Connect with us

Bico do Papagaio

SÃO BENTO: Falta de água continua prejudicando moradores do Trecho Seco

Publicado

em

Com a falta de água constante, os moradores do povoado Trecho Seco, em São Bento do Tocantins, estão se virando como podem para fazer as atividades domésticas. Mesmo com o início do período chuvoso, a situação é crítica e mais de 600 pessoas estão sendo prejudicadas. Famílias estão usando um córrego para lavar roupas.

Uma caixa d’água deveria abastecer todas as casas do povoado, mas a bomba que leva a água parou de funcionar há mais de 10 dias. Com a situação, todos os moradores estão utilizando água de um caminhão pipa contratado pela Prefeitura de São Bento. Eles coam a água com panos ou fervem antes de consumir.

Sem água nas torneiras, Diemerson da Silva, de 13 anos, ajuda a mãe com os afazeres de casa. “A gente vive mais sem água do que com água”, conta.

O desabastecimento também prejudica os estudantes, pois eles não podem ter aulas normais. A coordenadora da escola, Edionan Lima, disse que pediu a solução do problema e a diretora está buscando água fora para evitar que as aulas suspensas.

Além disso, os professores pediram aos alunos que levassem para a sala de aula garrafas com água. “Sem água não temos como ter aulas normais. Como os alunos vão beber? Como a merendeira vai fazer a merenda? Fica difícil ter aula normal”, disse a coordenadora.

A estudante Ana Clara Pinheiro fala das dificuldades. “Tem muitas escolas que estão com conteúdo avançado e a gente perde os conteúdos e ainda não tem água para beber”.

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) disse que o povoado está sem água por que a bomba de captação queimou. O equipamento foi substituído quatro vezes nesse ano. A ATS informou ainda que está tomando as providências necessárias para normalizar o fornecimento de água ainda nesta semana. A agência não comentou sobre a qualidade da água do caminhão pipa. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Leitos Covid no Bico tem ocupação de 60% na UTI e 79% clínico

Publicado

em

Os dois Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, habilitados para tratamento de pacientes com Covid-19, estão com suas ocupações relativamente altas, apesar de melhorar, principalmente nas vagas para UTI, que no domingo anteriro, dia 21, tinha 80% de ocupação e neste dia 28, está com 60%.

No Hospital Regional de Augustinópolis, único que oferece UTI Covid na região, dos 10 leitos disponíveis, 6 estão ocupados. Na área clínica, dos 12 leitos, 8 estão ocupados.

Xambioá não oferece UTI Covid, apenas leitos clínicos que estão com sua capacidade ocupada em 92%. Dos 12 leitos, 11 estão ativos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC pega o Capital neste domingo, às 16h, no Nilton Santos

Publicado

em

A segunda rodada do Tocantinense 2021 será realizada neste fim de semana. No sábado (27), o Interporto recebe o Araguacema, no estádio General Sampaio. No domingo (28), jogam: Tocantins x Palmas, Capital x TEC e Gurupi x NC/Paraíso.

O TEC, representante do Bico do Papagaio, tem duas dúvidas para a partida: Gil Macena e Jheimy. Gil volta de lesão, já Jheimy teve um problema de estômago e ainda não sabe se terá condição de atuar. Karu e Tety devem ser as opções. O TEC estreou com vitória, por 4 a 1, contra o Tocantins e busca o segundo triunfo neste domingo.

O Capital joga em casa e deve ir a campo com o que tem de melhor. O técnico Leandro Mehlich ganhou seis reforços no BID, entre esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26). Em contato com o ge, o treinador informou que deve fazer algumas mudanças para este jogo. A expectativa é que o time tenha um desempenho melhor em relação a estreia contra o NC, quando foi derrotado por 2 a 0. (Com informações do GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Morte é confirmada por Covid-19

Publicado

em

Neste sábado, 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu Boletim Epidemiológico, confirmou mais um óbito por Covid-19, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. Agora sobe para 4 o número de vítimas da doença.

O óbito oficializado neste sábado, é de um homem de 65 anos, obeso, de morreu dia 20 de janeiro, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo
publicidade Bronze