Connect with us

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Dona Raimunda Quebradeira enfrenta problemas de saúde e financeiro

Publicado

em

A quebradeira de coco dona Raimunda Gomes da Silva, de 77 anos, conhecida nacionalmente e internacionalmente contou ao Jornal do Tocantins que passa por sérios problemas de saúde e financeiros. “Um deles é a cegueira de um olho devido à catarata e diabetes. Também não consigo andar”, relatou.

Dona Raimunda reside em São Miguel do Tocantins, e disse que para realizar consultas é necessário ir até Imperatriz (MA) e Augustinópolis, extremo Norte do Estado, mas que nem sempre é possível, pois não tem condições de abastecer o veículo. “Preciso de ajuda para me deslocar até para comprar os remédios. Quem puder me ajudar agradeço muito”, falou emocionada. A idosa mora com o esposo e um filho que também enfrentam problemas de saúde.

O professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fábio D’Abadia esteve com ela e a família no último final de semana. “Ela está jogada em um rede. Dona Raimunda é a figura feminina mais importante da história do nosso Estado, além de ter reconhecimento no País e no exterior”, ressaltou. D’Abadia juntamente com o repórter cinematográfico Jorge Cardoso e uma equipe da universidade foram gravar um documentário sobre as quebradeiras de coco.

Conhecida como Raimunda Quebradeira de Coco, ela foi líder comunitária do povoado Sete Barracas e responsável pela fundação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), criado em 1991 e atuante nos estados do Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão.

No último dia 26, dona Raimunda foi homenageada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Segundo a comissão, o prêmio foi entregue às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero. (Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Leitos Covid no Bico tem ocupação de 60% na UTI e 79% clínico

Publicado

em

Os dois Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, habilitados para tratamento de pacientes com Covid-19, estão com suas ocupações relativamente altas, apesar de melhorar, principalmente nas vagas para UTI, que no domingo anteriro, dia 21, tinha 80% de ocupação e neste dia 28, está com 60%.

No Hospital Regional de Augustinópolis, único que oferece UTI Covid na região, dos 10 leitos disponíveis, 6 estão ocupados. Na área clínica, dos 12 leitos, 8 estão ocupados.

Xambioá não oferece UTI Covid, apenas leitos clínicos que estão com sua capacidade ocupada em 92%. Dos 12 leitos, 11 estão ativos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC pega o Capital neste domingo, às 16h, no Nilton Santos

Publicado

em

A segunda rodada do Tocantinense 2021 será realizada neste fim de semana. No sábado (27), o Interporto recebe o Araguacema, no estádio General Sampaio. No domingo (28), jogam: Tocantins x Palmas, Capital x TEC e Gurupi x NC/Paraíso.

O TEC, representante do Bico do Papagaio, tem duas dúvidas para a partida: Gil Macena e Jheimy. Gil volta de lesão, já Jheimy teve um problema de estômago e ainda não sabe se terá condição de atuar. Karu e Tety devem ser as opções. O TEC estreou com vitória, por 4 a 1, contra o Tocantins e busca o segundo triunfo neste domingo.

O Capital joga em casa e deve ir a campo com o que tem de melhor. O técnico Leandro Mehlich ganhou seis reforços no BID, entre esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26). Em contato com o ge, o treinador informou que deve fazer algumas mudanças para este jogo. A expectativa é que o time tenha um desempenho melhor em relação a estreia contra o NC, quando foi derrotado por 2 a 0. (Com informações do GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Morte é confirmada por Covid-19

Publicado

em

Neste sábado, 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu Boletim Epidemiológico, confirmou mais um óbito por Covid-19, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. Agora sobe para 4 o número de vítimas da doença.

O óbito oficializado neste sábado, é de um homem de 65 anos, obeso, de morreu dia 20 de janeiro, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo
publicidade Bronze