Connect with us

Bico do Papagaio

SÃO BENTO: Melancia é uma das alternativas de renda no Reassentamento Mojú

Publicado

em

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em parceria com o Consórcio Estreito de Energia (CESTE), tem investido na produção de frutas como uma das alternativas para o pequeno agricultor.

Um dos exemplos pode ser conferido entre os reassentados do Projeto de Reassentamento Coletivo Rural Majú, no município de São Bento do Tocantins. O Projeto de Reassentamento Majú, conta com 37 famílias de pequenos agricultores que foram reassentadas pelo CESTE em 2010, devido à construção da UHE Estreito entre Aguiarnópolis no Tocantins e Estreito, no Maranhão.

O reassentado Gildeberto Brito dos Santos, encontrou na produção de melancia uma atividade lucrativa e de fácil aceitação no mercado local. Atualmente ele cultiva 1.500 pés de melancia em uma área de 0,67 há, com produção média de 15 toneladas por hectare.  Toda produção é comercializada no mercado de São Bento e na propriedade.

De acordo com o reassentado, será possível uma renda bruta de R$ 6 mil reais a cada produção “Ter a oportunidades de trabalhar no que é meu sempre foi o que sonhei. Hoje, graças ao Ruraltins e ao Ceste, vejo meu sonho realizado, pois aqui não passo fome, tenho o que comer e uma renda para manter a minha família”, comenta Santos, acrescentando que pretende investir ainda mais na produção de melancia e que “ só não tem quem não planta”.

Além da melancia, Gilderberto produz tomate, pepino, milho verde, feijão e abóbora. Pretende também, investir no cultivo do cupuaçu, banana e criação de peixe em tanque rede. A ideia do reassentado é comercializar o excedente para o Programa Compra Direta Local que o governo do Estado executa por meio do Ruraltins.   

Tecnologias simples  

De acordo com o extensionista Rural, Ricardo Loff, que faz parte da equipe técnica da Unidade Local de Execução de Serviços do Ruraltins, de Araguatins ,que presta serviços aos reassentados do contrato Ruraltins/Ceste, existem hoje, tecnologias simples, como irrigação por gotejamento e fertirrigação, que diminui em mais de 50% a mão-de-obra familiar, bem como pode aumentar em mais de 100% a produtividade de melancia por área. O extensionista afirma ainda que, o reassentado já é uma referência na região. “Pouco mais de um ano foi possível ver a mudança de alguns reassentados”, frisando que o papel da extensão rural é fundamental nesse processo de aumento da produção e produtividade. (Ascom Ruraltins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

Entre Axixá e Sítio Novo, acidente envolve três veículos na TO-201 e deixa homem morto

Publicado

em

No final da madrugada deste sábado, 23, um homem morreu em um acidente de trânsito na rodovia TO-201, entre os municípios de Axixá e Sítio Novo, no Bico do Papagaio.

O homem estava em um Toyota Corolla e atingiu a traseira de uma caminhão carregado de abacaxi, que estava parado às margens da rodovia. Uma motocicleta também se envolveu o sinistro.

As circunstâncias do incidente estão sendo levantadas pela Polícia Técnica.

A vítima é Willian Mendonça, de 43 anos e morava em Sítio Novo. Willian deixa a esposa Welitánia Araújo e dois filhos.


Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 9º Batalhão realiza inspeção médica anual de policiais

Publicado

em

Iniciou na manhã desta sexta-feira, 22, a inspeção de saúde anual dos policiais militares do 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Tocantins, conforme a Portaria nº 006/2021-Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS). A apresentação obrigatória dos exames de saúde e laudos médicos está sendo realizada na sede do quartel da PM em Araguatins, no Bico do Papagaio.

A inspeção de saúde acontece sob a responsabilidade da DSPS da Polícia Militar por meio do Núcleo de Saúde de Araguatins.

O médico responsável pela inspeção é o 3º sargento Cleston Paiva Ferreira do 2º BPM em Araguaína, médico clínico geral com especialização em andamento na área de ortopedia, auxiliado pelo enfermeiro do 9º BPM, 2º sargento Denis Gonçalves Novais e das técnicas de enfermagem do município de Araguatins, Amanda Araújo Pereira e Arlete dos Santos Silva.

De acordo com a agenda de atendimento elaborada pelo representante Regional da Fundação Pró-Tocantins (FPTO) na área do 9º BPM, major Antônio Alberto Lemos Sodré, a apresentação dos exames acontece das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e vai até amanhã, sábado, dia 23.

Continue lendo

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze