Connect with us

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Dona Raimunda Quebradeira será agraciada com o diploma Mulher-Cidadã

Publicado

em

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara dos Deputados, escolheu nesta quarta-feira, 20, as cinco mulheres que serão agraciadas com o diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, edição 2017.  Dona Raimunda, a quebradeira, foi escolhida uma das agraciadas para receber o diploma. O prêmio é dedicado às mulheres que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero.

Foram indicados 30 nomes para a premiação, dos quais cinco foram escolhidos em eleição realizada durante reunião deliberativa da Comissão. As outras agraciadas foram a advogada Daniela Teixeira, a cantora Elza Soares, a promotora de Justiça Maria Gabriela Mansur, e a médica Marina Kroeff.

A entrega do Diploma Mulher-Cidadã acontecerá em sessão solene da Câmara dos Deputados no dia 26 de outubro.

Dona Raimunda, a quebradeira

Dona Raimunda fez sua história na região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins, se tornando líder comunitária e ativista, lutando contra a ameaça dos grileiros e pela garantia dos direitos de seu povo. Desde cedo ela aprendeu o trabalho extrativista da quebra de coco babaçu, fundando o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), em 1991, que engloba os Estados do Tocantins, Piauí, Pará e Maranhão.

Também foi responsável pela Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural Extrativista do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), uma das fundadoras da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip), onde contribui na conscientização das mulheres sobre saúde, sexualidade e direitos civis.

Pela sua atuação e história, recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva (Assembleia Legislativa do Tocantins) e o Diploma Bertha Lutz (Congresso Nacional).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Marginais divulgam mensagens de ameaças a policiais e acabam se dando mal

Publicado

em

Após circular nas redes sociais mensagens divulgadas por supostos integrantes de facções criminosas, em que ameaçavam os agentes de segurança pública estaduais bem como os criminosos afirmavam na mensagem divulgada, que iriam invadir a cidade de Tocantinópolis, os policiais militares da 5ª CIPM, se empenharam na identificação e capturas dos envolvidos, culminando na detenção de um envolvido, um homem de 28 anos de idade, que foi conduzido à Central de Flagrantes e irá responder na justiça pelo seus atos. Além da condução desse suspeito, a polícia identificou outros envolvidos na divulgação das mensagens ameaçadoras, e está a procura deles.

O comandante da 5ª CIPM, reafirmou o compromisso da Polícia Militar no combate ao crime, assegurando que os Policiais militares estão prontos e capacitados para combater qualquer ameaça dessa natureza e pediu tranquilidade a população da cidade de Tocantinópolis e demais municípios, destacando ainda que todos podem ajudar através da realização denúncias anônimas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Operação “Guardião do Bico” reforça policiamento na região

Publicado

em

Por meio do 9º Batalhão da PM (9º BPM), a Polícia Militar deflagrou na sexta, 5, a primeira Operação “Guardião do Bico” no Bico do Papagaio, área de atuação da unidade no Bico do Papagaio, sediada na cidade de Araguatins e responsável por mais 13 municípios da região. A operação é comandada pelo comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Silva Reis. O objetivo da ação é gerar ainda mais tranquilidade ao cidadão da região e a Operação segue por tempo indeterminado.

Em conformidade a Ordem de Serviço (OS) assinada pelo comandante Reis, a operação acontece por meio do policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, com a realização de blitz, abordagens e buscas em pessoas e veículos, em pontos estratégicos, com foco na prisão de infratores da lei, pessoas procuradas pela justiça, apreensão de drogas e armas, bem como a recuperação de bens e objetos oriundos de crimes.

A Operação também se intensifica nas localidades de maior incidência de ocorrências policiais, de acordo com os mapas estatísticos de manchas criminais e levantamentos do serviço de inteligência do 9º BPM, além de destacamentos desativados. As medidas objetivam prevenir e/ou coibir ações delituosas, com a finalidade de garantir a manutenção da ordem pública, paz social e a redução dos índices de criminalidade.

A Ordem de Serviço destaca ainda a coibição de infrações criminais, relativas à contravenção penal de perturbação do sossego público, prevista no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais – Decreto Lei nº 3688/41, bem como a infração administrativa de trânsito relativa à equipamento sonoro irregular, prevista no artigo 228 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei nº Lei nº 9.605/98, combinada com a Resolução 624/2016, com vistas à preservação da ordem pública, nos termos do artigo 144 da Constituição Federal de 1988.

Na operação estão sendo empregadas militares do serviço administrativo do 9º Batalhão, equipes de Radiopatrulha (RP), Comando do Policiamento Urbano (CPU), Força Tática e Patrulha Rural. Nas próximas edições haverá reforço também das equipes especializadas da PM, entre elas, Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Operações Especiais (Bope), dentre outras, e comando também do capitão José Carlos da Costa Abreu, Subcomandante da Unidade.

Nesse primeiro dia de Operação, foram expedidas sete notificações de trânsito, quatro veículos removidos e uma pessoa presa por dirigir embriagada.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC se reabilita e vence por 3 a 0

Publicado

em

Com gols de Guly, Jheimy e Marinho o Tocantinópolis Esporte Clube (TEC)m venceu o NC Paraíso, no estádio Pereirão, na noite deste sábado, 6. Com a vitória a equipe foi aos sete pontos na classificação geral e assumiu a vice-liderança da competição com sete pontos.

O NC Paraíso caiu para a terceira colocação.

Continue lendo
publicidade Bronze