Connect with us

Maranhão

Samu realiza simulação de acidente com múltiplas vítimas para aprimorar atendimento em Imperatriz-MA

Publicado

em

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Samu, Regional de Imperatriz, em parceria com órgãos de segurança e de atendimento à saúde no município, realizou simulação de um grande acidente de trânsito com múltiplas vítimas, no Centro, na manhã desta segunda-feira, 30. Objetivo foi para aprimorar o protocolo de atendimento, na tentativa de reduzir o tempo de resposta em ocorrências.

Elaborado há apenas 15 dias, o treinamento pegou muita gente de surpresa, como pretendia a coordenação, que parou a Avenida durante horário de pico, das 9h40 às 11h, afim de aproximar a capacitação, ao máximo, da situação real.

Pela dinâmica do acidente, um ônibus do transporte urbano se chocou com um automóvel, uma motocicleta, invadiu um ponto do transporte coletivo e 21 pessoas ficaram feridas, uma delas morreu no local. Com a ajuda de um carro de som, o coordenador do Samu, o médico Alexsandro Freitas, fez a narrativa e explicou cada fase do acidente fictício, desde o acionamento da central 192.

A primeira equipe a chegar ao local foi a motolância, que confirmou a suposta ocorrência. Em seguida foram acionadas ambulâncias do Samu e de parceiros. Eles começaram a chegar gradativamente. Após o resgate das primeiras vítimas, o carro em que elas estavam pegou fogo, mas o incêndio foi controlado imediatamente por um caminhão tanque do Corpo de Bombeiros.

Depois foi a vez do resgate daquelas pessoas atropeladas em frente ao ponto de ônibus e a agência dos Correios. Um boneco foi recolhido pela equipe do Instituto Médico Legal (IML), quase ao fim da simulação, para representar a pessoa que morreu no acidente. Os peritos, também, fizeram levantamentos das circunstâncias do sinistro.

“Não existe um tempo resposta oficial para atendimento de acidente. Estamos trabalhando para que a gente torne isso oficial e as equipes possam chegar nas ocorrências, no menor tempo possível, e melhor, em dez minutos”, destacou Alexsandro Freitas.

“Este tipo de incidente com múltiplas vítimas não tem lugar para acontecer, pode ser numa rodovia federal quanto em vias internas da cidade, então é importante que os diversos órgãos estejam em comum acordo num só protocolo para uma ação mais incisiva e efetiva no caso de uma situação desta”, reconheceu o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, em Imperatriz.

Atendimento às vítimas

O atendimento seguiu a classificação de risco, em que as vítimas em estado grave eram levadas para a lona da cor vermelha, as feridas e respondendo aos comandos, para a lona amarela, enquanto que as demais conseguiram caminhar à lona verde.

Além do Samu, participaram do treinamento com ambulâncias e profissionais, o Corpo de Bombeiros; UTI Móvel da Unimed; UTI Alícia; Polícia Militar; Instituto Médico Legal; Hospital Municipal de Imperatriz; Hospital Macrorregional; Hospital da Unimed; Unidades de Pronto Atendimento; alunos de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Maranhão e da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão. Ação contou com o apoio logístico das Secretarias Municipais de Saúde; de Trânsito e Transportes; e da empresa de ônibus Rio Anil Transportes, Ratrans.

Interdição das ruas

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Setran, estiveram presentes para auxiliar a organização da via, com o uso de cones e viaturas que ofereceram segurança aos personagens que participaram do treinamento. De acordo com o secretário Leandro Braga, a encenação envolvendo a participação de todos os órgãos de segurança pública mostrou a sintonia e o preparo das equipes para lidar com graves acidentes em Imperatriz.

“Em apoio ao evento, deslocamos cedo nossas equipes de agentes de trânsito que realizaram o trabalho de interdição das vias, desde a Rua Amazonas até a Simplício Moreira, na Praça de Fátima, evitando a circulação de veículos que poderiam atrapalhar o simulado” – reforçou. (João Rodrigues e Gil Carvalho/Foto: João Rodrigues)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Projeto “Cidadania na Faixa” é realizado no Calçadão

Publicado

em

Com 24 anos de existência, a faixa de pedestre é uma de tantas medidas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que visa a proteção, responsabilidade e conscientização da preferência dada ao pedestre. Diante disto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realiza intensivamente o projeto “Cidadania da Faixa”, que promove educação, prevenção e mudanças de hábitos no trânsito da cidade.

Promovida pela equipe de “Educação Para o Trânsito”, a ação desta segunda-feira (29) ocorre na Avenida Getúlio Vargas, no Calçadão de Imperatriz, onde o fluxo de pessoas e veículos aumenta consideravelmente final do ano por conta dos pontos comerciais.  

A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, alerta aos inúmeros acidentes nas faixas. Ela destaca que a falta de atenção, alta velocidade, e o uso de telefone na direção, são os grandes responsáveis pelos incidentes.

“A preferência é sempre do pedestre, mas as pessoas não entendem isso. A quantidade de acidentes que poderiam ser evitados, de vidas que poderiam ter sidos salvas, e final do ano infelizmente a tendência é aumentar, visto que a pressa e ingestão de bebidas alcoólicas é maior. Diante desses fatores, nada mais crucial que fiscalizar e enfatizar o que falamos no decorrer de todo o ano através de campanhas, palestras educativas e blitz, para que a população entenda a sua responsabilidade com a vida do outro”, afirma.

Ação no Calçadão levou informações sobre boas condutas do trânsito, respeito à faixa de pedestres, velocidade, gentileza, educação ao dirigir, orientação a ciclistas e pedestres, e direção defensiva. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa, é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira de habilitação.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Motorista bêbado perde controle de veículo e cai dentro de riacho

Publicado

em

Um homem que segundo informações de moradores estava embriagado, acabou perdendo a direção do veículo de conduzia pela Avenida Liberdade, nesta segunda-feira, 29, entre os bairros Amazonas e Cafeteira, e caiu dentro do Riacho Capivara, na cidade de Imperatriz, região Tocantina, Maranhão.

Um morador da região, que presenciou o incidente e ajudou a socorrer o motorista, contou que ele e outro homem, passaram sufoco para ajudar na retirada do motorista, que segundo ele, correu risco de afogamento, mas devido a ação rápida da dupla, acabou saindo ileso.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Associação Comercial pede mais policiamento em áreas comerciais

Publicado

em

Devido ao aumento de roubos e furtos no setor comercial da cidade, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) protocolou na quarta-feira, 24, um ofício solicitando mais policiamento ao responsável pelo Comando de Policiamento de Área do Interior – CPAI 3.

Os membros da diretoria foram recebidos pelo Comandante Andrade, onde tiveram a oportunidade de falar mais sobre a situação de medo e insegurança que lojistas  e clientes vêm sofrendo. 

“A associação vem se preocupando com o aumento de roubos e crimes, especialmente no comércio. Nos inquieta essa intranquilidade neste período natalino, que pode afetar a economia local”, explicou o presidente da ACII, Edmar Nabarro.

Sensível ao pedido e preocupação da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, e de toda a sociedade imperatrizense, o Comandante Andrade se comprometeu em mobilizar órgãos públicos para buscar soluções para o aumento da segurança no centro comercial.

A ACII deverá se reunir com o Comandante, acompanhado de representantes  da Guarda Municipal, Ministério Público e do Governo do Maranhão na próxima semana para debater estratégias e garantir à população de Imperatriz um fim de ano com mais segurança.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze