Connect with us

Pará

SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA: Beneficiados com crédito fundiário recebem orientações

Publicado

em

Em 20 anos de existência do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), pela primeira vez, agricultores do Pará receberam o recurso. Famílias beneficiadas de São Domingos do Araguaia, na região de Carajás, usaram a verba para comprar terras próprias para moradia e cultivo, e passam a ter participação em projetos de assistência técnica continuada e direcionada, prestada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) por pelo menos cinco anos, a partir de um projeto do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). 

Ana Flávia Cipriano da Silva, uma das agricultoras beneficiadas com o crédito fundiário, ficou sabendo do benefício pela Emater e aguardava a liberação desde 2019. “Beneficiou a minha família de forma geral. Nos tirou de um estado difícil, pagando aluguel na terra dos outros, para uma situação financeira melhor. Temos mais espaço para produzir e podemos investir no que é nosso”, relata. Ana Flávia destaca ainda a assistência do Governo. “A Emater acompanha a gente desde o início do projeto de crédito fundiário e continua apoiando tanto na parte da plantação como no apoio técnico, fornecendo informações que a gente não tinha”, confirma. 

O assunto foi tema de uma reunião entre o órgão e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realizada no último dia 15, no próprio município. No encontro, Cleide Amorim, presidente da instituição, e Marta Pina, coordenadora da Unidade Técnica Estadual da Sedap, reuniram-se para tratar de procedimentos técnicos e gerenciais para o financiamento da propriedade rural e de observação de eventuais ajustes dos projetos técnicos.

“Desde o fim do ano passado, conseguimos beneficiar cinco famílias de São Domingos do Araguaia, que escolheram a Emater como prestadora de assistência técnica, e essa reunião foi mais para tratar de como prestar esse serviço, na prática, normas que precisam ser atendidas, etc”, explica Cleide. De acordo com as regras do PNCF, cada família contribui com R$ 1,5 mil ao ano, e logo recebem uma capacitação inicial, já realizada pela Empresa. Eles também têm direito a um projeto produtivo orientado por um técnico, neste caso em específico voltado à criação de hortaliças, que dê capacidade de pagamento do financiamento da terra. Os valores são liberados mediante comprovação da prestação de serviços por parte da Emater.

Para que as famílias tivessem acesso ao crédito, foi necessário um projeto que mostrasse sua viabilidade. “Com financiamento feito, o técnico verifica se há a necessidade de ajustes, porque são necessários laudos durante o ano para a liberação dos valores da assistência técnica”, detalha a presidente. “O Governo do Estado é muito importante em toda essa tramitação, porque além da Unidade Técnica do Estado (UTE) que coordena o programa, existe a Emater, que é a prestadora oficial de assistência técnica ao agricultor, e presente nos 144 municípios”, reforça Cleide.

A Empresa já tem demanda imediata de outros 350 projetos de crédito fundiário em análise para os municípios de Brasil Novo, Castanhal, Dom Eliseu, Conceição do Araguaia, Irituia, Marabá, São Miguel do Guamá e Redenção, Itupiranga, Acará e Marapanim. 

Marta confirma que foi discutido ainda o cronograma de atividade que serão desenvolvidos junto às famílias, bem como o plano de assistência técnica a ser executado nos próximos cinco anos. “Em um segundo momento podemos, UTE, Sedap e Emater, reunir para assegurar a articulação e integração com outras políticas de desenvolvimento no meio rural, como os de habitação, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, antecipa. (Carol Menezes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MARABÁ: Mercado Municipal em Morada Nova é inaugurado

Publicado

em

O Mercado Municipal de Morada Nova Lúcia Mendes foi entregue pela Prefeitura de Marabá, na sexta-feira (30), em meio a uma cerimônia que teve a presença do prefeito Tião Miranda, do vice Luciano Dias, do deputado federal Cristiano Vale, dentre outras autoridades políticas e lideranças comunitárias, inclusive a família da professora Lúcia Mendes, a homenageada. Os feirantes e comerciantes do mais novo equipamento público do distrito já iniciaram as atividades. 

“Aqui é um mercado que vai suprir as necessidades de Morada Nova e dessa região. É um mercado muito bom, com uma boa estrutura, estacionamento, acesso fácil. É mais um ganho pra Marabá, pra Morada Nova”, destaca o prefeito Tião Miranda. 

Luciano Dias, vice-prefeito, também enfatiza a valorização daquela região pela prefeitura que vem investindo em diversas frentes em Morada Nova, a exemplo da reforma do ginásio Erlon, e da pavimentação de ruas como a Piauí. 

“Esse todo faz parte de um plano de melhoramento das condições de Morada Nova que a prefeitura vem fazendo, aliado, a outras obras que vieram pra cá e estão em execução na região. Já reformamos todas as escolas com exceção da Arco Íris que em breve será reformada também, iluminação pública e asfalto”, salienta. 

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Bairros Cidade Nova e Bom Planalto recebem recuperação de vias

Publicado

em

A manhã desta segunda-feira (2) foi de muito trabalho para as equipes de recuperação de vias do SSAM (Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá). As máquinas, caçambas, motoniveladora e rolo compressor estavam a todo vapor no trabalho de manutenção de vias públicas.

De acordo com Nilton Amorim, responsável pelas equipes, o objetivo é permanecer durante toda a semana em um trecho entre os bairros Cidade Nova e Bom Planalto. “Estamos com a equipe nossa ideia é fazer a manutenção do máximo de ruas aqui na Cidade Nova e Bom Planalto”, disse.

Somente nesta segunda-feira (02), três ruas receberam os serviços, são elas: Vital Brasil, Manoel Abreu e Marechal Rondon. Em todas elas foram utilizadas aterro, retirada de entulhos e limpeza de meio-fio. As máquinas também realizaram a terraplanagem da pista recuperando alguns trechos danificados.

Os moradores ficaram satisfeitos com a realização dos serviços. De acordo com o morador Jair Sepulcro de Souza, muitos trechos estavam bastante difíceis de passar e alguns pontos os buracos apresentavam um risco para os motoristas e os ciclistas.

“Os serviços chegaram em boa hora porque aqui antes era muito ruim e estava ficando pior aqui tinha trecho que até de moto estava difícil e todos os vizinhos estão satisfeitos com as máquinas nas ruas”, disse Jair Sepulcro.

As máquinas devem continuar nos bairros até sexta-feira (06) com a finalização dos serviços de manutenção de ruas. (Victor Haôr / Fotos: Sérgio Barros)

Continue lendo

Pará

Paragominas e Palmas empatam na Arena Verde

Publicado

em

Daylon marcou para o Paragominas, aos 24 minutos do primeiro tempo e aos 29, também da etapa inicial, Tchô empatou para o Palmas, a partida que terminou empatada por 1 a 1, na tarde deste domingo, no Estádio Arena Verde, em Paragominas. A partida foi válida pela nona rodada do Grupo 2 do Brasileiro da Série D.

SITUAÇÃO NO CAMPEONATO

Com o resultado, as equipes não avançam na competição. O Paragominas segue na sexta colocação com dez pontos, enquanto o Palmas permanece na sétima colocação com oito pontos.


O JOGO

A partida não foi movimentada até pouco mais da metade do primeiro tempo, quando as duas equipes buscaram e conseguiram fazer os gols. Mas no segundo tempo a partida caiu de produção, a marcação forte foi amarrando a partida e praticamente nenhuma chance clara foi criada. Apenas chutes sem muito perigo de fora da área.

PRÓXIMOS JOGOS

Na décima rodada, no próximo sábado (7), o Palmas recebe em casa, às 16 horas, no Estádio Nilton Santos, o último colocado da chave, o Tocantinópolis, que soma sete pontos. A partida ocorrerá no Estádio Nilton Santos, na capital tocantinense. É o clássico regional tocantinense.
Já o Paragominas recebe no domingo (8), o Juventude Samas (MA), às 16 horas, no Estádio Arena Verde, em Paragominas. (Futebol Interior / Foto: João Botelho)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze