Connect with us

Bico do Papagaio

SANTA TEREZINHA: Saberes da Terra faz pesquisa sobre população do Cocalim e Fortuna

Publicado

em

Sem títuloOs educadores do Programa “Saberes da Terra” de Santa Terezinha do Tocantins estão realizando coleta de dados nos povoados Cocalim e Fortuna como parte de um trabalho de pesquisa. Todo o trabalho realizado pelos educadores será apresentado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), no curso de especialização em educação do campo. Os resultados obtidos servirão como alternativas para a realização de outros trabalhos envolvendo a origem e a cultura dos povos habitantes nessas comunidades.

É importante destacar que a história de Santa Terezinha já foi estudada por educadores e educandos do Saberes da Terra. Os estudos se deram de uma forma diferente, todos partiram para o campo e coletaram informações desde os primeiros moradores até chegarem à atualidade. As educadoras Odeanes Maria e Odinéia Nogueira coordenaram os estudos, sendo que os mesmos estão escritos e arquivados.

Com as informações coletadas e organizadas será possível saber: a quantidade de moradores, escolarização, renda per capita, religião, o que as famílias produzem, etc.  Os resultados deste estudo podem ser usados pelo poder púbico para destinação de recursos e políticas públicas que garantirão melhores condições de vida no campo.

Este trabalho é parecido com o que institutos de pesquisas já realizam nas áreas urbanas, mas o campo nem sempre é pesquisado como deve e merece também os educadores tem o foco nas pessoas, nas histórias, na cultura, no dia a dia, nos saberes populares. (ASCOM Saberes da Terra)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Veja quantas doses da CoronaVac cada município do Bico vai receber nesta quarta, 20

Publicado

em

Após o pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) encaminhou nesta terça-feira, 19, a relação de doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19 que serão distribuídas aos municípios.

As doses chegam a Central de Distribuição em Araguaína no final da tarde desta terça, 19, e serão entregues aos municípios biquenses, a partir das 14h, desta quarta, 20.

Confira quantas doses cada município deve receber:

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico poderão retirar vacinas CoronaVac nesta quarta, 20

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou no inicio da tarde desta terça, 19, o transporte de 16.288 doses da vacina CoronaVac, para a Central de Distribuição em Araguaína. É lá, que as Secretarias Municipais de Saúde do Bico e do norte do estado, deverão retirar suas cotas.

Ao todo, a Central de Araguaína, vai atender 58 municípios do Bico e Norte.

As Secretaria de Saúde do Bico, já poderão fazer a retirada do imunizante, a partir das 14h, desta quarta, dia 20.

Nesta primeira fase, serão imunizados trabalhadores da Saúde, população indígena vivendo em terras indígenas e idosos com 60 anos ou mais, que estejam em instituições de longa permanência.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo
publicidade Bronze