Connect with us

Maranhão

São Luís será sede do I Consec-MA no mês de Junho

Publicado

em

São Luís sediará a I Edição do Seminário dos Conselhos de Segurança Comunitária do Maranhão (Consec-MA). O evento que acontecerá nos dias 1º e 2 de junho, teve sua programação definida durante reunião entre o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, e vários conselheiros comunitários. O encontro foi realizado na segunda-feira (14), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

No encontro, as lideranças comunitárias e a cúpula da Segurança definiram, em comum acordo, as temáticas a serem abordadas ao longo do seminário, a localidade, os conferencistas convidados, enfim detalhes da programação do evento.

Entre os temas a serem debatidos por conferencistas reconhecidos nacionalmente estão, a questão da violência doméstica, a violência urbana, a regulamentação dos Conselhos à luz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça e, ainda, o lançamento da Campanha Nacional de Políticas Anticrack.

“Será uma oportunidade ímpar que vai posicionar uma nova realidade para essas lideranças comunitárias. Vamos valorizar e dar legitimidade a estes conselheiros, pois eles estão inseridos na política nacional de Segurança. São multiplicadores de ações preventivas nas suas respectivas representatividades”, afirmou Aluísio Mendes durante a reunião.

O Seminário contará com a presença dos principais dirigentes do Sistema de Segurança Pública do Estado. Além do secretário de Segurança, delegados e superintendentes da Polícia Civil, comandantes de Batalhões da Polícia Militar da Região Metropolitana de São Luís, e representantes do Poder Legislativo.

A I Edição do Seminário dos Conselhos de Segurança Comunitária do Maranhão (Consec/MA) acontecerá nas dependências do Hotel Luzeiros, em São Luís. A programação definitiva com horários, temas e conferencistas deve sair na próxima semana.

Estiveram presentes também na reunião, o deputado federal Lourival Mendes; o deputado estadual Zé Carlos (PT); o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; e o secretário- adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto.

Consegs

Os Conselhos Comunitários de Segurança são frutos de um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Em São Luís, existem atualmente 24 Conselhos instalados, com aproximadamente 300 membros representando suas comunidades. Os Consegs funcionam como fóruns democráticos de debate sobre questões de segurança, sob a forma de organização não-governamental, criados a partir da mobilização da comunidade e compostos por lideranças comunitárias do bairro ou do município, que se reúnem voluntariamente para colaborar com o Governo do Estado nas questões de segurança e cidadania, voltados para melhorar às áreas onde residem.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze