- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

São Luís será sede do I Consec-MA no mês de Junho

Mais Lidas

São Luís sediará a I Edição do Seminário dos Conselhos de Segurança Comunitária do Maranhão (Consec-MA). O evento que acontecerá nos dias 1º e 2 de junho, teve sua programação definida durante reunião entre o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, e vários conselheiros comunitários. O encontro foi realizado na segunda-feira (14), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

No encontro, as lideranças comunitárias e a cúpula da Segurança definiram, em comum acordo, as temáticas a serem abordadas ao longo do seminário, a localidade, os conferencistas convidados, enfim detalhes da programação do evento.

Entre os temas a serem debatidos por conferencistas reconhecidos nacionalmente estão, a questão da violência doméstica, a violência urbana, a regulamentação dos Conselhos à luz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça e, ainda, o lançamento da Campanha Nacional de Políticas Anticrack.

“Será uma oportunidade ímpar que vai posicionar uma nova realidade para essas lideranças comunitárias. Vamos valorizar e dar legitimidade a estes conselheiros, pois eles estão inseridos na política nacional de Segurança. São multiplicadores de ações preventivas nas suas respectivas representatividades”, afirmou Aluísio Mendes durante a reunião.

O Seminário contará com a presença dos principais dirigentes do Sistema de Segurança Pública do Estado. Além do secretário de Segurança, delegados e superintendentes da Polícia Civil, comandantes de Batalhões da Polícia Militar da Região Metropolitana de São Luís, e representantes do Poder Legislativo.

A I Edição do Seminário dos Conselhos de Segurança Comunitária do Maranhão (Consec/MA) acontecerá nas dependências do Hotel Luzeiros, em São Luís. A programação definitiva com horários, temas e conferencistas deve sair na próxima semana.

Estiveram presentes também na reunião, o deputado federal Lourival Mendes; o deputado estadual Zé Carlos (PT); o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; e o secretário- adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto.

Consegs

Os Conselhos Comunitários de Segurança são frutos de um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Em São Luís, existem atualmente 24 Conselhos instalados, com aproximadamente 300 membros representando suas comunidades. Os Consegs funcionam como fóruns democráticos de debate sobre questões de segurança, sob a forma de organização não-governamental, criados a partir da mobilização da comunidade e compostos por lideranças comunitárias do bairro ou do município, que se reúnem voluntariamente para colaborar com o Governo do Estado nas questões de segurança e cidadania, voltados para melhorar às áreas onde residem.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias