- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 03 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

SÃO BENTO: Família mora em delegacia deteriorada e que ameaça desabar

Mais Lidas

Após Ação do Ministério Público Estadual nesta segunda-feira, 11, a fim de obrigar o Estado a oferecer condições mínimas para o funcionamento das Delegacias dos municípios de Araguatins, São Bento e Buriti do Tocantins, outra situação, constrangedora e desumana, veio à tona no município de São Bento do Tocantins.

Na cidade, passa despercebido pelo poder público e pela sociedade, a forma desumana com que está vivendo uma família que utiliza a delegacia, deteriorada e que ameaça desabar a qualquer momento, como casa de morada há mais de dois anos.

Os moradores, conhecidos como Albino e Zumira, disseram que não deixam o local enquanto o poder público não providenciar uma casa para eles. O casal disse que já procurou a prefeitura mas, até o momento, não tiveram resposta.

Caso o Estado resolva reformar a delegacia, eles temem ficar sem local para morar, já que não há previsão para ganhar uma casa popular da prefeitura.

A principal renda do casal, pouco mais de um salário mínimo, é proveniente do trabaho braçal  que Albino exerce numa empresa instalada no município. Esse vem sendo  o ganha-pão há alguns anos. Albino ainda se passa por policial usando o antigo uniforme da PM que ganhou de presente. O casal ainda sofre de alguns problemas mentais, conforme afirma moradores da cidade. Zumira tem quatro filhos fora da união mas nenhum deles mora na delegacia. Alguns foram adotados por pessoas da cidade.

A delegacia foi construída na gestão do governador Moisés Avelino e entregue no dia 8 de março de 1993. De lá pra cá, raras vezes passou por manutenção e, há mais de 7 anos não oferece nenhuma condição para funcionamento e está desativada. O telhado e a fiação de energia estão todos quebrados e o prédio apresenta graves problemas na estrutura.

A polícia, apenas sete policias militares, na cidade se revezam num pequeno destacamento onde atende a população. A cidade também não possui nenhum Delegado e nem agentes e, todos os casos, são enviados para Araguatins, cidade que fica a 60 km de distância.

Segundo informações da Polícia Militar de São Bento, só são enviados os casos mais graves para que a população não fique sem segurança. (Portal AF)

- Publicidade -spot_img

6 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
toim, estados unidos

nossa, mas que vergonha tenha dessa maravilhosa cidade. o que estao deichando acontençer ai e fora de comum.. acorda comunidade..

José Augusto Dionízio

Amigos do Bico-do-Papagaio e de todo o Tocantins. Essa situação das pequenas Delegacias de Polícias é antiga, pois há muito tempo esses prédios não são utilizados como deveram ser, enquanto isso na capital do Estado as autoridades mostram estatísticas suavizando a realidade da segurança pública ofertada para a população. Pior ainda, é saber que em todos esses municípios sempre teve representantes do governo, inclusive muitos ganhando sem fazerem nada, depois deputados e prefeitos vão subir nos palanques prometendo um combate a criminalidade e a violência, por favor, violência maior é essa praticada por todos os governos, seja marcelo, gaguim e agora se não mudar o Senhor Siqueira, mas tomara que mude. Finalizando, gostaria de sugerir ao Secretário de Segurança Pública, que coloquem em funcionamento todas essas pequenas Delegacias, como a de Angico, São Bento, Cachoeirinha e outras tantas que, sem dúvida, a JUSTIÇA será feita, a começar pelo atendimento aos presos e familiares, uma vez que todos os presos, independente do delito, são encaminhados para Delegacias maiores distante das suas famílias, impossibilitando ainda mais a sua ressocialização, se realmente é isso que o Estado deseja. Ainda, volto a pedir, Senhores Professores em todas as Escolas, olhem essa situação desumana e façam uma aula de civismo, Senhores Pastores, em todas as Igrejas, olhem para esses coitados que sofrem, busquem dentro da Bíblia, a verdadeira solidariedade e na prática, ajudem a semear a caridade entre os irmãos. ” Não se terá Segurança Pública de verdade enquanto os menos favorecidos e marginalizados viverem em Plena Insegurança Social” (Sanches Augusto)

rodo

a coisa ta feia hen, cadê secretario de segurança publica? ele não conhece o estado muito menos o bico, ele conhece bem a ponte aerea palmas brasilia.

cidadão de são bento

de acordo com informações oficiosas prestadas por policias, na cidade de São bento, além de terem que levar os presos pra Araguatins a cada ocorrência, estes ainda contam com uma cota semanal reduzida de combustível para a viatura da cidade e que muitas vezes tem que ficar sem fazer patrulhamento por falta de combustível.
O destacamento que ocupam, não oferece nenhuma condição de segurança e higiene para os pms, com o telhado prestes a desabar, portas frágeis e com um banheiro sem condição sanitária, assim como os alojamentos úmidos e mão conservados.
.A cada ocorrência os policias enfrentam o dilema de ter que sair da cidade durante mais de duas horas correndo o risco de quando voltarem o destacamento ter sido invadido para o resgate de veículos aprendidos ou mesmo para roubar armas e munições, e ainda, o risco de com a ausência da policia na cidade, bandidos acharem-se a vontade para a prática de crimes mais graves como vingança e assalto ao banco postal da cidade.

SOU DO BICO

De novo São Bento???? a cidade está importante heim…?? tá ficando muito conhescida atravéz de matérias que deixa a população com vergonha! parabéns REPRESENTANTES DO POVO DE SÃO BENTO (FALO DOS 9 VEREADORES E PREITO), por sinal acho que são corruptos, deixa a cidade sair em matérias desse tipo??? mais pelo menos os representantes do povo de são bento tá fazendo uma coisa: está aparecendo na mídia!

ALTO É

temos se q aparece na midia.por que esse governo que ta ai não q fase nada. esse problema da delegacia e problema do estado ñ do monicipio. estamos com varios madato ai sem delegacia etra governo sai e assim

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias