Connect with us

Maranhão

São João do Maranhão será aberto oficialmente nesta quinta-feira

Publicado

em

Sem títuloO São João do Maranhão, a maior festa popular do estado, será aberto oficialmente nesta quinta-feira (20), no Arraial da Lagoa, se estendendo até 30, dia de São Marçal. Além da vasta programação cultural, uma grande estrutura de palco, som, luz, segurança e de serviços de saúde foi montada pelo Governo do Estado nesse espaço, já consagrado, para garantir a diversão de maranhenses e turistas. Serão 11 noites de ritmo, cultura e emoção.

O Arraial da Lagoa, espaço que foi palco de grandes eventos promovidos pelo Governo do Estado, como os Shows dos 400 anos de São Luís e da Virada do Ano, possui uma área de 10 mil m2, onde se apresentarão cerca de 80 atrações, entre grupos de bumba meu boi (de diversos sotaques), quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula, além da novidade de shows de artistas nacionais e locais.

A festa, com a participação de artistas nacionais e locais, tem patrocínio da Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Grupo Mateus Supermercados e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Devidamente formatados para o período junino, os shows serão uma atração à parte no Arraial da Lagoa e reunirão artistas consagrados, tais como Waldonys, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Falamansa, Nando Cordel, Dorgival Dantas, Beto Pereira, Mano Borges e Papete. Eles se apresentarão sempre às 23h. “Com o apoio de parceiros, estamos trazendo artistas consagrados para coroar os nossos festejos juninos, que são a mais bela expressão de nossa rica cultura”, declarou o secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macedo.

Segundo o secretário, a estrutura montada na Lagoa segue os mesmos padrões da oferecida ao público na festa dos 400 anos de São Luís e da Virada do Ano. O espaço reunirá um grande palco com som e luz de última geração para os shows, um tablado central para apresentação dos grupos folclóricos, arquibancada com capacidade para 800 pessoas, além do camarote oficial.

As pessoas que se dirigirem ao Arraial da Lagoa terão ainda a estrutura de 17 barracas e um quiosque para venda de pratos típicos do período junino (arroz de cuxá, arroz Maria Izabel, peixe frito, mingau de milho, entre outros), que disponibilizarão 600 mesas com cadeiras para até 2.400 pessoas sentadas. Além disso, há uma área exclusiva de acessibilidade, destinada a cadeirantes, idosos e grávidas, que terão todo conforto e comodidade para assistirem as apresentações das brincadeiras e dos shows.

A programação do Arraial da Lagoa terá início sempre às 19h. A primeira noite, dia 20, será aberta com apresentação do Tambor de Crioula de João Batista, seguida de outras atrações, como os bois de Nina Rodrigues, Leonardo, Boizinho Barrica, do Maracanã e de Morros. Às 23h acontece o show do cantor e sanfoneiro Waldonys.

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, disse que o São João do Maranhão 2013 se traduz como expoente máximo da rica manifestação popular, que neste mês se consagra em vários arraiais espalhados por todo o estado. “Nossos festejos juninos são uma mistura de ritmo, cultura e emoção que encanta a todos e só se encontra no Maranhão”, afirmou.

Segurança e serviços

A exemplo dos Shows dos 400 Anos de São Luís e da Virada do Ano, o Arraial da Lagoa contará com policiamento reforçado em todo o entorno para garantir a segurança das cerca de 30 mil pessoas que forem ao local, que é o público estimado por noite. “Temos um planejamento de policiamento definido para essa região com homens, viaturas e ainda com o apoio do helicóptero do GTA para garantir a segurança em todas as noites”, informou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

A estrutura de segurança inclui policiais civis e militares, Esquadrão de Motos e da Cavalaria, torres de observação da PM, barreiras de abordagem policial nas áreas de acesso ao Arraial da Lagoa, câmeras de videomonitoramento, além de reforço nos plantões de delegacias.

Homens do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBM-MA) estarão presentes para ações de prevenção a incêndios e de orientação, especialmente a crianças, em relação ao manuseio de fogos de artifício, muito comum nesse período.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) instalará um Hospital de Campanha no local do evento, que terá o suporte ainda de ambulâncias da própria SES, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Nessa grande festa, o Governo do Estado conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), que organizará e disciplinará o trânsito no entorno da Lagoa. E, ainda, da Blitz Urbana no ordenamento do comércio informal. Já a Vigilância Sanitária Estadual fiscalizará as condições de higiene das barracas e a qualidade dos alimentos que serão comercializados, enquanto a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com São LuísConvention & Bureau, estará presente todas as noites com o serviço de orientação e de informação aos turistas.

Festança se estende a outros arraiais na capital e interior

Além da Lagoa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma) levará os festejos juninos para arraiais montados no Centro Histórico, nos Vivas do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus e Vila Embratel, Ceprama e no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Também há o apoio do governo a arraiais em diversos municípios, como Viana, Cururupu, Axixá, Timon, Brejo, Itapecuru-Mirim, entre outros. “A população e turistas têm várias opções de arraiais em todo o estado para acompanhar essa grande festa, que é o São João do Maranhão”, declarou a Secretária Olga Simão.

Na capital, a festança já começou no Parque Folclórico da Vila Palmeira e continua até o dia de São Marçal (30). Já nos arraiais do Centro Histórico e do Ceprama as apresentações acontecem de 21 a 29. Nos Vivas Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus e Vila Embratel, a festa será de 23 a 29, com programação de 19h às 2h.

Como atração para os brincantes haverá, ainda, no dia 18, o I Encontro de Grupos de Tambor de Crioula, na Praça Valdelino Célio, Praia Grande, em comemoração ao Dia Nacional do Tambor de Crioula e como parte do projeto de salvaguarda da manifestação cultural. Dias 21 e 28 serão realizados cortejos, a partir das 17h, no roteiro Praça Deodoro – Rua Grande – Praia Grande.

Dia 29, os bois se reunirão no Largo de São Pedro para reverenciar o santo. Procissões marítima (às 9h) e terrestre (às 11h) também integram a programação, que será encerrada com missa campal às 18h na Capela de São Pedro, na Madre Deus.

Os festejos juninos de 2013 serão oficialmente encerrados dia 30, com programações nos arraiais e o tradicional Encontro de Bois da Ilha, na avenida São Marçal, bairro do João Paulo.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Sebastião Régis recebe Arrastão da Limpeza

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Imperatriz levou os trabalhos de limpeza urbana para o conjunto habitacional Sebastião Régis. Serviço executado pela Secretaria de Limpeza Pública, SLP, contempla os moradores com as ações de varrição manual, paliação de montes, roço das margens das vias, remoção de entulhos e pontas de lixo, entre outros. O mutirão Arrastão da Limpeza também é executado na BR-010, com foco nas entradas da cidade.

“Aproveitando o ensejo da inauguração da Escola Municipal Antônio Leite Andrade, intensificamos os trabalhos de limpeza urbana no Sebastião Régis. Mas as nossas equipes seguem com várias frentes de serviços em diversos pontos da cidade, para garantir que as ações da SLP contemplem o maior número de bairros possíveis. Um exemplo são as equipes de recolhimento de resíduos sólidos domiciliares, que hoje atuam em todos os bairros no sentido da Avenida Pedro Neiva De Santana”, ressalta Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

As frentes de serviços responsáveis pela limpeza e manutenção das praças do município atuam na Jarbas Passarinho, Sagrada Família, Evangelho, Voz, Frei Damião, Calango, Vila Fiquene e Vila Cafeteira. Já os agentes da SLP que realizam o trabalho de remoção de entulhos e pontas de lixo, executam o trabalho na BR-010, nas ruas Sergipe e Dom Pedro II e no bairro Morada do Sol. Ainda na rua Sergipe e na BR-010, realizam o trabalho de poda e remoção de galharias e resíduos verdes.

O serviço de recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis realizado pelo Cata Treco, cumpre cronograma na BR-010, Vila Fiquene, Vila Cafeteira, Vila Ipiranga, Recanto Universitário, Vila Nova, Morada do Sol, São José, Santa Rita, Asa Norte, Sebastião Régis, Nova Imperatriz e no Centro. O trabalho é executado mediante agendamento prévio e de acordo com a demanda da população. Para solicitar o serviço, a SLP disponibiliza o número de telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Equipes de tapa-buracos chegam ao residencial Sebastião Régis

Publicado

em

Equipes de tapa-buracos iniciaram nesta quinta-feira, 14, trabalho de recomposição asfáltica das avenidas José de Ribamar Cunha e Circular I, no residencial Sebastião Régis. Ação é realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra.

Pela manhã, o secretário Zigomar Filho verificou o andamento das frentes de serviços que reforçam a melhoria de acesso dos principais corredores de trânsito dos bairros de Imperatriz. “Nós começamos essa vistoria pelas vias do Sebastião Régis. Objetivo é ampliar o trabalho nestas próximas semanas”, garante.

Ele pontuou que equipes trabalham na recuperação da malha asfáltica da Avenida Jacob, via que interliga a BR-010 à Avenida Pedro Neiva de Santana, passando pelos bairros Jardim Tropical, Parque das Estrelas, Brasil Novo e Vila Redenção I. “É mais um importante corredor de trânsito que começa a ser recuperado pelas equipes da Sinfra”, completa.

Também começou a ser recuperada com tapa-buracos a Avenida Caiçara, na Vila Redenção I; Rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri, e a Rua Floriano Peixoto, no bairro Nova Imperatriz.

Marginais da BR-010

A recomposição asfáltica está sendo realizada ainda nas marginais da BR-010, perímetro urbano de Imperatriz, próximo ao DNER, acesso à Vilinha; Viaduto, no Entroncamento, e nas alças de acesso aos bairros Maranhão Novo e Vila Lobão, próximo à Tocauto. (Gil Carvalho)

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Quatro morrem em acidente da BR-222 em batida entre carreta e picape

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 9, um policial militar identificado como Jailson Alcantara, de 40 anos, morreu após capotar uma picape no km 624 da BR-222 em Açailândia, na região sudoeste do Maranhão.

Além do policial, outras duas pessoas ficaram feridas no acidente e três morreram, sendo uma senhora de 42 anos; uma pré adolescente de 12 anos, natural de Imperatriz; e uma outra passageira que não foi identificada.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a causa do acidente foi uma carreta que teria entrado na contramão e colidido lateralmente com a picape, que perdeu o controle e capotou.

Continue lendo
publicidade Bronze