- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 01 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

SANTA MARIA DAS BARREIRAS: Interdição de balsa deixa população sem alimentos e combustível

PARÁ

Mais Lidas

Não tem sido nada fácil a vida de quem mora na cidade de Santa Maria das Barreiras, localizada no sul do Pará. Depois da interdição da balsa – que fazia a travessia pelo Rio Araguaia até a cidade de Araguacema, no Tocantins – a população hoje está praticamente ilhada. O comércio e a agricultura há dois anos acumulam prejuízos.

Com estradas de terra sem manutenção e muitas delas inacessíveis por conta de buracos, atoleiros e pontes de madeiras que caíram, a população está sendo obrigada a percorrer quase 200 quilômetros – nessas condições – para chegar a cidades vizinhas como Conceição do Araguaia ou Redenção, e ter acesso a serviços básicos.

Para não ficar totalmente sem alimentos nos supermercados que abastecem a cidade, a solução encontrada pelos comerciantes é atravessar as mercadorias em pequenas canoas motorizadas. Na maioria das vezes é preciso dar mais de 10 voltas para levar todos os produtos de Araguacema à Santa Maria das Barreiras.

Para a comerciante Marinalva Amorim Silva, isso tem elevado os custos para manter a cidade abastecida com mantimentos. “Verduras aqui na cidade só chega uma vez na semana e mesmo assim, na maioria das vezes, chegam amassadas e as mercadorias danificadas. E, infelizmente, por conta de toda essa logística para termos alimentos no supermercado, somos obrigados a repassar parte desses gastos para os produtos, aumentando o preço para os consumidores”, lamentou.

Outra comerciante disse que a cidade chegou ao ponto de ficar semanas sem combustível. “Já teve o caso da gente ter que comprar gasolina a R$ 9,00 de atravessadores por que nos postos não tinham combustível. Estamos jogados a própria sorte”, disse Meirinalva Nascimento.

Toda essa dificuldade tem forçado algumas pessoas da cidade a tomar a decisão drástica de abandonar a cidade e se mudar para outro local. A prova disso é dezenas de casas vazias que foram colocadas à venda.

Nossa equipe de reportagem percorreu várias ruas de Santa Maria das Barreiras e encontrou uma cidade vazia, com raríssimas pessoas circulando pelas ruas e muitas casas vazias. “As pessoas aqui cansaram de sofrer e, a cada dia, tem deixado suas casas para procurar um lugar melhor para se viver. A Justiça não nos tirou só uma balsa que atravessava o rio, tirou nossa dignidade e nos colocou na miséria”, disse uma moradora que já pensa em se mudar da cidade. (Blog Henrique Aires)

 

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias