Connect with us

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Bela Vista terá primeira escola de campo com metodologia militar no Tocantins

Publicado

em

O Governo do Tocantins, após consulta pública realizada com a comunidade do município de São Miguel do Tocantins, implanta a 24ª unidade do colégio militar. A implantação da metodologia foi aprovada pelos são miguelenses, nesta segunda-feira, 16, para ser desenvolvida na Escola Estadual Bela Vista, localizada no povoado de mesmo nome, e será implantada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e pela Polícia Militar (PM).

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o avanço na implantação dos colégios militares. “Essa é a 24ª escola em que implantamos a metodologia militar e a primeira escola do campo. Na última semana, estivemos em Araguaçu, onde a comunidade também aprovou a implantação. É um trabalho conjunto da Seduc com a PM, em que o foco continua sendo o processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes”, ressaltou.

Representando o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, o major Miron Martins da Silva destacou que a corporação se coloca à disposição da comunidade. “Vamos trabalhar juntos para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido na unidade de ensino. A disciplina alinhada com a metodologia da Seduc se soma ao processo de ensino e aprendizagem”, explicou.

Comunidade

O estudante Samuel Marcos Ribeiro dos Santos Ferreira, de 17 anos, da 1ª série do ensino médio, destacou os principais benefícios da mudança para Colégio Militar. “Com a disciplina, vai melhorar muito o nosso dia a dia, no processo de aprendizagem, na organização das nossas atividades. Já esperávamos muito por esse momento”, comemorou.

Para Vagner Araújo Neves, que tem uma filha no 7° ano, com essa metodologia, o aluno passa a ter um desempenho melhor nas questões de princípios. “As melhorias refletem diretamente no comportamento dos estudantes, a partir dos princípios do respeito, do valor da identidade da nossa brasilidade e essas mudanças vão refletir diretamente no aprendizado dos alunos”, pontuou.

A educadora Angélica Maria Lima Oliveira tem um filho no 8° ano do ensino fundamental e defendeu a mudança. “Vem para somar com o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos profissionais, com a implementação da disciplina. Esse trabalho conjunto muda o convívio social, o que reflete no futuro, com um melhor processo de aprendizagem e comportamento dos nossos filhos”, apontou.

Escola

A Escola Estadual Bela Vista iniciou suas atividades em 1972 e teve sua criação oficializada por lei, em 14 de janeiro de 1986. Nessa época, funcionava em um prédio cedido pelo município e recebeu esse nome em homenagem ao povoado onde está localizada. Somente em 17 de novembro de 2001, as instalações da escola mudaram para o local em que funciona hoje. Na escola, são atendidos 475 alunos com ensino fundamental – do 6° ao 9° ano, ensino médio regular e educação de jovens e adultos – 2° e 3° segmentos.

Colégios Militares

O Tocantins passa a contar com 24 colégios militares, distribuídos nos seguintes municípios: Araguaína, Arraias, Araguatins, Augustinópolis, Araguaçu, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Taguatinga, Alvorada, Gurupi, Palmeirópolis, Guaraí, Miracema do Tocantins, Palmas, Cristalândia, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pindorama, Aliança do Tocantins, Colmeia e São Miguel do Tocantins.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura deve desapropriar parte de área do Sindicato Rural

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), determinou a desapropriação amigável ou judicial, de cerca de 8 mil metros quadrados de área pertencente ao Sindicato Rural, que abriga o Parque de Exposições Joaquim Duarte.

A medida segundo a Prefeitura, é para construção de um Complexo Esportivo, Educacional e de Assistência Social, dotado de quadras esportivas, salas multiuso, biblioteca com telecentro, cineteatro, equipamento de ginástica, playgroud, pista de caminhada, entre outros.

A Prefeitura justifica, que o local é de fácil acesso a toda população, viabilizando a prática de atividades esportivas, reuniões comunitárias e atividades afins voltadas à comunidade.

A área total do Parque de Exposições tem pouco mais de 134 mil metros quadrados.

O Sindicato ainda não se manifestou sobre a medida da Prefeitura.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Homem tenta sacar FGTS com documento falso

Publicado

em

Na manhã de terça-feira, 21, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos, natural de Paraíso-TO,  enquanto tentava realizar um saque de FGTS com documento de identidade falso, em uma agência bancária da cidade de Tocantinópolis.

Durante policiamento rotineiro em áreas bancárias, os policiais militares foram acionados pelos vigilantes da agência, relatando estar no local, um homem suspeito de portar documentação falsa para realizar transação bancária.

Com a presença da PM e, após busca pessoal no indivíduo, o mesmo recebeu voz de prisão, uma vez que foi constatada a veracidade dos fatos. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes em Tocantinópolis, e autuado pelo crime de Tentativa de Furto e Uso de Documentos Falsos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Escola Aldinar homenageia estudantes que se destacaram no 1º semestre

Publicado

em

Na última quinta-feira, 16, a Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, em Araguatins, no Bico do papagaio, homenageou os estudantes que se destacaram no 1º semestre de 2021. Receberam a premiação aqueles que tiveram comprometimento com estudos, mesmo na pandemia- COVID 19, assiduidade e pontualidade na busca e entrega dos roteiros de estudos.

O estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Arthur da Silva dos Santos, destacou a importância da premiação e ressaltou que essa é uma forma de incentivo para que ele continue buscando bom desempenho em sala de aula mesmo com a crise mundial na saúde. “Ser um aluno destaque, não é ser o melhor aluno da turma e sim um aluno esforçado que pode inspirar outros alunos a se esforçarem mais e mais para que conquistem seus sonhos, porque todos nós somos vencedores, só depende de nós para que nunca sejamos fracassados. Foi muito gratificante ser um aluno destaque, agradeço aos meus professores”.

A senhora Sirleide Lopes Martins Dantas mãe de aluno destaque, pontuou que “com certeza, o evento de valorização do desempenho dos alunos foi muito positivo. Manter o vínculo escola e família sempre foi e continuará sendo um processo importante”.

A Mestranda e professora Celiane Reis Oliveira afirmou que o “momento foi de grande importância, sendo uma forma de reconhecer o esforço e a dedicação dos alunos nesse período de pandemia”, ponderou.

Para o diretor da unidade escolar, Juliano Laurindo Cardoso, a premiação faz parte da política de valorização para que todos almejem excelentes resultados na aprendizagem e que “a Unidade Escolar está sempre à procura de um ensino de qualidade, em que todos os discentes tenham sucesso na aprendizagem”, ressaltou.

Participou do evento o Graduando em Licenciatura de Ciências Humanas com habilitação em Sociologia, Thiago Sousa da Silva da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), abordando o tema: Desafios e alternativas pós pandemia para os estudantes de escola pública. (Ascom)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze