Bico do Papagaio
SANTA TEREZINHA: FUNASA discute criação de consórcio intermunicipal de resíduos sólido
O superintendente da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) no Tocantins, Onofre Marques de Melo, esteve reunido semana passada com representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, Olímpio Mascarenhas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Iracy Martins, do Instituto de Capacitação Assessoria e Pesquisa (ICARP), Aliomar Gama e da prefeita de Santa Terezinha, Itelma Belarmino de Oliveira, para tratar da criação de um consórcio intermunicipal de resíduos sólido, que irá beneficiar os municípios de Angico, Darcinópolis, Cachoeirinha, Luzinópolis, Palmeiras, Nazaré e Santa Terezinha.
Olímpio Mascarenhas, representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, lembrou que as discussões de ações articuladas entre a Secretaria, UFT, ICARP, FUNASA e municípios foram levantadas dentro da conferência regional do meio ambiente realizada no mês de maio no município de Araguatins. Para Olimpio a criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos é um cumprimento da Lei nº 12.305/10, que institui a política de resíduos sólidos no País.
Para a prefeita de Santa Terezinha, Itelma Belarmino de Oliveira, a FUNASA tem sido uma grande parceira na aplicação de recurso para o saneamento básico em seu município. “Esperamos mais uma vez o apoio da FUNASA através de seus técnicos para a solução dos problemas relacionados ao destino dos resíduos sólidos dos nossos municípios.” Frisou Itelma.
Durante a reunião o superintendente da FUNASA, Onofre Marques, agradeceu a presença das autoridades e destacou a importância das parcerias no desenvolvimento de ações de saneamento, citou os eixos de atuação da FUNASA no apoio ao saneamento estruturante junto aos municípios, através de cooperação técnica; com o apoio à gestão municipal de serviços de saneamento básico, apoio a elaboração dos Planos Municipal de Saneamento Básico e capacitação de quadros municipais em gestão do saneamento, com estímulo à constituição de consórcio. O superintendente também se comprometeu em envidar esforço junto aos técnicos da FUNASA, para concretização das ações propostas. (Com informações da ASCOM/FUNASA)

Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Servidores do município serão pagos até dia 5

O secretário de Administração, Wendell Miranda, informou que o prefeito Aquiles da Areia (PP), determinou que os salários dos servidores municipais de Araguatins, sejam pagos até o dia 5 de cada mês.
A informação foi dada durante entrevista na Rádio Sucesso FM e são referentes ao período da nova gestão, que começou em 1º de janeiro.
Salários atrasados
A gestão também começou a quitar salários atrasados de servidores deixados pela gestão anterior. No final de semana foi quitada a folha de dezembro com servidores da Saúde e novembro para médicos.
A Prefeitura se prepara para também quitar a folha pendente com as demais pastas e 13ª.
Bico do Papagaio
No dia que Brasil começa vacinação contra Covid-19, Bico acumula mais de 12 mil infectados

Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, neste domingo, 17, foi aplicada a primeira dose no país.
A primeira pessoa vacinada fora dos estudos clínicos foi Mônica Calazans, de 54 anos, enfermeira, negra e moradora da zona leste da capital. Ela, que atua na linha de frente contra a Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, foi vacinada no fim da tarde no Instituto Butantan. Até então, as únicas pessoas do país que haviam tomado a vacina faziam parte dos testes clínicos.
A vacina chega, nove meses depois do registro do primeiro caso no Bico do Papagaio. Durante esses noves meses, a região acumula 12.010 casos de pessoas que se infectaram com o vírus Sars-Cov-2. A quantidade configura 12.4% de todos os 96.319 casos identificados no Tocantins.
188 pacientes dos 12.010 infectados morreram na região. Isso representa 1.56%. Em comparação ao número de mortes no Tocantins, os óbitos no Bico, corresponde a 14.3% dos 1.313 registrados em todo o estado.
Tocantinópolis é o município do Bico do Papagaio que mais teve moradores infectados, com 1.374, seguido de Araguatins, com 1.148 e Xambioá com 1.125.
Quanto ao número de mortes, quem lidera é Araguatins, com 31 óbitos, seguido de Tocantinópolis, com 24 e Ananás com 16.

Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Mulher de 84 anos é a 31ª vítima da Covid-19
A Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 16, a 31ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio.
Com a confirmação, Araguatins segue na liderança no Bico do Papagaio em quantidade de mortes, seguido de Tocantinópolis e Ananás e na sétima posição em relação ao estado, atrás de Araguaína, Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Colinas.
A vítima confirmada neste sábado, morreu na terça, dia 12. Ela tinha 84 anos, era mulher e tinha diabetes e hipertensão.