mas Jhomes Gleiton, o proprietário do veículo, acabou morrendo no Hospital Geral de Palmas.

Os militares são lotados no 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. Em nota, a corporação informou que os militares estavam em horário de folga e que o acidente não envolveu outro veículo.

“Face ao ocorrido, o 22º BI e seus integrantes lamentam o ocorrido e estendem suas condolências aos familiares e amigos; e informam que se mantêm prestando assistência às famílias dos militares”.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Contenda entre irmãos termina em morte no povoado Ponta de Areia

Publicado

em

Uma discussão entre três irmãos terminou com uma morte no povoado Ponta de Areia, em Wanderlândia, no Bico do Papagaio. A Polícia Militar informou que um homem de 45 anos teria ferido a irmã mais nova, de 43 anos, e depois foi morto pela irmã mais velha, de 53 anos.

A confusão aconteceu por volta das 20h de sexta-feira (27). Quando a polícia chegou ao local encontrou o homem morto e deitado em uma rede. O sobrinho da vítima, que tem 20 anos, contou que estava em casa e acordou com os gritos da própria mãe, a mulher de 43 anos.

O jovem afirmou que a mãe tinha sido ferida com golpes de faca e tentou defendê-la, agredindo o tio com um pedaço de madeira na cabeça. Logo depois, a mulher de 53 anos chegou ao local bastante agitada e agressiva.

A irmã mais velha deu vários golpes no irmão de 45 anos, que morreu no local. A suspeita fugiu do local, mas se apresentou na delegacia da cidade durante a madrugada deste sábado (28) junto com a arma do crime.

A perícia esteve no local da morte e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal. A suspeita foi levada para a central de flagrantes de Araguaína. Ainda segundo a PM, o celular do sobrinho de 20 anos foi apreendido para averiguação. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze